Bolo de crepes com recheio de creme de cacau (saudável; fit; sem glúten; proteico; lowcarb; opção vegan)



Os meus filhos adoram bolo de crepes. Eu até nem sou grande fã de crepes por si só, gosto, mas para comer ocasionalmente. A verdade é que acho que dá demasiado trabalho para o que vamos comer a seguir. Este formato seduz-me muito mais.



O segredo dum bolo de crepes é faze-los finos e pequenos. O que é que isto quer dizer? Para fazer um bolo de crepes não devemos imaginar o bolo com o diâmetro dum bolo vulgar, mas sim um bolo pequeno, porque a ideia é ter em cada fatia uma quantidade idêntica ao que comeríamos se estivéssemos a comer um crepe. Quero com isto dizer que as fatias têm de ser pequenas, logo, os crepes querem-se pequenos. Finos para não ser uma massa "emborrachada" no meio dum qualquer recheio. É que a massa de crepe depois de feito é um bocadinho "borracha" e, quanto mais quantidade de massa colocamos de cada vez na frigideira, mais altos ficam e mais textura de borracha temos.
Para que isto não aconteça devem colocar na frigideira apenas uma quantidade suficiente para a cobrir, nada de excesso.


Agora vocês perguntam: qualquer receita de crepe dá para fazer bolo de crepe? Sim, claro. Esta é a minha preferida e já foi partilhada nas redes sociais Facebook e Instagram em agosto de 2017 e 2018. Em agosto porque é em altura de férias que eu mais faço crepes. Não é minha, não faço ideia de quem é, porque as receitas de crepes são praticamente todas iguais, muito pouco há a alterar, ou seja, farinha, leite, água e ovos são os elementos base numa proporção que deixe uma massa fluida, depois é apenas acertar doçura. Neste caso, sendo para efeito de bolo, eu entendi usar mais uma colher de sopa de ingrediente adoçante do que faço para crepe simples.


Para o recheio quase tudo é permitido. Um creme ou mousse de chocolate fica sempre bem, mas existem outras alternativas, por exemplo, um chantilly de leite de coco também fica bem. Outra alternativa é intercalar o chantilly com creme de chocolate.


Este bolo de crepes, assim como as próximas receitas de sobremesa que irão aparecer aqui no blogue, são uma espécie de despedida de férias de natal dos meus filhos. A Camila foi ontem para Lisboa, volta já para a semana, e o J. Pedro vai para Itália na sexta feira. Antes deste regresso ás rotinas, fizemos juntos algumas sobremesas que eles adoram e que estou a partilhar convosco.

No caso deste bolo, ficou combinado com eles que voltávamos a fazer em breve com os recheios preferidos deles. No caso da Camila é recheio de manteiga de amendoim intercalado com recheio de creme de chocolate. No caso do J. Pedro é ovos moles (a minha receita saudável sem açúcar, claro) intercalado com recheio de creme de chocolate. Assim sendo, podem esperar que muito em breve terão estas duas versões aqui no blogue.

Vão precisar de :
Crepes
  • 250ml de leite ou bebida vegetal
  • 2 ovos (ou 2 ovos de linhaça para opção vegan)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 a 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei xilitol)
  • 80ml de água
  • 1 pitada de sal
  • 120g de farinha de trigo sarraceno*
* Podem trocar por 90g de farinha de aveia (sem glúten se necessário)

Recheio (ver nota** para outras sugestões de recheio)
  • 2 abacates
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 4 colheres de sopa de leite ou bebida vegetal
  • 4 a 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram
Cobertura
  • 60g de chocolate preto
  • café ou descafeinado ou chá ou apenas água q.b.
**Outras sugestão de recheio
  • 200g de iogurte natural ou queijo quark
  • 200g de chocolate preto
ou
  • 200g de iogurte natural ou queijo quark
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 4 a 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram
Confeção:
Crepes
  1. Coloquei todos os ingredientes num copo alto e triturei com a varinha mágica. Obtive uma massa fluida.
  2. Pus ao lume uma frigideira pequena (15cm de diâmetro) untada com azeite e verti sobre ela uma pequena quantidade da massa obtida (nota: o segredo dos crepes para fazer bolo deles é serem bem finos, por isso, aconselho não colocarem demasiada massa, apenas o suficiente para cobrir a frigideira). Deixei cozinhar em lume médio até as bordas começarem a levantar. Virei e deixei cozinhar mais 2 minutos do outro lado. Retirei e repeti o processo até terminar a massa.
Recheio
  1. Coloquei todos os ingredientes num copo ato e triturei com a varinha mágica. Obtive um creme idêntico a mousse.
Cobertura
  1. Derreti o chocolate em banho maria. 
  2. Fiz 50ml de descafeinado instantâneo. Aos poucos, uma colher de sopa de cada vez, misturei o café no chocolate derretido até estar num creme fluido.
Montagem
  1. Sobrepus em camadas alternadas um crepe e uma colher de sopa mal cheia de creme de cacau.
  2. Verti o creme de chocolate da cobertura em cima e deixei cair em vela.

Tão simples, tão bom…

0 Comentários