“Cinnamon rolls” de abóbora com recheio de manteiga de avelã e chocolate (saudável; fit)

 


Nem sei que vos diga sobre estes cinnamon rolls, estavam tão bons, tão fofinhos, que eu tive de enfiar o tabuleiro num armário para não os ver. Eu que até sou daquelas que resiste com facilidade há comida, olhava para eles e sentia-me mesmo tentada.

Já passou, acabaram depressa, ahaha 





Veja a textura nos vídeos seguintes:




Dicas:

✅Começo como habitual pela farinha. Mais uma vez fiz uma mistura de farinha de espelta integral com branca. Porquê? Não devíamos escolher sempre as farinhas integrais na alimentação saudável? Sim, devemos, mas há situações em que fazer uma mistura com farinha branca trás vantagens. Esta é mais uma situação dessas. Duma maneira geral, sempre que fazemos massas que são esticadas, há vantagem em misturar farinha branca com integral, porque melhora a elasticidade e crescimento. 

Então pensamos : “faço só com integral, fica bem na mesma e é mais saudável porque tem mais fibra “. Pensamos bem.

Agora pensamos doutra forma: “ adiciono uma pequena parte de farinha branca, melhoro a elasticidade, cresce mais, fica mais fofo e com mais volume, logo, vou comer menos farinha por dose”

Esta é a diferença. De que vale comer com mais fibra se o resultado final é comer mais farinha? Cada um é que sabe de si, eu escolho sempre comer menos farinha, principalmente quando se trata de doces.

Ora, eu sei que é difícil encontrar farinha de espelta branca e que é cara. Por isso sugiro que usem trigo, basta 25 a 30% da quantidade de farinha total para obterem os melhores resultados.

E posso usar outra farinha que não a de espelta? Aveia, por exemplo?

Quando as massas são para esticar o ideal é usar farinha com glúten ou um mix próprio para este fim com substituto de glúten. Farinhas alternativas não funciona, rende menos, fica massudo, e, não havendo elasticidade, o resultado final é mais farinha por dose, logo, mais calorias. 


Se não tiver espelta, use trigo. O trigo não é nenhum veneno.Faz parte da alimentação humana desde há milhares de anos. Evite a forma mais refinada, (penso que a 55 é a mais fina), escolha a integral misturando um pouco de branca, e assim evita mais farinha por dose.


Se quer mesmo usar farinha de aveia, a minha sugestão é fazer uma mistura de aveia com trigo de forma a garantir elasticidade.


✅Para fazer esta receita vai precisar de fermento padeiro. Eu usei seco, pode usar fresco. Para converter para fresco multiplique por 3 a quantidade de seco. Por exemplo, se a receita pedir 5G de fermento seco, multiplica 5 por 3 que dá 15g. Terá então de usar 15g de fermento fresco. Nesta receita usei 7g de seco, portanto serão 21g de fresco.


Ativar o fermento é o problema da maioria das pessoas. A temperatura do leite/ bebida vegetal/ água é crucial neste processo. Água demasiado quente mata as leveduras, água fria não as ativa.

Qual a temperatura ideal?

37 a 43C.

Mas, atenção, se adicionar outros ingredientes ao leite quente antes do fermento, esses ingredientes vão arrefecer o leite assim que tocam nele, por isso, quando adicionar outros ingredientes ao leite onde vai fazer a fermentação, tem de ter na temperatura máxima deste intervalo, os 43C, ou até nos 45C. 

É o caso desta receita, aquece o leite e adiciona nele o azeite e o açúcar de coco, só depois o fermento padeiro. Então é conveniente ter o leite a 43 ou 45C.


Deverá  formar uma espuma e irá sentir um cheiro característico da fermentação . Se isso não aconteceu, aconselho voltar a repetir o processo para evitar desperdiçar os restantes ingredientes, o fermento não ativou, provavelmente por erro na temperatura do leite.

Ora, não há mesmo solução quando o fermento não ativou? Sim, há. Fazer todo o processo seguinte e depois, na altura do crescimento da massa, neste caso já depois dos rolos feitos, colocar a levedar num local aquecido, por exemplo, em frente duma lareira, no forno aquecido a 40C .


