Não é primeira vez que faço a bolonhesa de quinoa; não é a primeira vez que faço esta bolonhesa enrolada em legumes, pelo que hoje houve apenas lugar a uma "mistura" de receitas anteriores.
Deixo-vos aqui os links das receitas a que me refiro, passo logo de seguida a esta receita. Antes há lugar para duas dicas.
👉Na receita abaixo vão ver que coloco espinafres e são opcionais. De facto são. Podem não colocar ou usar outro legume, por exemplo, a própria lombarda partida em pequenos pedaços. Portanto, vai sobra-vos muita couve, já que terão de comprar uma inteira e só precisar das 12 folhas maiores. Então podem tirar mais duas, partir em pequenos pedaços e juntar à bolonhesa de quinoa.
👉No caso da cenoura, podem cortar em pequenos pedaços como eu fiz ou ralar. A cenoura tem aqui um papel essencial, dar estrutura (conteúdo) e neutralizar a acidez do tomate. No fundo usamos cenoura do lugar da colherada de açúcar que se coloca no molho de tomate para travar a acidez.
Outras receitas idênticas que poderão gostar:
- Rolinhos (canelones/ canneloni) de courgette recheados de bolonhesa de quinoa (vegetariana; opção vegan)
- Tomate recheado com quinoa e queijo cremoso (saudável; fit; vegetariano)
- Trouxas de couve lombarda recheadas bacalhau cremoso (low carb; fit; paleo; proteico)
Vão precisar de:
Molho de tomate
- 1 cebola
- 3 dentes de alho ou 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de sopa de azeite
- sal
- 1pacaote de 390g de tomate em pedaços sem corantes nem conservantes
- 1 pacote pequeno de polpa de tomate sem conservantes nem açúcar
- ervas aromáticas a gosto: usei manjericão, orégãos e salsa secos
- 1 cenoura
Rolos
- o molho de tomate caseiro
- 150g de quinoa crua
- 2 mãos cheias de espinafres baby (opcional; dica na introdução)
- 200g de Queijo da Ilha Graciosa - Queijos Santiago
- 1 couve lombarda (para usar só 12 a 13 folhas)
- sal
Confeção:
- Comecei por fazer o molho de tomate. Refoguei a cebola no azeite. Adicionei todos os outros ingredientes, cenoura partida em pequenos pedaços, e deixei cozinhar 10 minutos. (caso não queiram sentir pedaços de tomate e/ ou cenoura devem triturar com a varinha mágica)
- Enquanto o molho de tomate cozinhou, preparei a couve e a quinoa. Para a quinoa, coloquei num coador e passei por água corrente para lavar. Levei a cozer num tacho com 400ml de água, temperado com sal, lume medio, até toda a água se evaporar.
- Para a couve, pus ao lume uma panela grande com água temperada com sal para ferver.
- Numa tabua de cozinha virei a couve com o caule para cima. Fui fazendo cortes no talo de cada folha e soltando-as, uma a uma, com cuidado para não partirem (uma dica aqui, façam 2 folhas de couve suplentes para o caso de alguma se partir).
- Quando a água ferveu, inseri as folhas de couve, mergulhei-as e deixei estar dentro da água fervente 30 segundos. Escorri de imediato para que pare a cozedura.
- Parti o queijo da ilha em cubos pequenos.
- Quando a quinoa ficou pronta, juntei-lhe metade do molho de tomate e misturei. Adicionei os espinafres, voltei a misturar e deixei que levanta-se fervura. Retirei do lume e acrescentei os cubos de queijo. Envolvi, tapei o tacho e deixei descansar 1 minuto.
- Pus o forno a aquecer a 200ºC (este passo é opcional, podem não levar ao forno depois da montagem e também podem levar a uma frigideira grande).
- Espalhei metade do restante molho de tomate numa assadeira.
- No meio de cada folha de couve coloquei uma colherada generosa do preparado de quinoa. Virei sobre ele a parte da couve com mais talo, depois virei cada um dos lados para fechar as laterais e enrolei (fotos abaixo). Coloquei na assadeira bem aconchegadinhas.
- Por cima pus o restante molho de tomate e mais um pouco de queijo da ilha ralado. Levei ao forno até o queijo dourar.
0 Comentários