Bolo de chocolate com textura "fudge" (saudável; sem açucar; vegan; "low" fat"; húmido; feito com farinha de espelta)




Perdição por bolo de chocolate húmido? Daqueles com textura de "fudge"? E se fosse facílimo de fazer, não tivesse ovos, leite nem manteiga? Está curioso, não é? Pois este fantástico bolo foi uma adaptação que fiz a um bolo de chocolate vegan com textura "fudge" em que retirei a imensa gordura que a receita tinha, troquei a farinha e não usei açucar mas sim adoçante. Esta ultima troca foi de resto a que me deu mais que fazer, já que a receita original tinha uma quantidade enorme de açucar nada fácil de substituir e manter a textura.

"Fudge" significa engano, erro, mentira. Estranho, não é? Pois, esse magnifico docinho, de origem norte americana, é resultado de um engano! Por volta de 1886, data em que há registo da primeira venda, alguém se enganou na receita de caramelos! O resultado agradou e passou a ser chamado de "fudge" - engano. Quando dizemos que um bolo tem textura "fudge", queremos dizer que é mais que um simples bolo húmido, é uma textura húmida e suculenta como a de um caramelo.




Estou mesmo encantada com esta receita embora não tenha obtido a perfeição que gostava no meu bolo. A forma que usei era demasiado grande, uns centímetros a menos tinha sido o ideal.


Vão precisar de:
(forma de fundo amovível de 24cm de diâmetro)
  • 2 e 1/4 canecas (560ml no copo medidor) de farinha de espelta ou aveia*
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de cacau em pó
  • 1 e 1/4 de caneca (310ml no copo medidor) de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, açucar de coco, mascavado, geleias/xaropes adoçantes; usei 22ml de stevia liquido)
  • 6 colheres de sopa de puré de maça (cerca de 1 e 1/2 maça pequena cozida e reduzida a puré)
  • 7,5 ml de vinagre branco
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 800ml de água bem quente
Cobertura
  • 100g de chocolate preto (usei 74% cacau)
  • 120ml de água ou café (descafeinado ou chá) quente
Outra cobertura possível sem usar chocolate podem ver carregando👉aqui

*Não aconselho triturar flocos de aveia em farinha a não ser que o vosso moinho consiga fazer uma farinha fina. Este bolo precisa da farinha bem fina.

Confeção:
Comecei por fazer o puré de maça. Descasquei e cortei a maça em pedaços, coloquei num copo alto, tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 4 minutos. Retirei e triturei com a varinha mágica até estar num puré fino.
Pus a água a aquecer. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei com papel vegetal e untei a forma.

Numa tigela misturei bem a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Numa outra tigela misturei o puré de maça com a água quente, o adoçante e o vinagre. Verti esta mistura de líquidos sobre a dos secos e bati (usei batedeira elétrica).
(Não se esqueçam de provar a vossa massa para verem se está ao vosso gosto em termos de doçura).
Verti a mistura obtida na forma e levei ao forno por 30 minutos.


Enquanto o bolo esteve no forno fiz a cobertura já que também tem de arrefecer.
Pus o chocolate a derreter em banho maria. Fiz café instantâneo no microondas. Retirei o chocolate derretido debaixo da água quente e misturei aos poucos, cerca de 30 ml de cada vez, o café. Ele vai mudar de textura á medida que se adiciona mais liquido até ficar numa mistura liquida. Não se preocupem, vai enrijecer ao arrefecer.

Retirei o bolo do forno, deixei arrefecer, desformei e verti a cobertura, que entretanto já está num creme muito macio, por cima.
Está pronto a servir ou reservar em lugar fresco.



 Tão bom!



1 Comentários