Para 12 taças vão precisar de:
- 400g de morangos + 100 para a decoração
- 500g de iogurte grego natural 0% açúcares adicionados (comprei em promoção no pingo doce a menos de 1€)
- 4 colheres de sopa "generosas" de mel ou açúcar mascavado
- 4 folhas de gelatina*
- 4 claras de ovo ou 1/2 copo de aquafaba (água de cozer grão de 1 lata) - fiz com aquafaba
*Se gostarem da mousse com uma textura mais de pudim é só colocar 5 folhas de gelatina (1 embalagem) em vez das 4. Eu gosto da mousse em textura cremosa, daí ter usado apenas 4.
- Lavei e tirei os pés a 400g de morangos. Triturei-os com a varinha mágica e passei para uma tigela grande.
- Pus as folhas de gelatina a hidratar em água por 4 minutos. Escorri sem espremer para ficar alguma água e pus a derreter uns segundo no microondas. Juntei aos morangos e mexi.
- Acrescentei o mel, misturei bem, juntei o iogurte e voltei a misturar até estar um creme.
- Bati a aquabafa até estar em castelo firme, usando o "truque" do açúcar para que não deslacem posteriormente. É muito simples, quando estamos a terminar de bater, acrescentamos uma colher de sobremesa de açúcar. As moléculas do açúcar vão ligar-se ás proteínas das claras (ou aquafaba, é igual e contem igualmente proteínas) e assim evitar que deslacem posteriormente.
- Aos poucos, verti o creme de morango para as claras e fui envolvendo. Esta é a grande diferença em relação ás mousses tradicionais. Parece insignificante mas não é. Lentamente, vamos vertendo o creme de morango para as claras (ou aquafaba) e envolvendo, ao contrario das mousses tradicionais em que são as claras que vão aos poucos para o creme.
- Está pronta e é só distribuir por tacinhas ou taça grande e decorar com os restantes morangos lavados e cortados.
Nota: Provem para ver se está suficientemente adoçada. Vai depender muito dos morangos. Se foram pouco doces e ácidos podem ter de pôr mais mel.
Deliciosa, saudável e para toda a família!