"Natas" do céu saudáveis (opção lowcarb, sem glúten e vegan)



Estas são as minhas "natas" do céu, sobremesa que eu não aprecio no formato tradicional, as versões alternativas são, para meu gosto, mais saborosas.

É uma receita dedicada à Carolina, filha da Sandra, ambas minhas seguidoras, que, sem querem, me desafiaram a publicar esta receita. Espero que gostem!

Neste post quero dar-vos muito mais que uma receita saudável de natas do céu, quero dar-vos dicas para fazerem as "vossas natas do céu saudáveis", a vossa receita saudável e ao vosso gosto. Para isto, aconselho ler com toda a atenção todas as dicas que vou passar em baixo.

Antes disso, uma pequena explicação sobre as minhas escolhas. 

➢Porquê o leite de coco no lugar das natas se têm praticamente as mesmas calorias? É uma questão de sabor e não só! O leite de coco é ligeiramente adocicado, normal, já que é derivado dum fruto. As natas não. Ora, isto quer dizer que vamos precisar de mais ingrediente adoçante para adoçar a nossa sobremesa usando natas do que se usarmos leite de coco.

Por outro lado, o leite de coco é muito mais difícil de pôr em ponto de chantilly, também é normal, tem menos gordura que as natas. Já diz a expressão popular "não há bela sem senão". De facto, é difícil ter tudo de bom, mas se escolherem um bom leite de coco e souberem usar, vão ver que vale a pena.

➢Nas minhas escolhas esteve o uso de bolacha. Não devia eu ter escolhido uma outra alternativa?! Amêndoa moída, ou qualquer outro fruto seco oleaginosos em farinha, maça salteada ou granola?! 

Se calhar devia ter posto uma destas alternativas ou outras e tinha o dobro ou triplo das visualizações neste post. Mas eu não quis tirar a "alma" por completo a esta sobremesa, e uma parte dela está sem duvida na bolacha. Daí ter procurado uma bolacha alternativa para a sobremesa. As escolhidas foram as Bolachas Margaridas de Espelta e Sementes da Origens Bio. De alguma forma também vos quis dar a conhecer estas bolachas. 

Estas bolachas são fonte de fibra, não têm qualquer tipo de gordura hidrogenada e apresentam um baixo teor de sal. São feitas sem lactose e sem ovo, sendo uma opção para vegans e para intolerantes à lactose.

Além de serem ideais para saborear em qualquer momento do dia, são fantásticas para sobremesas como esta ou em base de tartes, cheesecakes ou parfaits.

Para adquirem estas bolachas ou qualquer outro produto Origens Bio com 10% de desconto, usem o código PANELINHA10 nas vossas compras. Todo o site está agra com descontos e ainda acrescentam mais este.


➢Em relação ao ingrediente adoçante, as minhas escolhas foram misturar xilitol com açúcar de coco. O xilitol para diminuir as calorias totais e não prejudicar a "dieta"; o açúcar de coco pelo sabor e não só, porque ajuda a estabilizar as claras em castelo (e é um ponto importante nesta sobremesa, já que a proporção que fiz dá lugar a deslace se não estiverem bem estáveis). 

Vamos lá então ás dicas para esta receita, dicas que espero que usem e façam a vossa própria receita saudável de natas do céu.


Dicas:

      ➤O que pode substituir o leite de coco sólido?

Usei leite de coco sólido no lugar das natas. Se fizerem esta escolha, é muito importante terem a vossa lata de leite de coco no frigorifico pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida. Se poderem ter mais que um dia a vossa lata no frigorifico ainda melhor. 

 É mesmo muito importante não passar qualquer parte líquida do leite de coco quando queremos fazer chantilly. Imaginem que estão a bater natas em chantilly e deixam lá cair água. O que é que acontece? Não crescem nem endurecem. O mesmo se passa com o leite de coco. Muitas vezes queremos aproveitar mais a lata e a consequência é estragar todo o produto.

 As alternativas que vos proponho são:

=>natas

=>natas de soja

=>iogurte grego

=>queijo fresco batido

=>queijo creme.

=>Caso usem as alternativas de queijo fresco batido ou iogurte grego light, eu aconselho usarem 2 folhas folhas de gelatina na receita. Como devem proceder? Hidratam as folhas em água fria por 2 ou 3 minutos, escorrem, colocam num copo e levam ao micro-ondas 10 + 10 segundos, até estarem derretidas. Depois misturam no iogurte ou queijo fresco batido.

