Bolo rainha de abóbora e noz (vegan; saudável; fácil)



 Este é um bolo rainha muito simples, muitíssimo delicioso!

Já há algum tempo que andava com vontade de fazer um bolo rainha assim, "fora da caixa". Tenho duas nogueiras grandes que todos os anos nos brindam com boas nozes, tenho sempre muito onde as usar, mas um bolo rainha só com elas era uma ideia já muito amadurecida na minha cabeça. Fiz ontem, hoje já estou a partilhar convosco, é um bolo muito fácil, adorável, nada de ingredientes complicados.





Se precisar de dicas ou trocar algum ingrediente, por favor , carregue AQUI e veja esta receita de cinnamon rolls de abobora que é muito idêntica.


Ingredientes

  • 600g de abóbora pesada com casca sem sementes
  • 60 ml de bebida vegetal (ou leite)
  • 2 colheres de sopa de açúcar de coco (ou outro que prefira)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que preferir (usei 3 de agave Prozis e 5 de colheres de chá de stevia liquido Prozis)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 7g de fermento padeiro seco
  • 200 a 300g de farinha de espelta integral
  • 100g de farinha de espelta branca (ou trigo)
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 200g de miolo de nozes

Código PANELINHA dá 10% de desconto + ofertas em toda a loja on-line⇨ PROZIS

Aproveite as promoções e ofertas de Natal na Prozis com o código  PANELINHA 

Confeção

  1.  Descascar a abóbora, cortar em pedaços, colocar num recipiente de micro-ondas, tapar com película aderente e levar ao micro-ondas 10 minutos. Retirar e triturar com a varinha mágica. Colocar num coador de rede fina ou num pano e espremer o excesso de água. Deverá obter 200g de puré de abóbora.
  2. Aquecer o leite a 40 - 43C (15 segundos no micro-ondas).
  3. Adicionar o açúcar, o azeite e, no fim, o fermento. Misturar. Tapar e reservar 10 minutos. (Deverá formar uma espuma e irá sentir um cheiro característico da fermentação . Se isso não aconteceu, aconselho voltar a repetir o processo para evitar desperdiçar os restantes ingredientes, o fermento não ativou, provavelmente por erro na temperatura do leite).
  4. Passar esta mistura para uma tigela grande, adicionar o puré de abóbora e o ingrediente adoçante escolhido. Misturar.
  5. Aos poucos acrescentar farinha, canela e sal, amassando bem a cada adição (pode fazer manualmente ou usar o robô de cozinha ou batedeira com gancho para pão). Amassar durante 5 minutos. Deverá formar uma bola de massa maleável e elástica, quanto mais amassar, melhor será o resultado final (vá acrescentando farinha sempre que a massa comece a colar às mãos ou paredes do robô).
  6. Acrescentar a noz picada grosseiramente, reservando as mais bonitas para a decoração. Amassar mais um pouco até a noz estar integrada.
  7. Tapar com um pano e deixar descansar (levedar) por 1 hora em local quente (deverá dobrar de volume).
  8. Passar a massa para um tabuleiro forrado a papel vegetal. Abrir um buraco ao meio, evitando mexer em demasia na massa (basta colocar o dedo polegar ao meio e depois, com as duas mãos, ir alargando o buraco). 
  9. Decorar com as nozes reservadas. Deixar levedar mais 15 minutos (tempo do forno aquecer).
  10. Aquecer o forno a 180C, ventilação ligada. Quando quente, levar ao forno 17 a 20 minutos.
  11. Para dar o brilho final pincelar com agave ou mel. Para dar o efeito de açúcar baunilhado pode usar Whey + Fibre Prozis ou Agave em Pó Prozis.


Boas festas!


4 Comentários

  1. Olá! Parece delicioso �� obrigada pela partilha! Tem alternativa à farinha sugerida para ficar uma receita sem gluten?

    ResponderEliminar
  2. Tem óptimo aspecto! E saudável :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. Olá Sandra!
    Que maravilha a sua página. Já anotei aqui umas quantas ideias!
    Tenho uma questão em relação a esta receita: Poderei cozer a abóbora normalmente no fogão em vez de usar o microondas? (nao gosto de aquecer as coisas por muito tempo no microo. Metendo películas e tudo, menos ainda)
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra!
    Que maravilha a sua página. Já anotei aqui umas quantas ideias! Obrigada por partilhar.
    Tenho uma questão em relação a esta receita: poderei cozer a abóbora normalmente no fogão em vez de usar o microondas? (não gosto de aquecer as coisas por muito tempo no micro. Metendo películas então, menos ainda)
    Obrigada. Sílvia

    ResponderEliminar