Peito de frango no forno com Húmus


Refeições cheias de sabor, saudáveis, rápidas e nutritivas.

Para quem não sabe, o húmus é um prato típico do Médio Oriente; em hebraico húmus quer dizer grão de bico. E é isso mesmo que o húmus é, uma pasta de gão de bico, triturada e temperada.
Esta pasta, habitualmente servida com pão pita ou pão sírio, é muito rica em proteínas, fibras, ferro, é uma verdadeira delicia e pode ser um acompanhamento, uma entrada (com o pão ou com batatas, aipo, cenoura,...) ou como prato principal.
Já vi inúmeras receitas desta iguaria, algumas com abacate, outras com beterraba, que fica giríssima com uma cor muito "atraente"...,mas eu resolvi fazer a receita (quase) original e aplica-la num cozinhado em vez de sozinha como aperitivo. Disse "quase" porque não coloquei o tahine, pasta de gergelim, porque não tinha em casa, mas que pode perfeitamente ser substituído por mais uma colher de azeite. Se tiverem, é só juntar 1 colher de sopa em vez de 1 de azeite.


Para 2 pessoas vão precisar de:
(o húmus dá para 4 pessoas; eu fiz uma receita para usar posteriormente porque dura vários dias no frigorifico)
  • 2 peitos de frango
  • 1 lata de grão de bico
  • 2 dentes de alho
  • sumo de 1 limão
  • 3 + 2 colheres de sopa de azeite
  • tomilho seco q.b.
  • pimentão doce q.b.
  • sal
Acompanhei com batata doce e courgette

  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  2.  Lavei 2 batatas doce médias e meia courgette e parti em palitos. Coloquei numa assadeira e temperei com azeite, sal, tomilho seco e pimentão doce. Misturei bem para que todos os pedaços "apanhem" tempero.
  3. Coloquei os peitos de frango na assadeira, ao lado da batata e temperei com sal.
  4. Na picadora coloquei o grão de bico bem escorrido, o alho, o sumo de limão, 3 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de tomilho e uma pitada de sal. Triturei tudo até ter uma pasta. Retirei para uma tigela.
      
  5. Barrei os peitos de frango com esta pasta (húmus), polvilhei com uma pitada de pimentão doce e levei ao forno 35 minutos. Durante o tempo que esteve no forno fui virando as batatas e reguei o húmus com mais 1 colher de sopa de azeite.


Coloquei o restante húmus na mesa pois é um aperitivo e fica muito bem com as batatas. Reguei-o com mais uma colher de sobremesa de azeite.


A carne fica suculenta, o sabor é incrível e nem os acompanhamentos escapam de ser uma delicia...