Tarte de nata saudável, fit e "express"

 


Na mesma semana fiz duas destas, ahaha. Pois é, há cá em casa quem adore pasteis de nata e a versão tarte é a forma mais prática de satisfazer os desejos dos fãs, o meu filho J. Pedro e o meu marido.

É uma versão saudável, rápida e simples de preparar esta delicia. Eu fiz um pequeno vídeo enquanto fiz a primeira desta semana, ainda assim, deixo-vos as habituais dicas, até porque quanto mais vezes fazemos as coisas, mais alternativas vamos criando.


       





Dicas:

➤➤Usei massa filo na base, conhecida como a "prima saudável" das massas de compra. Compro nos supermercados Mercadona.

➤➤Usei 4 folhas, podem usar mais uma se quiserem. Para não abusar da gordura, pincelei umas com água e ouras com azeite. Podem fazer todas com azeite, ou manteiga derretida ou óleo de coco. Pelo contrario, não aconselho pincelar todas com água.

➤➤É muito importante untar a forma e garantir que as folhas estão bem "coladas" nas bordas. Porquê? Se não o fizerem, ao colocarem o creme as folhas não "deitar-se" sobre ele. Portanto, garantam que as folhas estão bem agarradas. Isto também é valido para a ultima folha que coloco dobrada no fundo da forma para reforçar a base.

➤➤No creme, usei leite, podem usar bebida vegetal.

➤➤Fiz com 3 gemas e 2 ovos inteiros. Os meus ovos são caseiros, bastante grandes e, principalmente, muito amarelinhos (leia-se laranja). Se os vossos ovos forem mais pálidos, usem mais uma gema para garantir uma cor bonita na vossa tarte.

➤➤Para economizar no tempo, deixo o leite com a maisena e o ingrediente adoçante em lume baixo até iniciar fervura. Se fizerem o mesmo, ter o leite em lume baixo, vão ter tempo para bater os ovos e preparar a base, sem a preocupação com o que está ao lume, é só ir lá de vez em quando mexer.

➤➤O forno é sempre a grande dor de cabeça nestas tarte. Concordam comigo? Esta assei a 200ºC, ventilação ligada. Metade do tempo na grelha mais baixa do forno e outra metade na do meio. Agora tenho de vos ser sincera, estou sempre a mudar isto, ora uso a ventilação, ora só as resistências, enfim, acho que não encontro o método certo, ou então qualquer um serve, ahahah

➤➤Podem usar o ingrediente adoçante que mais gostarem, não faz qualquer diferença. Claro que os ingredientes adoçante muito escuros, como, por exemplo, xarope de tâmaras, vão comprometer a cor. Eu fiz uma mistura de 3 colheres de sopa de açúcar de coco e 5 de stevia.

➤➤Por ultimo, a receita está preparada para uma forma de 23 ou 24 ou 25cm de diâmetro. Se usarem o tamanho mais pequeno, que eu aconselho, deixem alguma altura nos lados da base para que haja espaço para todo o creme.

Já agora, o vídeo foi a primeira que fiz esta semana e as fotos são da segunda, já que a primeira fiz mesmo em cima da hora de jantar e não houve tempo para fotografias.



Vão precisar de:

(ver na introdução dicas para trocar ingredientes)

  • 4 folhas de massa filo
  • 1 colher de sopa de azeite 
  • 800ml de leite
  • 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 3 de açúcar de coco e 5 de stevia com erythritol)
  • 5 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
  • 2 ovos + 3 gemas

Confeção:

  1. Num tacho coloquei o leite, o ingrediente adoçante e a maisena. Misturei bem e levei ao lume, brando, até iniciar fervura. Nesse tempo fiz as restantes preparações.
  2. Numa tijela bati os ovos inteiros com as gemas.
  3. Pus o forno a aquecer a 200ºC. Untei uma tarteira de fundo amovível.
  4. Coloquei a primeira folha de massa filo na tarteira , dobrei os lados para dentro e pincelei com azeite. Sobrepus a segunda folha, voltei a dobrar para dentro o excesso de folha e pincelei com água. Coloquei por cima mais uma folha, repeti o processo da primeira, pincelando com azeite. A quarta folha dobrei em 4 e coloquei no fundo da base para a reforçar. Também pincelei bem para que fique bem colocada.
  5. Entretanto a mistura de leite que estava ao lume começou a ferver, retirei do lume, mexi e acrescentei os ovos batidos, em fio e mexendo sempre. Nesta altura provei este recheio para retificar a doçura (aconselho fazerem o mesmo).
  6. Verti sobre a base, com cuidado para que as folhas não se movam.
  7. Levei ao forno 25 minutos, primeiro na grelha mais baixa do forno, a meio do tempo passei para a do meio.
  8. Deixei arrefecer antes de desformar.

Tão bom...


0 Comentários