Para quem não leu o texto acima, estas alternativas, todas elas, requerem mais quantidade de ingrediente adoçante para ficarem doces do que o leite de coco, logo, mesmo parecendo "mais saudáveis" ou "menos calóricas", o resultado final não é bem assim.

     ➤Podem trocar as Bolachas Margaridas de Espelta e Sementes por:

=> frutos secos oleaginosos trituradas em farinha, por exemplo, amêndoa, nozes, cajus, etc.

=>maça salteada com canela (já experimentei com ESTA receita e fica ótimo)

=>granola ou muesli

=> façam as vossas bolachas, por exemplo, bolachas simples de aveia e banana

     ➤Que ingredientes adoçantes podem usar?

=>Os ingredientes adoçantes secos são os mais adequados, por exemplo, xilitol, stevia em pó, açúcar de coco, mascavado. No entanto, pode usar qualquer outro, exemplo, mel, agave, geleia de coco, xarope de tâmaras.

=>Fazer uma pasta de tâmaras será uma excelente alternativa para adocicar esta receita, no entanto, terá um resultado final menos convencional, pois vai alterar a cor da sobremesa.

Como fazer esta pasta de tâmaras? Hidratem 200g de tâmaras secas e descaroçadas em água quente abundante por o máximo de tempo que tiverem disponível (quanto mais tempo, mais claras vão ficar, menos alteração na cor final da sobremesa). Depois é só escorrer a água, adicionar um pouco de água limpa, 60 a 80ml, e triturar até formar uma pasta.

=>Outra possibilidade é usar banana. Para o fazerem usem a receita que fiz para a tarte banoffe, carregando AQUI.

     ➤Podem usar estas alternativas de ingrediente adoçante também para a cobertura de doce de ovos?

Sim, podem. Será sempre 1 colher de sopa de água + 1 colher de sopa do ingrediente adoçante que prefiram por cada gema de ovo. É assim que faço doce de ovos.

     ➤E os ovos, podem ser substituídos?

Podem. Troque as claras por aquafaba (água de cozer o grão). A quantidade a usar é cerca de 90ml. O doce de gemas pode ser substituído por, por exemplo, doce de abóbora, chila, compota de tomate, ou qualquer outra de tom amarelo.


Esta é uma versão fofa e leve de natas do céu. Como a quantidade de claras e ligeiramente superior ao habitual, não podem esquecer de as deixar estáveis de forma a não deslaçar. Para isso devem adicionar sempre ingrediente adoçante quando estão a terminar de bater.

Também não devem esquecer da alternativa da gelatina para o caso de usarem produtos light.

Vão precisar de (serve 6 taças de 200ml):

(Nota: ver na introdução as dicas para alteração dos ingredientes)

  • 1 lata de leite de coco sólido (400ml) (deve estar no frigorifico há pelo menos 1 dia para que a parte liquida se separe da sólida)
  • 3 ovos
  • 6 + 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência seco (usei 3 + 3 de xilitol e 3 de açúcar de coco- usei ESTE Origens Bio)
  • 120g de  Bolachas Margaridas de Espelta e Sementes Origens Bio (código PANELINHA10 dá 10% de desconto em toda a loja online Origens Bio)

Confeção:

  1. Piquei as bolachas em farinha no processador de alimentos.
  2. Separei as gemas das claras. As gemas coloquei num pequeno tacho, as claras numa tijela. Bati as claras em castelo firme. Quando já estavam a ficar firmes, adicionei 3 colheres de sopa de açúcar de coco, e continuei a bater até estarem bem firmes.
  3. Retirei a parte sólida da lata de leite de coco para uma tijela e bati em ponto de chantilly (ver as dicas na introdução). Adicionei 3 colheres de sopa de xilitol e envolvi.
  4. Cuidadosamente, envolvi as claras no chantilly de leite de coco.
  5. Preparei o doce de ovos. Ás gemas que estavam no tacho juntei 3 colheres de sopa de água e 3 colheres de sopa de xilitol. Bati bem com um batedor de varas manual e levei ao lume, brando e mexendo sempre, até ficar cremoso.

Montagem:

  1. Em pequenas taças fiz camadas alternadas de creme de leite de coco e bolacha picada, tendo cada taça apenas 20g de bolacha. 
  2. Dividi o creme de gemas por cima de cada taça e decorei com amêndoa laminada.




Tão simples, tão bom...


0 Comentários