Salada verde com Maça e molho de iogurte (com sumo lima)


Não é muito fácil comer um prato cheio de legumes crus verdes! Ás tantas estamos a sentir-nos um coelho e a pensar que na hora seguinte vai começar a crescer o pelo e os dentes...A não ser que...esteja bem regada de um molho irresistível!
Existem inúmeros molhos para saladas, uns mais simples que outros, de sabores diversos, enfim, o que não falta é molhos para saladas, mas eu, tenho o meu preferido: molho de iogurte com sumo de lima.
Este molho combina vários fatores muito importantes na minha cozinha: é super rápido de fazer, e estou a falar de 1 minuto; é económico porque são poucos ingredientes e acessíveis; é composto de poucos ingredientes e simples, que compramos no supermercado da vila; o sabor é simplesmente fabuloso e permite ser utilizado em qualquer tipo de salada com quase todos os ingredientes, ou seja, é um sabor leve e fresco que em nada mexe com os ingredientes que utilizamos na salada.
Para 2 pessoas:

  • 150g (total) de alface, rúcula, agrião
  • 1 maça
Para o molho:
  • 1 iogurte natural
  • sumo de 1 lima
  • 1 fio de azeite sal
  • cebolinho seco (opcional)
Para finalizar usei azeitonas verdes num prato e delicias do mar em outro. Outra opção muito boa é passas, ameixas secas, quadrados de queijo fresco, bolinhas de mozarela e, a forma que eu mais gosto, com queijo feta esfarelo.

Lavei e cortei os legumes. Cortei a maça em meias fatias. Coloquei tudo numa tigela.
Numa tigela coloquei o iogurte e temperei com uma pitada de sal. Acrescentei o sumo de lima, mexi, juntei o fio de azeite e votei a mexei até se dissolver. Polvilhei com uma colher de sobremesa de cebolinho seco e mexi.
Reguei as legumes com este molho e envolvi bem.
Servi com azeitonas pretas ou delicias do mar.





Não é difícil comer um prato cheio de salada, nem ficamos com fome passado meia hora, basta usar o molho certo, ou seja, um molho que realmente gostemos e nos satisfaça!