Cheesecake Coroa de Natal (saudável; sem glúten; fit)


Este Natal o bolo coroa vai ser um cheesecake! Nos últimos anos tem sido pavlova, desta vez, e porque tenho de diminuir consideravelmente a doçaria que vou fazer, já que seremos apenas quatro na mesa, seja consoada, seja dia de Natal, a minha ideia é "unir" algumas receitas numa só. 




Cheesecake não faz parte da doçaria tradicional portuguesa, no entanto, nós cá em casa gostamos muito e eu costumo fazer uma receita que até já levei a um workshop, o Pudim de requeijão e baunilha com cobertura de amêndoa caramelizada (saudável; proteico; fit), que é uma espécie de cheesecake. Este ano não vai haver este pudim, vou substituir por este cheesecake e assim já tenho um cheesecake que é ao mesmo tempo a sobremesa de fruta e a coroa de natal. O que acham da minha ideia?

Tenho outros planos do género para diminuir o numero de sobremesas, vou-vos contando aqui no blogue até ao dia de natal.



Dicas para esta receita:

Vou começar pelo fim, pela decoração. Fiz a receita de forma a sobrar um bocadinho de massa da base que desse para fazer as estrelas da decoração, portanto 4 estrelas. No entanto, eu acrescentei essa "sobra" para fazer mais estrelas de forma a dar uma ou mais por fatia.

Se quiser fazer mais estrelas como eu fiz, a receita é a seguinte:

1/2 chávena de massa da base + 50g de flocos de aveia triturados em farinha + 1 colher de sopa de agave ou mel + 20g de óleo de coco derretido ou azeite

Colocar os flocos no processador e tritura em farinha. Juntar a parte da base reservada e pulsar para misturar. Com o processador em andamento adicionar o óleo e o agave. Deve formar uma bola de massa (caso seja necessário, adicionar 1 colher de chá de água).

Colocar a bola de massa no frigorifico 30minutos. Estender com o rola da massa ou com as mãos, cortar em forma de estrela com o cortador e levar ao forno 8 minutos a 170ºC.


Vou passar agora para a base. Usei nozes, podem usar qualquer outro fruto oleaginoso que prefiram.

Como sempre acontece nas minhas bases de cheesecake, ás vezes é necessário uma colher de sopa de água no final para conseguir que o crumble fique agregado ao apertar. Isto acontece para eu prevenir que as quantidades se mantem para quem usa tâmaras correntes e gosta de as hidratar antes de forma a retirar a pelicula de glicose que trazem. Ora, eu já fiz muitas vezes esse processo, sei que as tâmaras vão sempre mais "molhaditas" para a massa, e por isso já não é preciso a água que eu quase sempre tenho de colocar no fim para que o crumble se una.

O recheio só podia ter sido feito com os maravilhosos Queijos Santiago. Nesta receita usei os novos quark biológicos e os queijos frescos para barrar.



Ainda no recheio, podem usar o ingrediente adoçante que preferirem, evitando os granulados, pois será sempre mais difícil desfazer os grãos, vão-se notar a comer e é desagradável. Eu gosto muito de agave, acho que aqui vai ficar lindamente mel.

A cobertura, para além das frutas, framboesas e romã, tem ainda um pouco de doce de framboesa. A receita que usei foi ESTA, apenas 1/3 da quantidade.


Vão precisar de:

Base + bolachas de decoração

  • 180g de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 100g de miolo de nozes (ou qualquer outro fruto seco oleaginoso)
  • 150g de tâmaras secas

Recheio

  • 12g de gelatina em folha (6 a 7 folhas)
  • 100ml de leite
  • 400g de queijo quark (usei o novo Queijo Quark Bio Queijos Santiago)
  • 300g de queijo creme (usei Queijo fresco para barrar Queijos Santiago)
  • 7 a 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência não granulado (usei 4 de agave e 3 de xilitol)
  • Aroma de baunilha ou raspas de lima ou de laranja ou uma pitada de canela, etc para aromatizar

Cobertura

  • Compota/ doce de fruta + frutas frescas a gosto (usei doce de framboesa receita AQUI + framboesas congeladas e romã

Confeção:

(fotos de confeção no fim)

Base

  1. Untei e forrei a papel vegetal uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro. Coloquei um copo ao meio, virado para cima.
  2. Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Adicionei o miolo de nozes e voltei a triturar em farinha.
  3. Descarocei as tâmaras, parti-as em pequenos pedaços e adicionei. Voltei a triturar tudo até ficar um crumble que, apesar de solto fica agregado ao apertar (caso esteja muito seco devem adicionar 1/2 colher de sopa de água).
  4. Passei este "crumble" para a forma, reservando cerca de 2/3 de chávena para posteriormente fazer as bolachas da decoração. Pressionei no fundo para fazer a base, deixando a meio o copo. Reservei no frigorífico enquanto fiz o recheio.



Recheio

  1. Pus as folhas de gelatina a demolhar em água fria abundante por 3 minutos. Aqueci o leite num copo no micro-ondas, sem deixar ferver. Escorri as folhas de gelatina já hidratadas e inseri-as no leite quente (elas vão dissolver-se de imediato). Mexi com uma colher e deixei arrefecer um pouco, o tempo de preparar o creme de queijo.
  2. Numa tigela misturei (sem bater) os queijos, os ingredientes adoçantes e a baunilha. Adicionei a gelatina dissolvida no leite, em fio e mexendo sempre para evitar grumos.
  3. Verti a mistura sobre a base, cuidadosamente para não entrar dentro do copo.
  4. Reservei no frigorífico 3 horas.
Montagem

  1. Para desformar, comecei por retirar o copo. Verti dentro do copo água bem quente de forma a criar calor que vai amolecer o cheesecake. Esperei 1 a 2 minutos, rodei o copo ao mesmo tempo que o puxei para cima até sair completamente.
  2. De seguida retirei a base, passei para o prato de servir, retirei o aro e o papel vegetal.
  3. Fiz a decoração com um pouco de doce e frutas.




Tão bom!



0 Comentários