Como sabem nós cá em casa almoçamos maioritariamente peixe. Muitas e muitas vezes é peixe grelhado, também uso muito atum, faço saladas, enfim, vou variando. Entre os partos de peixe, os vegetarianos em que o queijo ou requeijão são a fonte de proteína e vitamina B12 e ainda alguns veganos, é assim que se fazem os almoços. Carne deixo para os dias de festa. tem sido assim nos últimos 5 anos.
Este é um prato que gostamos especialmente. Muitas vezes faço com feijão branco e deixo já aqui a sugestão.
Hoje houve lugar a uma outra troca, não arranjei lulas em argola e comprei argolas de pota. Por aqui gostaram ainda mais, estavam macias, muito tenrinhas e gostosas. Estas argolas são uma fonte natural de proteína, ricas nela e pobre em gordura, uma excelente alternativa para quem está de dieta.
Sugestões que tenho para vos propor, para além das que já mencionei?
Podem adicionar cenoura ás rodelas, podem adicionar espinafres ou até couve lombarda em juliana, podem omitir o pimento se não tiverem em casa, podem omitir os frutos do mar, usar apenas um pouco de miolo de camarão ou até mesmo só alguns camarões a decorar.
Lembrem-se que o grão já é proteico, logo, não é necessário adicionar grande quantidade de proteína animal neste tipo de preparados.
Lembrem-se que o grão já é proteico, logo, não é necessário adicionar grande quantidade de proteína animal neste tipo de preparados.
Lembro-me em pequena de se fazer este prato em casa dos meus pais e era acrescido de batata em cubos ou massa de cotovelos. Era só um bocadinho que se punha, no máximo 2 batatas ou 1 mão cheia de massa. Ficava maravilhoso!
Esta é uma refeição que cabe bem em qualquer altura do ano, é muito rápida de fazer.
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
- 400g de argolas de pota ou de lula (usei congelado)
- 200g de mix de frutos do mar (preparados para arroz de marisco ou paella congelado)
- 1 cebola
- 1/2 pimento vermelho
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de pimentão doce (paprika)
- 1 colher de chá de salsa ou tomilho seco
- 1 colher de sopa de massa de pimentão
- 1 colher de chá de alho granulado seco (ou 2 dentes de alho picados)
- 3 folhas de louro
- 200g de tomate pedaços (usei guloso sem adição de açúcar nem conservantes)
- sal
- 400g de grão de bico cozido (1 frasco)
- salsa picada q.b.
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
- Piquei a cebola e parti o pimento em pequenos pedaços. Levei ao lume num tacho largo com o azeite e as argolas descongeladas. Salteei tudo por cerca de 5 minutos.
- Adicionei o pimentão doce, o tomilho, o louro, a massa de pimentão, o alho e o tomate em pedaços. Misturei bem e deixei cozinhar 5 minutos, refrescando com água conforme foi necessário.
- Juntei o grão de bico e envolvi.
- Acrescentei os frutos do mar, reservando os camarões, e deixei cozinhar mais 5 minutos, novamente refrescando com água quando necessário.
- Desliguei o lume e introduzi os camarões reservados. Tapei e reservei 2 a 3 minutos antes de servir.
- Servi com salsa picada.
Bom apetite!
0 Comentários