Bolo de crepes com recheio de creme de ovos (saudável; fit; sem açúcar; apenas 5 ingredientes)


Não há duas) sem três, nem três sem quatro e por aí m diante... Pois, eu adoro bolo de crepes e hoje vou partilhar convosco mais um!

Esta receita segue a minha ideia de usar sempre os ovos inteiros nas receitas, pelo menos sempre que isso nos é possível fazer. Já sabem que eu sou da opinião que nós bloguers que fazemos receitas saudáveis devemos ter o cuidado de estudar e fazer o nosso trabalho de forma correta. Usar os ovos inteiros nas receitas sempre que for possível é uma demostração de trabalho bem feito.

Eu fiz para recheio a minha receita de "ovos moles" sem açúcar, feitos com tâmaras. Na verdade não são ovos moles, é um creme de ovos, uma daquelas receitas tradicionais impossíveis de fazer aproveitando as claras. Logo, usei uma receita de crepes que só tivesse as claras.

E pronto, é isso esta receita, uns crepes simples de claras com um recheio de gemas e tâmaras. 



Quarto dicas para esta receita.:

✔A primeira vai para a farinha dos crepes. Eu usei espelta, metade branca e metade 100% integral. Se não tiverem, usem trigo. 

✔Segunda dica vai para a doçura dos crepes. Eu não adocei a massa dos crepes, apenas aromatizei com canela. Se quiserem podem adoçar ligeiramente com o ingrediente adoçante que prefiram. Eu sugiro um pouco de stevia ou um pouco de mel ou agave, etc.

✔Terceira dica vai para os gulosos (ahah). Nós cá em casa já estamos habituados a comer pouco doce, mas sei que muitas pessoas que aqui vêm ainda estão no começo desta vida com menos açúcar. Por isso, aconselho provarem o vosso creme de ovos no fim de pronto e ajustarem a doçura ao vosso gosto. É provável que uma colher de sopa de mel seja suficiente para ficar no ponto para os mais gulosos. Atenção que eu não adocei os crepes, apenas os aromatizei com canela, se optarem por adoçar os crepes, com certeza que o creme não precisará de mais nada.

✔Quarta dica vai para a execução dos crepes. Tantas e tantas vezes que me dizem que não conseguem fazer crepes, que fica tudo mal. E eu? Quantas e quantas vezes não deitei massas de crepe fora por não estar a sair um único apresentável? Pois é, é preciso uma frigideira boa, antiaderente, para fazer bons crepes. Mais ainda quando se trata de receitas menos comuns, com menos gordura, etc. Portanto, não vale a pena estar a encher as frigideiras de gordura, poupem esse dinheiro e comprem uma frigideira boa, é o meu conselho. (já agora, estas minhas são do Ikea e eu adoro-as!)



Outras receitas que poderão gostar:

 Bolo de crepes recheado de creme de manga e chantilly de coco (saudável; sem glúten)

Bolo de crepes com recheio de creme de cacau (saudável; fit; sem glúten; proteico; lowcarb; paleo; opção vegan)


Vão precisar de:

  • 200g de tâmaras secas
  • 8 ovos
  • 220g de farinha de espelta (usei metade branca e metade 100% integral)
  • 400ml de leite ou bebida vegetal
  • 2 + 1/4 colheres de sopa de azeite
  • canela a gosto* (opcional)
  • miolo de noz picado para decorar (opcional)

Nota: como disse na introdução, eu não adocei os meus crepes, apenas os aromatizei com canela. Se forem mais "gulosos", adocem ao vosso gosto.

Confeção:

  1. Comecei por descaroçar as tâmaras e pôr a demolhar em 200ml de água bem quente por 15 minutos.
  2. Separei as gemas das claras. As gemas coloquei num tachinho, as claras numa tigela.
  3. Para o creme, triturei as tâmaras (com a água) até ter um creme macio. Juntei-o às gemas, adicionei 8 colheres de sopa de água e levei ao lume, brando e mexendo com frequência, até começar a ferver e estar num creme denso (gemas cozidas). Deixei arrefecer.
  4. Para os crepes, misturei bem as claras com a farinha, o leite, 2 colheres de sopa de azeite e a canela até estar homogéneo (podem usar a varinha mágica para ficar bem lisinho).
  5. Pus uma frigideira de 20cm de diâmetro antiaderente ao lume, médio, pincelada com o restante azeite. Quando quente adicionei cerca de 50ml da massa de crepe e inclinei a frigideira para que a massa cubra toda a superfície. Deixei cozinhar até a superfície virada para baixo dourar ligeiramente e as bordas se soltarem. Virei e deixei cozinhar mais 1 minuto.
  6. Repeti o processo até terminar a massa de crepes. 
  7. Para a montagem, coloquei um primeiro crepe no prato de servir e espalhei por cima uma generosa colher de sopa de creme. Tapei com outro crepe e repeti todo o processo até terminarem os crepes.
  8. Cobri o ultimo crepe com o restante creme e decorei com miolo de nozes picado.





Tão simples, tão bom...




0 Comentários