"Cookies" de abóbora e noz (bolachas saudáveis; sem açúcar; vegan; opção sem glúten)




Ainda há por aí abóbora depois do Halloween? Por aqui sim e terá que haver pelo menos até ao Natal, altura em que me dedico novamente aos doces com abobora.
Por enquanto foram apenas umas bolachas para os lanches da semana.
São absolutamente deliciosas e muito fáceis de fazer. Resultam duma combinação infalível de abobora, nozes e aveia. Quem não gosta?!


Para fazer a base de sabor destas bolachas cozi ao vapor abobora cortada em pedaços e tâmaras descaroçadas. Basta colocar tudo junto e deixar que a abobora fique tenra. As tâmaras, por outro lado, vão ficar macias e perfeitamente hidratadas. Depois é só triturar tudo. Vão obter um creme escuro, que parece ter sido adicionado cacau. Também podem cozer em água, não há qualquer problema, a única diferença é ter um pouco mais de água no creme que obtêm depois de triturar. Nada que incomode já que terão de colocar este creme num pano e espremer bem. Eu apertei bastante até obter uma pasta mesmo muito densa. O meu objetivo foi diminuir ao máximo a necessidade de farinha. Claro que se espremerem menos que eu irão precisar mais farinha para chegar a uma massa moldável.
Eu usei farinha de aveia e flocos de aveia para fazer estas bolachas. Acho que a aveia combina na perfeição com os restantes sabores. Podem usar a farinha que quiserem, á exceção da farinha de coco que, se optarem por ela, terão de diminuir a sua quantidade para cerca de metade, já que a farinha de coco absorve muito mais liquido que as restantes.

Também podem aumentar a quantidade de nozes moídas ou trocar por qualquer outro fruto oleaginoso.

Infelizmente perdi todas as fotos de confeção desta e da próxima receita a publicar. As fotos de confeção que habitualmente vêm nos meus post são tiradas com o telemóvel. Ele teve um problema e eu vi-me obrigada a fazer um reset. Estava convencida que todo o material de fotografia estava seguro no cartão de memoria que o meu telemóvel tem, mas enganei-me, as ultimas fotos não estavam lá. Um momento de grande aborrecimento para mim, perdi vário material de trabalho, mas nada que não seja ultrapassável.




Vão precisar de:
(rende 14 cookies)
  • 1 kg de abobora pesada com casca e sem sementes
  • 200g de tâmaras secas
  • 1/2 chávena (120ml no copo medidor ou 45g) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 1/2 chávena de farinha de aveia (podem usar a farinha que preferirem á exceção de farinha de coco que não será nesta quantidade)
  • 1 colher de chá de fermento
  • 50g (1/2 chávena) de miolo de nozes picado + 20g para a decoração
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Retirei a casca á abobora, cortei em pedaços e coloquei a cozer ao vapor com as tâmaras descaroçadas. Quando a abobora estava tenra, retirei para um copo alto e triturei tudo em puré com a varinha mágica. Passei para um pano e apertei bem para que saia toda a água.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei um tabuleiro com papel vegetal.
  3. Passei a pasta obtida para uma tigela, misturei os restantes ingredientes até formar uma bola de massa mole (caso esteja demasiado mole e peganhenta, resultado de terem retirado menos água da pasta de abobora e tâmaras, acrescentem mais farinha até estar a bola de massa pretendida).
  4. Dividi a massa em pequenas bolas e achatei em bolachas altas. Decorei com mais noz picada e levei ao forno 15 minutos.

Tão simples, tão bom…

1 Comentários