Torta de amêndoa recheada de creme de cacau (saudável; fit; sem açúcar; opção sem glúten)




Para fazer o bolo desta torta usei uma conhecida receita francesa, o "Joconde", que não é mais que um bolo tipo "esponja", fofo e macio, muitas vezes molhado com um xarope de café que eu hoje omiti.
Com esta base fazem-se muitas iguarias da pastelaria francesa, uma delas o "Opera cake" que em breve partilharei aqui no blogue.



Cumpri a receita tradicional quase á risca, apenas troquei o ingrediente adoçante e a farinha de trigo.
Bolos esponja são feitos á base de ovos, farinha e açúcar. Eventualmente podem levar fermento, neste formato não é necessário. Uma característica especifica do bolo esponja ao estilo "Joconde" é o uso de farinha de amêndoa.

Gosto desta massa em dois formatos, um neste, em torta, e no "opera cake" que já referi. Não deixa de ser uma massa fantástica para bolos recheados com várias camadas, já que é muito leve, portanto, perfeito para estar entre camadas de creme.


Para rechear e cobrir esta torta usei um creme que já fiz outras vezes e que têm  no blogue em receitas, como por exemplo, Bolo de amêndoa (ou avelã) recheado de creme de cacau (apenas 7 ingredientes; sem farinha; sem açúcar; sem glúten; saudável) . É muito básico e saudável, aproveitamos as gemas que sobram do próprio bolo, não dando assim lugar ao desperdício e fazendo um bolo delicioso e saudável.

A simplicidade deste creme está em fazer um puré de tâmaras, levar ao lume uma colher de sopa do creme com outra de água por cada gema. No fim adicionar cacau se assim quiseram, não é obrigatório.


Já que estamos a fazer creme de tâmaras, porque não fazer a melhor e mais saudável das coberturas que sabe a chocolate sem o ter. É só misturar cacau no creme de tâmaras já feito e que sobrou do recheio, nada mais que isto.

Esta é uma extraordinária torta, não custa nada a enrolar, não necessita das habituais técnicas para o fazer, basta deixar arrefecer um pouco e enrolar com a ajuda do papel vegetal.


Uma chamada de atenção para quem opte por trocar a farinha de espelta por farinha de arroz. Passam a ter duas farinhas sem glúten. Isto quer dizer que terão de ser mais cuidadosos a enrolar a torta, já que a possibilidade de ela partir passa a ser maior. Tenham atenção, façam todo o processo lentamente, não alterem significativamente as medidas do tabuleiro e não tentem enrolar quente, têm de deixar pelo menos amornar.

Que outros cremes podem rechear esta torta?
Um creme de chocolate fica sempre lindamente na amêndoa. Basta aquecerem 200ml de leite ou bebida vegetal. O leite deve estar bem quentinho, muito perto de entrar em fervura. De seguida partem 200g de chocolate para o leite quente. Tapam e reservam 5 minutos sem mexer. Ao fim desse tempo batam bem com um batedor de varas manual. Levem ao frigorifico a enrijecer. Irá demorar cerca de duas horas. Não se preocupem com o bolo, ele pode estar em espera.
Retirem o chocolate enrijecido do frigorifico e batam bem com a batedeira elétrica até estar em creme espesso.

Podem ainda usar um creme de abacate e chocolate. Basta triturar um abacate maduro em puré e adicionar 100g de chocolate derretido. Misturam bem e ajustam a doçura a gosto.


Outras receitas que poderão gostar:
Bolo de amêndoa (ou avelã) recheado de creme de cacau (apenas 7 ingredientes; sem farinha; sem açúcar; sem glúten; saudável) 

Torta de claras e limão com recheio de "lemon curd" (saudável; "fit", paleo; sem glúten; sem açucar; com farinha de coco) 

Torta de chocolate estilo "Dancake" com recheio de creme de noz (saudável, fit) 

Torta Snickers (saudável; "fit"; sem açúcar, sem farinha refinada; sem glúten) 

Vão precisar de:
Bolo
  • 150g de farinha de amêndoa
  • 1 chávena de 250ml de ingrediente adoçante que prefiram (usei xilitol)
  • 5 ovos
  • 30g de farinha de espelta (ou farinha de arroz ou de trigo ou de aveia)
  • 5 claras de ovo (reservar gemas para o recheio)
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de açúcar de coco (ou outro que prefiram)
Recheio e cobertura
  • 200g de tâmaras secas
  • 5 gemas 
  • 3 + 2 colheres de sopa de cacau em pó puro
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Bolo
  1. Pus o forno a aquecer a 200ºC. Forrei a papel vegetal o tabuleiro do forno e untei o papel vegetal (um tabuleiro largo com cerca de 38 x 34cm)
  2. Numa tijela misturei a farinha de amêndoa com o ingrediente adoçante. Adicionei os ovos inteiros e bati com a batedeira em potencia máxima até dobrar de volume e estar uma massa bem fofa.
  3. Juntei a farinha de espelta e voltei a bater, agora em potencia mínima e apenas para misturar.
  4. Separei as gemas de claras de mais 5 ovos. Reservei as gemas para o recheio e bati as claras em castelo firme. Quando já estava a ficar firme adicionei 1 pitada de sal e 2 colher de sopa de açúcar de coco. Bati mais alguns minutos até os grãos de açúcar se desfazerem.
  5. Envolvi as claras no preparado anterior, cuidadosamente e aos poucos.
  6. Espalhei a massa obtida por todo o tabuleiro forrado e levei ao forno 8 a 10 minutos.
  7. Retirei e deixei arrefecer enquanto preparei o recheio.
Recheio
  1. Descarocei e demolhei as tâmaras em 150ml de água quente por 15 minutos. Triturei (com a água) em puré com a varinha mágica.
  2. Num tacho coloquei as 5 gemas reservadas, 5 colheres de sopa de água e 6 colheres de sopa de puré de tâmaras. Bati bem com um batedor de varas manual.
  3. Levei o tacho ao lume, brando e mexendo com frequência, até ter um creme. Adicionei 3 colheres de sopa de cacau e mexi novamente para misturar (nota: se o creme estiver muito espesso acrescentar mais água, 1 colher de sopa de cada vez e mexendo bem a cada adição; se o creme estiver muito fluido devem levar mais tempo ao lume).
Cobertura
  1. Ao restante puré de tâmaras adicionei 2 colheres de sopa de cacau  e misturei bem.
Montagem
  1. Espalhei a creme do recheio em toda a superfície do bolo. 
  2. Com a ajuda do papel vegetal enrolei a torta sobre a largura. Passei para o prato de servir.
  3. Espalhei o creme da cobertura por todo o bolo e servi com amêndoa laminada manualmente.
 


Tão simples, tão bom…


2 Comentários

  1. Olá. Gostava de fazer mas uma chávena de adoçante é demasiado para mim. Ainda assim obrigado pela sua partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Esta receita rende 10 a 12 fatias. Acredite que uma chávena de ingrediente adoçante não é muito, antes pelo contrário. Estou convencida que quando provar a massa vai achar que precisa de mais. No entanto, não deve colocar, porque ainda vai ter o recheio e a cobertura.

      Eliminar