Lasanha de courgette com fiambre de frango, tomate, ricota e molho branco de aveia





Sempre que fiz a lasanha vegetariana usei courgette e achei sempre que a podia melhorar, que havia qualquer coisa que na boca não era uma harmonia perfeita. É difícil de explicar porque não é uma questão de tempero ou de ingredientes, ou até de tempo de confeção, é uma questão de sabor quando estamos a fazer uma avaliação e não apenas a comer.
Tinha de resolver esse problema! Não foi na lasanha vegetariana mas foi nesta receita de lasanha de courgette, muito saudável e pratica de fazer. O que fiz foi grelhar as fatias de courgette antes de montar a lasanha. O resultado foi o que pretendia...


Vão precisar de:
(deu 6 fatias como as da foto)
  • 3 courgettes
  • 12 fatias de fiambre de frango
  • 4 tomates medios
  • 2 colheres de sopa bem cheias de ricota (ou qualquer tipo de requeijão ou queijo creme)
  • azeite e sal
  • molho de tomate*
  • molho branco**
  • queijo ralado para gratinar
* Para o molho de tomate:
Podem comprar feito ou fazer. Eu faço sempre em casa que é bem melhor e muito rápido. Vão precisar de:
1 lata de tomate em pedaços
2 dentes de alho picados
1 colher de sobremesa de orégãos seco
1 fio de azeite

**Para o molho branco de aveia:
Eu já tinha feito ontem para um prato de bacalhau (aproveitei para fazer para as duas refeições). É muito fácil, bem mais que o tradicional na minha opinião. Vão precisar de 1 chávena pequena de flocos de aveia, 2 de água, sal, noz moscada ou tomilho, 1 fio de azeite e 1/4 de cebola. Para verem a receita carregar aqui.
Também podem fazer molho branco de couve flor. Para ver a receita carregar👉 Carbonara de cogumelos, bacon de peru e frango com molho branco de couve flor (sem ovos)

Comecei por fazer o molho de tomate. Pus ao lume um tachinho com o alho picado e um fio de azeite. Quando já estava a ficar mole, juntei o tomate e os orégãos. Deixei cozinhar por 20 minutos em lume médio. Antes de desligar, esmaguei para que fique em textura uniforme mas não em polpa.
**Se forem fazer o molho branco de aveia, devem pôr a aveia a demolhar na água antes de começar o molho de tomate para que esteja pronta enquanto o molho está no lume.

Pus uma frigideira anti aderente ao lume. Parti a 1º courgette em fatias finas, temperei com sal e um pouco de azeite. Fui grelhando na frigideira, ao mesmo tempo que fui cortando mais courgette.
=>Vale mesmo a pena fazer este passo, porque fica com sabor e uma textura mais harmoniosa, para além de diminuir muito o liquido que fica nas travessas neste tipo de lasanhas. Podem fazer enquanto o molho de tomate está ao lume. Dá tempo suficiente para fazer o molho branco e grelhar a courgette que é muito rápido, embora possam fazer a lasanha sem grelhar a courgette.

Com tudo pronto, liguei o forno apenas com a resistência de cima ligada, a 220ºC.
Coloquei numa assadeira um pouco de molho de tomate, depois fatias de courgette, espalhei uma colher de sopa de ricota, cobri com fatias de fiambre e espalhei rodelas de tomate.



Repeti as camadas, agora na ordem courgette, molho de tomate, fiambre, ricota e rodelas de tomate.



Terminei com as restantes fatias de courgette cobertas com molho branco de aveia e polvilhei com queijo ralado.

Levei ao forno até estar douradinho.


Sabe tão bem estar de dieta!