Donuts de maça e canela (saudável; vegan)

Receita simples, poucos ingredientes e também fiz pouca quantidade, dá 5 donuts pequenos. Por isso, se quiserem fazer mais 50% da receita, acho que ficam mais bem servidos do que eu. 

Dicas para esta receita:

✔Em relação á farinha, eu usei uma mistura de farinha de espelta 100% integral e farinha de espelta branca. A ideia desta mistura é obter uma massa mais fofa e semelhante a donuts tradicionais. 

Sei que a farinha de espelta branca é cara, por isso aconselho a quem queira substitui-la a usar farinha de trigo. Por exemplo, podem fazer uma mistura de farinha de aveia e trigo ou espelta integral e trigo.

Fazer só com farinha de aveia ou só com farinha de espelta integral é possível, claro, muda ligeiramente a textura, nada de muito significativo. 


✔Em relação á maça, eu usei 2 maças pequenas, daquelas mesmo pequeninas e feiosas. A variedade foi a royal gala de Alcobaça. Para que não haja dificuldades em acertar na quantidade de puré de maça a colocar na receita, eu voou dar o peso final da maça depois de retirado o caroço e descascada.

Faço sempre o puré de maça no micro-ondas. Seja qual for o local onde façam o vosso puré de maça, não devem adicionar nada, nem água, nem açúcar nem o sumo de limão é necessário.

✔Quanto ao ingrediente adoçante a usar, hoje usei somente xilitol. É uma quantidade pequena, distraída acabei por não fazer a habitual mistura que faço com agave e xilitol. 

Podem usar o ingrediente adoçante que preferirem, desde stevia, xilitol, açúcar de coco, mascavado, mel, agave, etc.

✔Deixei a receita preparada para todas estas alternativas de farinha, maça e ingrediente adoçante. Como? No fim de misturarem todos os ingredientes poderão ter uma massa ligeiramente diferente da minha (foto a seguir). Pode faltar na vossa massa alguma elasticidade (leveza), por estar com falta de liquido. Isso irá acontecer em praticamente todas as situações alternativas que aqui pus, á exceção de quem usar ingrediente adoçante no estado liquido.

O que têm de fazer é adicionar uma colher de sopa de água, nada mais! Adicionem a água, misturem sem bater demasiado e vão ver que ficam com a massa elástica igual á minha.



Vão precisar de:

  • 2 maças pequenas (180g de peso depois de descaroçar e descascar)
  • 120g de farinha de espelta (usei metade integral e metade branca- outras alternativas na introdução)
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de canela
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei xilitol)
  • 2 colheres de sopa de azeite

Cobertura

  • 1 colher de sopa de óleo de coco (usei este da Origens bio - código PANELINHA10 para obter 10% de desconto em todo o site Origens Bio)
  • 2 colheres de sopa de xilitol ou stevia em pó 
  • 2 colheres de sopa de canela

Confeção:

  1. Comecei por fazer puré de maça. Descasquei e descarocei as maças, parti em cubos, coloquei num copo alto, tapei com pelicula aderente e levei ao micro-ondas 3 minutos. Retirei e reduzi a puré com a varinha mágica.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não precisei de untar formas, usei de silicone; se usarem regulares têm de untar.
  3. Numa tigela misturei todos os ingredientes secos. Adicionei o puré de maça e misturei bem. Adicionei o azeite e voltei a misturar.
  4. Para obter uma massa perfeitamente elástica e idêntica característica dos donuts acrescentei uma colher de sopa de água (este passo só é necessário se a massa estiver a pedir; se usarem um ingrediente adoçante liquido não deverá ser necessário- ver dicas na introdução). 
  5. Preenchi 5 formas de donuts até ao meio com esta massa e levei ao forno 12 minutos. Deixei arrefecer antes de desformar.
  6. Para a cobertura, num prato de sopa misturei a canela com o xilitol. Pincelei cada donuts com o óleo derretido e pousei no prato com a mistura de canela. Rodei para que fiquem todos cobertos.




Tão bom...


0 Comentários