Tirinhas de courgette crocantes no forno


Gostam de piqueniques? Eu não, mesmo nada. Não é por nenhuma razão externa, mas sim porque sou alérgica a todo o tipo de pó e polens, o que quer dizer que tenho de tomar uma "pilha" de medicamentos cada vez que alguém sugere uma saída dessas. Por minha vontade, não faço, mas em casa, no verão, gosto muito de jantar lá fora, na varanda. Tenho sorte de viver numa casa isolada, os meus vizinhos são mais seres de 4 patas e voadores..., logo, as refeições lá fora são agradáveis.
Estes palitos de courgette são deliciosos para levar num piquenique e fi-los para a minha filha levar para um jantar partilhado com os colegas.
Podem ser comidos simples ou com molho. Quanto ao molho, podemos fazer uma maionese ou um molho do género barbecue. Eu optei por um molho muito leve em calorias (a Camila está de dieta) mas rico em proteínas, porque  a courgette é um legume pobre, logo, para criar um equilíbrio nutricional, optei por um molho de queijo.

Vão precisar de:
  • 1 courgette média
  • 1 ovo batido
  • pão ralado (integral)
  • queijo ralado (usei mozarela mas o ideal é parmesão)
  • salsa picada
  • sal
Molho:
  • 2 colheres de sopa de queijo quark
  • sumo de 1/2 limão
  • 1/2 dente de alho bem picadinho e esmagado ou 1 colher de café rasa de massa de alho
  • salsa picada
Misturar todos os ingredientes do molho. 

Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Lavei, sequei e cortei as pontas à courgette. Cortei-a em 3 partes e cada uma delas em tiras.
Numa coloquei o ovo, bati com o garfo e temperei com sal. Num prato fundo coloquei o pão ralado, salsa picada e queijo ralado que também piquei porque estava em fios. Misturei bem.
Passei as tiras de courgette no ovo batido e depois na mistura de pão ralado e coloquei num tabuleiro forrado com papel de alumínio (podem apenas por numa assadeira untada).
Levei ao forno até estarem dourados e estaladiços.