✅Posso trocar o açúcar de coco por outro tipo de ingrediente adoçante sem calorias ? Sim, pode usar Stevia ou Yummy drops Prozis, ambos praticamente sem calorias, mas adicione junto com o puré de abóbora e não no momento de fermentação.

Neste caso a fermentação será mais lenta, pois não há açúcar para alimentar as leveduras.


✅Cozinhar abóbora para fazer puré, eu faço no microondas, pode cozer ao vapor ou assar. Terá sempre que escorrer o excesso de água depois de triturar.


 No recheio usei a deliciosa “Nutella “ da Prozis, chamada de Whey choco butter. Como diz o nome, é um creme de avelã e cacau pobre em açúcar (8,9g por 100g, um tradicional tem 54g!!!!) enriquecido de proteína whey (22g de proteína por 100g). 

É completamente irresistível!!!! Só de estar a escrever sobre ela já estou a babar, ahaha. Eu nem sei bem como descrever o prazer de comer uma pequena colher deste creme de avelã, porque já há algum tempo que deixei de gostar da Nutella tradicional, comecei a achar demasiado doce e enjoativa. Este creme da Prozis é a “perfeição “, tem tudo na proporção certa! 








📌Ingredientes 

  • 600g de abóbora pesada com casca sem sementes 
  • 60 ml de leite ou bebida vegetal 
  • 2 colheres de sopa de açúcar de coco (ou outro que prefira)
  • 1 colher de sopa de azeite 
  • 1/2 colher de chá de sal 
  • 7g de fermento padeiro seco 
  • 300g de farinha de espelta integral 
  • 100g de farinha de espelta branca (ver dicas)
  • 1 colher de sopa de canela em pó 
  • 150g de Whey choco butter Prozis (creme de avelã e cacau pobre em açúcar enriquecido de proteína)
  • 1 mão cheia de avelãs picadas (opcional)


Código PANELINHA dá 10% de desconto + ofertas em toda a loja on-line⇨ PROZIS


Confecção 

  1. Descascar a abóbora, cortar em pedaços, colocar num recipiente de microondas, tapar com película aderente e levar ao microondas 10 minutos. Retirar e triturar com a varinha mágica. Colocar num coador de rede fina ou num pano e espremer o excesso de água. Deverá obter 200g de puré de abóbora.
  2. Untar um tabuleiro ou forrar com papel vegetal.
  3. Aquecer o leite a 40 - 45C (15 segundos no microondas).
  4. Adicionar o açúcar, o azeite e o fermento. Misturar. Tapar e reservar 10 minutos. (Deverá  formar uma espuma e irá sentir um cheiro característico da fermentação . Se isso não aconteceu, aconselho voltar a repetir o processo para evitar desperdiçar os restantes ingredientes, o fermento não ativou, provavelmente por erro na temperatura do leite- ver dicas).
  5. Passar esta mistura para uma tigela grande, adicionar o puré de abóbora e misturar.
  6. Aos poucos acrescentar farinha, canela e sal, amassando bem a cada adição (o ideal é usar o robô de cozinha ou batedeira com gancho para pão). Amassar durante 5 minutos. Deverá formar uma bola de massa maleável e elastica, quanto mais amassar, melhor será o resultado final (vá acrescentando farinha sempre que a massa comece a colar às mãos ou paredes do robô).
  7. Retirar a massa para uma folha de papel vegetal e esticar num grande retângulo.
  8. Barrar com a Whey choco butter Prozis. Opcionalmente picar avelãs e espalhar por cima.
  9. Enrolar no sentido do comprimento. Polvilhar o rolo com farinha.
  10. Com a ajuda duma linha, cortar em pedaços (ver vídeo no fim da introdução). Dispo-los no tabuleiro afastados para dar espaço ao crescimento.
  11. Tapar com um pano e deixar descansar (levedar) por 1 hora ( deverá dobrar de volume).
  12. Aquecer o forno a 180C, ventilação ligada. Quando quente, levar os rolos ao forno 17 a 20 minutos (faço na zona mais baixa do forno).
  13. Para dar o brilho final pincelar com agave ou mel.






Tão bom!!!



1 Comentários