Bolo brigadeiro (saudável; vegan; fit)

 


Fotos novas e um novo post para um receita já antiga aqui no blogue, dezembro de 2018, e muito feita pelos seguidores ao longo destes anos.

Fiz duas pequenas alterações na antiga receita, também pesei os ingredientes, na anterior estavam em medidas de volume, achei que eram alterações suficientes para fazer outro post e não deixar o anterior confuso.

Se pretender ver a receita anterior carregue AQUI.


Então, este é um bolo muito simples, apesar do aparato. Os ingredientes são igualmente simples, é feito á base de cacau, leva apenas 100g de chocolate no creme brigadeiro. 

Vamos ás dicas para a receita para que fique tudo bem claro.

Dicas:

➤➤Vou começar pela confeção. Na receita anterior explico que o creme brigadeiro deve ser feito com 1 dia de antecedência para que esteja na consistência certa no momento de usar. Esta dica é para manter, sem qualquer duvida, e acrescento a ideia de também fazerem o bolo na véspera. Portanto, fazem o creme e reservam no frigorifico; fazem o bolo, deixam enformado até arrefecer a temperatura ambiente e depois também guardam no frigorifico, sempre na forma, conforme sai do forno. Isto vai fazer com que ele conserve humidade dentro. O vosso bolo vai ficar mais húmido e suculento.

➤➤Usei uma forma pequena para este bolo, 18cm de diâmetro. No outro bolo usei aro também ajustado a 18cm. Sei que muitos de vós não têm este tipo de forma. A minha dica é fazerem apenas 2 camadas de bolo, ou seja, partir o bolo ao meio em vez de 3 partes como eu fiz. Lembrem-se que a intenção é ter uma fina camada de bolo e uma boa camada de creme. Não se preocupem, o creme tem firmeza suficiente para aguentar alguma altura.

➤➤Passando aos ingredientes, vou já para o que me parece mais importante para assegurar a firmeza do creme. O chocolate deve ter no mínimo 70% cacau. Se assim não acontecer, terão de usar o dobro do chocolate para obter a mesma firmeza, logo, vão acabar por gastar o mesmo dinheiro e aumentar consideravelmente as calorias do bolo.

➤➤Devem aproveitar apenas a parte sólida da vossa lata de leite de coco. Para isso terão de a ter no frigorifico à pelo menos 1 dia para que haja a devida separação das partes. Caso a vossa lata não renda os 350ml de leite de coco sólido que menciono na lista de ingredientes, coloquem o que obtiverem e depois acertam a textura do vosso creme quando estiver no lume, adicionando aos poucos a água da lata.

  ➤Eu uso leite de coco marca minipreço, ao fim de anos de consumo continua a ser o único em que confio totalmente, toda a lata é leite de coco, praticamente não tem água, e custa 1,69€.

  ➤Já fiz este creme com leite evaporado em vez de leite de coco. O creme fica ligeiramente mais fluido, requer mais tempo ao lume.

➤➤O amido de milho pode ser substituído por polvilho doce ou farinha de coco (na antiga receita usei farinha de coco).

➤➤A bebida vegetal pode ser substituída por leite.

➤➤No bolo ou no creme, usem o ingrediente adoçante que preferirem, seco ou liquido. No caso do creme, eu aconselho os ingredientes adoçantes secos para garantir a textura. No entanto, se optarem por líquidos, basta usar mais 1/2 colher de sopa de amido de milho para fazerem essa correção.


 ➤No caso do bolo, se optarem por ingrediente adoçante liquido, como agave ou xarope de tâmaras, fazem a correção na quantidade de água a adicionar. Devem usar apenas metade da quantidade mencionada.

  ➤Eu fiz uma mistura de açúcar de coco com stevia com erythritol, na minha opinião o que melhor combina neste sabor. Esta mistura permite diminuir calorias sem prejudicar sabor.

➤➤No bolo não substituam a água por leite ou bebida vegetal!

➤➤A farinha de espelta pode ser trocada por farinha de aveia ou trigo integral.



➤Decoração foi feita com bolinhas de coco passadas por chocolate derretido. A receita das bolinhas de coco podem ver carregando AQUI. Depois é só congelar 30 minutos, derreter 80g de chocolate preto e passar as bolinhas pelo chocolate derretido.

➤➤Este bolo deve ser guardado no frigorifico por período longo, a temperatura ambiente por algumas horas.

➤➤Uma ultima dica, não menos importante que qualquer outra. Este é um bolo saudável, sim, sem dúvida, mas é calórico. Tenham atenção ao tamanho das fatias, devem ser pequenas. É mesmo muito importante e esta é a razão porque eu faço este tipo de bolos em tamanho pequeno, assim não se facilita no tamanho da fatia, ela é pequena, proporcional ao bolo.





Vão precisar de:

(ver as dicas na introdução para alternativas de substituição de ingredientes)

Creme brigadeiro

  • 150ml de bebida vegetal
  • 350ml de leite de coco sólido 
  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  • 5 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 10 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência seco (usei metade açúcar de coco e metade stevia com erythritol)
  • 1 pitada de sal
  • 100g de chocolate preto mínimo 70% cacau

Bolo

  • 200g de farinha de espelta integral
  • 100g de cacau em pó puro
  • 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência seco (usei metade açúcar de coco e metade stevia)
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 3/4 de colher de chá de fermento
  • 350ml de bebida vegetal
  • 20ml de vinagre (1 e 1/3 colher de sopa)
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 3 a 5 colheres de sopa de água

Confeção:

(Nota: Devem fazer toda a confeção (recheio e bolo) pelo menos 6 horas antes da montagem do bolo para que tudo esteja na consistência certa. Um dia antes é o ideal).

Creme brigadeiro

  1. Coloquei todos os ingredientes num tacho, á exceção do chocolate, e misturei bem com o batedor de varas manual (o cacau torna-se difícil de dissolver, ao lume ele dissolve).
  2. Levei ao lume, médio, e mexendo ocasionalmente enquanto não ferveu.
  3. Logo que levantou fervura juntei o chocolate partido. Agora mexendo sempre, deixei que fervesse lentamente durante 3 a 5 minutos até estar um creme muito macio, denso, ainda que cremoso (ver vídeo na introdução) .
  4. Retirei do lume e fui mexendo ocasionalmente enquanto arrefeceu.
  5. Reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 6 horas).

Bolo

  1. Num copo alto misturei o leite com o vinagre para que azede (fazer "buttermilk" ou leitelho). Reservei 5 minutos.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 18cm de diâmetro.
  3. Numa tigela misturei bem os ingredientes secos. Verti o leite azedado, o azeite e a água sobre os secos e misturei bem. Obtive uma massa cremosa e fluida (caso esteja muito densa adicionar mais 1 ou 2 colher de sopa de água).
  4. Verti sobre a forma e levei ao forno cerca de 30 minutos (espetem o palito antes de retirar; está bom quando sair seco).
  5. Deixei arrefecer a temperatura ambiente e coloquei no frigorifico durante a noite, sempre enformado para conservar humidade e ficar suculento.

Montagem

  1. Parti o bolo de 3 partes. Dividi o recheio de brigadeiro em 3 partes.
  2. Coloquei a primeira parte de bolo no prato de servir e cobri com uma parte de recheio. Repeti com as seguintes partes de bolo e recheio.
  3. Decorei com bolinhas de coco passadas em chocolate derretido.


Tão bom…+++++




1 Comentários

  1. Lindo e guloso! As bolinhas de coco como fizeste? Já está a receita aqui no blog? Bjinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar