Apesar de achar que não há ninguém que ainda não tenha experimentado esta, cada um de nós dá com certeza o seu toque pessoal e eu não sou exceção.
Faço inúmeras vezes cá em casa já que é um dos pratos preferidos do meu filho mais velho, o J. Pedro, e nunca tinha feito uma publicação desta receita. Há outras receitas de lasanha no blogue, também feitas com curgete, e sempre achei desnecessário um post desta já que são por demais os que circulam nas redes sociais.
Hoje resolvi dar-me a este trabalho e vou-vos dizer porquê. Quando estava a prepara-la, a minha filha veio ter comigo e disse: "Como é que estás a fazer a lasanha, mamã?" Eu, muito espantada respondi que era a do costume, de carne e curgete. A minha filha, um bocadinho indignada com a minha resposta, disse-me que isso ela já tinha visto, o que queria saber era que molho é que ia colocar já que vou alterando. Ora, foi então que eu percebi que talvez merece-se um post o molho preferido dos meus filhos na lasanha de carne com curgete, já que ele tem um segredo: colocar um pouco da carne moída na ricota.
Esta lasanha de hoje foi feita com as gigantes curgetes que mais uma vez me foram oferecidas pelo Cláudio e Luísa. Sempre simpáticos a partilhar o que o quintal deles dá. São de facto enormes e muito mais difíceis de colocar em fatias direitinhas, no entanto, se tiverem aí por casa, esta é uma das receitas para aproveitarem.
E pronto, aqui fica a receita, não sem antes vos deixar o link das lasanhas mais apreciadas cá em casa para vos aguçar o apetite.
Lasanha de courgette com fiambre de frango, tomate, ricota e molho branco de aveia
Lasanha de queijo quark e curgete
Lasanha de quinoa, espinafres e ricota
Lasanha de carne com couve lombarda (saudável; "lowcarb)
Para 4 pessoas vão precisar de:
- 600g de carne picada (usei bife de vitela)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho picados
- 1 lata pequena de tomate em pedaços
- 1/2 pimento vermelho (opcional)
- sal, salsa e orégãos (usei secos da Chaparral) para temperar
- 2 + 2 colheres de sopa de azeite
- 2 curgetes grandes
- 250g de ricota
- 100g + 100g de queijo ralado
Comecei por fazer o molho de carne. Piquei a cebola e pus ao lume com 2 colheres de sopa de azeite e o alho picadinho. Enquanto a cebola foi amolecendo, parti o pimento em pedacinhos e acrescentei á cebola. Juntei a carne picada e cozinhei mexendo sempre até não ter sinais de carne fresca e estar solta.
Adicionei o tomate e temperei com sal e as ervas aromáticas. Misturei, tapei e deixei cozinhar em lume brando enquanto preparei a curgete.
Pus o forno a aquecer a 200ºC.
Parti as curgetes em fatias finas. Coloquei num tabuleiro forrado a papel vegetal, temperei com sal e pincelei com azeite (2 colheres de sopa). Levei ao forno 10 minutos.
Nesse tempo misturei a ricota com 100g de queijo ralado e juntei algum molho da carne que entretanto já está pronta. Fui misturando molho da carne aos poucos até estar num molho cremoso com a textura de bechamel.
Com tudo pronto é só montar a lasanha.
Comecei por colocar metade da carne na assadeira, cobri com fatias de curgete assada, de seguida metade do molho de ricota, a restante carne picada, tapei com mais curgete e finalizei com o restante molho de ricota e 100g de queijo ralado para gratinar.
Levei ao forno até estar dourado.
Bom apetite!
0 Comentários