"Panna cotta" (panacota) com sementes de chia (saudável; "fit"; com queijo quark e iogurte; sem açúcar)








Sobremesas frescas e à prova de biquíni😉
Como diz a minha amiga e seguidora Sílvia Figueiredo, estamos em fase de #operaçãobiquiniemcurso e eu resolvi alinhar este fim de semana já que as temperaturas parecem finalmente ir subir e convidar a idas á praias.
Eu não vou, não senhor, valores mais altos se levantam e cá em casa há uma jovem a estudar para os exames do 11ºano e outro em Lisboa a estudar para os exames da faculdade. Eu sou sempre solidária com eles e fico aqui por casa a trabalhar no meu blogue e, claro, na elaboração e estudo de novas receitas. Bom, isto depois de tratar das roupas da casa que é sempre tarefa de sábado😞



Hoje resolvi fazer uma "Panna cotta", em português penso que é Panacota. Esta é uma sobremesa de origem italiana da região do Piemonte, conhecida e apreciada mundialmente.  Traduzido do italiano significa "nata cozida" e é precisamente esse o ingrediente chave desta sobremesa. Para além da nata leva ainda gelatina, especiarias (canela) e açúcar. Habitualmente é servida com compotas (doces) ou frutas frescas.
São muitas as versões saudáveis desta fantástica sobremesa por esta blogosfera fora. Eu também tenho a minha e até podem adaptar conforme vos vou indicar na lista de ingredientes. Hoje introduzi uma novidade, as sementes de chia, e até foi esse o motivo do post. Ficou maravilhosa e ainda a acresci de fibras e todos os benefícios da chia.
Ora, o que eu que eu ganhei com esta adição, já que se trata duma sobremesa? Não só as fibras e outros nutrientes das chia ajudam á digestão, como também fica uma sobremesa apta ao pequeno almoço. E no fim dum brunch de domingo vai ficar uma maravilha….

Pode ser servida com caldas, doces, compotas ou frutas frescas. Nas fotos estão duas ideias: uma com calda de cerejas que fiz á uns dias atras e podem ver a receita carregando👉aqui e frutos vermelhos; a outra com polpa de maracujás.

Vão precisar de:
(Rende 6 taças tipo ramequim; podem fazer numa única forma como se fosse pudim ou usar chávenas)
  • 500g de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark) (ver nota*) ou natas batidas ou leite de coco solido batido
  • 200g de iogurte natural (usei grego light) (ver nota*)
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (ver nota*)
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência não granulado (mel, agave, xaropes/geleias adoçantes, adoçante em pó ou liquido; usei stevia liquido)
  • 1 colher de sopa de sementes de chia (opcional)
  • 5 folhas de gelatina (ou equivalente de agar agar)
  • 1 clara
Cobertura
  • Calda de cerejas (receita para ver carregando👉aqui ; podem usar qualquer compota, calda ou doce, frutas frescas, caramelo ou molho de chocolate)
Outras compotas muito rápidas de fazer (no microondas) que podem usar:

*Se não tiverem a baunilha podem usar iogurte de baunilha e fazer uma proporção de forma a completar as 700g de iogurte + queijo quark. Por exemplo: usar 400g de iogurte de baunilha e 300g de queijo quark.

Confeção:
Pus as folhas de gelatina a hidratar em água abundante por 3 minutos.
Aqueci 50ml de água num copo no microondas. Escorri as folhas de gelatina hidratas para o copo que se vão dissolver de imediato.
Numa tigela misturei bem, com o batedor de varas manual, o queijo quark, o iogurte, o aroma de baunilha e as sementes de chia.
Verti a gelatina dissolvida e voltei a misturar.
Bati a clara em castelo e envolvi no preparado anterior.
 

Verti sobre os ramequins e levei ao frigorifico por 3 a 4 horas.
Desformei colocando os ramequins por alguns segundos num recipiente com água quente.
Servi com calda de cerejas e frutos vermelhos.
Nota: Os meus não ficaram perfeitos a desformar. A água estava demasiado quente e derreteram quase de imediato.





Tão simples, tão bom…




2 Comentários

  1. Ola há muito tempo k não a incomodava com as minhas dúvidas,estou de volta.Gostava de saber que líquido é esse junto ao maracujá.obrigada.bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Volte sempre que quiser. O liquido é sumo do maracujá com água e algumas gotas de stevia (estes maracujás não eram nada doces).

      Eliminar