Castanhas e romãs são as frutas desta época. Quando era pequena não faltavam á mesa pelos dias que antecediam o São Martinho. Eu confesso que privilegiava as romãs. Não que não goste de castanhas, mas são "pesadas" para o meu preguiçoso intestino.
Este ano também houve castanhas e romãs na mesa do fim de semana que antecedeu ao São martinho. As castanhas são do meu castanheiro, as romãs comprei duas e outras foram gentilmente oferecidas pelo Hugo, o namorado da minha filha Camila. Desde já um muito obrigada à Anabela e ao Joaquim pelas deliciosas e gigantes romãs que enviaram.
Claro que tinha de fazer uma sobremesa com elas. Depois de nos deliciarmos só com os bagos, reservei duas para esta panacota.
É muito simples de fazer, não demora mais que 15 minutos, é saudável, fica bem em qualquer mesa e até podem fazer em formato de pudim, desformando como se fosse gelatina.
Falta-me só falar-vos sobre a sobremesa pannacotta em si. Sei que muito de vós não conhecem, já que se trata duma sobremesa italiana feita um pouco por todo o mundo.
"Panna cotta", em português Panacota, é uma sobremesa de origem italiana da região do Piemonte, conhecida e apreciada mundialmente. Traduzido do italiano significa "nata cozida" e é precisamente esse o ingrediente chave desta sobremesa. Para além da nata leva ainda gelatina, especiarias (canela) e açúcar. Habitualmente é servida com compotas (doces) ou frutas frescas.
Outras panacotas aqui no blogue:
Panacota ("Pannacotta" ou "Panna cotta") de mirtilos e limão
Tarte Panacota de ameixa (saudável; vegan; sem glúten)
"Panna cotta" (panacota) com sementes de chia (saudável; "fit"; com queijo quark e iogurte; sem açúcar)
Vão precisar de:
(serve 5 taças de 200ml de capacidade)
Para a panna cotta
- 1 lata (400ml) de leite de coco* (deve estar á pelo menos 1 dia no frigorifico para que a parte sólida se separe da liquida)
- 300 a 350ml de bebida vegetal a gosto (ou leite) + 100ml para diluir o agar-agar caso usem
- 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (agave, maple syrup, stevia, xilitol,...usei metade agave e metade stevia em pó)
- 1 e 1/2 colher de chá de agar-agar (3g) ou 5 folhas de gelatina (9g)
- bagos de 1 romã + bagos de 1/4 de romã para a decoração
- 1 colher de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei agave)
- 1/2 colher de chá de agar-agar (1g) ou 2 folhas de gelatina (3,8g)
Nota:
*Podem trocar por natas ou natas de soja
*Podem trocar por natas ou natas de soja
**A quantidade de bebida vegetal a usar é dependente da quantidade de leite de coco sólido que obtiverem na vossa lata. No total devem ter 650 a 700ml.
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
(fotos de confeção no fim)
- Para a panna cotta, num tacho coloquei toda a parte sólida da lata de leite de coco, 250ml de bebida vegetal de aveia e o ingrediente adoçante. Levei ao lume até começar a ferver.
- Diluí o agar-agar em 100ml de bebida vegetal. Verti no tacho que estava ao lume e deixei ferver 1 minuto. Retirei do lume e dividi pelas taças ocupando apenas 3/4. Levei ao frigorífico 1 hora.
Para fazer com gelatina, completar o passo 1. Hidratar a gelatina em água abundante por 3 minutos. Escorrer e colocar no preparado morno. Dividir pelas taças ocupando apenas 3/4 e levar ao frigorifico 2 horas.
- Para a cobertura: perto do momento da base estar pronta preparei a cobertura. Retirei os bagos a uma romã. Reservei 1/4 e triturei os restantes (podem usar um liquidificador ou varinha magica). Coloquei a pasta obtida num passador e pressionei com uma colher para separar todo o sumo.
- Passei o sumo de romã para um tacho (deve render 250ml, caso não tenham esta quantidade, acrescentem água). Juntei o agave e o agar-agar. Misturei bem para o agar-agar se dissolver e levei ao lume até começar a ferver. Adicionei os bagos reservados e deixei ferver 5 minutos.
- Deixei a calda de romã arrefecer um pouco e, cuidadosamente, uma colher de chá de cada vez, dividi-a pelas taças. Decorei com mais bagos de romã e reservei 1/2 hora no frigorifico antes de servir.
Para fazer a calda com gelatina, completar o passo 1. Levar ao lume o sumo, o ingrediente adoçante com as bagas reservadas e deixar ferver 5 minutos. Retirar do lume. Hidratar as folhas de gelatina em água abundante, escorrer e colocar na calda. Fazer o passo 3.
Tão simples, tão bom!
0 Comentários