Parece uma receita nova, mas na realidade está aqui uma junção de outras receitas aqui do blogue.
Começando pelo cupcake em si, resultou da adaptação duma receita de muffins de chocolate muito popular por entre os seguidores da Panelinha de Sabores, receita essa que podem ver carregando aqui. O que mudei? O necessário para deixar de ser um muffin e passar a ser um cupcake. Ao contrário daquilo que muitos pensam, o que distingue um muffin dum cupcake não é a cobertura, mas sim o próprio bolo em si. Um muffin é menos doce e mais fofo, pois trata-se dum bolo idealizado para pequeno almoço. O cupcake é mais doce, mais húmido, pois já estamos a falar dum bolo de sobremesa.
Foi esta simples adaptação que fiz há receita já existente para fazer estes cupcakes.
O que podem trocar em relação há lista de ingredientes que está lá mais abaixo? A farinha pode ser de aveia, devendo ser medida e não pesada, ou seja, medir 1 chávena de 250ml e não pesar 120g, já que estas farinhas têm densidade diferente.
O ingrediente adoçante pode ser o que preferirem, no entanto, não aconselho o uso de somente ingrediente adoçante no estado liquido. Isto quer dizer que, se optarem por, por exemplo, agave ou mel, façam-no em apenas 50% e coloquem o restante de ingrediente adoçante seco, como por exemplo, açúcar de coco ou mascavado, stevia, xilitol,... Se por acaso não tiverem em casa nenhum ingrediente adoçante seco e queiram fazer estes cupcakes, diminuam a quantidade de leite (vegetal ou normal) ou de café na quantidade de 40ml.
Por falar em café, este é opcional e podem usar a mesma quantidade de leite ou bebida vegetal. O café ou descafeinado potencializam o sabor do cacau, no entanto, pode ser dispensado.
(Nota *) No que diz respeito á cobertura, eu optei por uma de queijo creme. Adaptei-a de um bolo de chocolate vegan feito com buttermilk, receita que podem ver carregando aqui e também indo ao encontro dos vários semifrios e cheesecakes de manteiga de amendoim que encontram no blogue.
Há outras formas de o fazer dispensando o queijo creme, tal como aconteceu no bolo que mencionei, uma delas é usar leite de coco sólido, outra é usar iogurte natural, seja ele normal, grego ou vegetal.
Nestes dois casos devem acertar a textura do vosso creme no fim de forma a ficar como o tradicional "buttercream" (creme de manteiga). Trata-se de um creme macio, no entanto, firme.
No caso de optarem por usar iogurte natural não é necessário fazer dois potes que por norma têm 125g cada. Um único pote é suficiente para fazer a cobertura dos 8 bolinhos, apenas vão ficar um pouco mais "baixos". No entanto, devem manter os restantes ingredientes da receita e, como já disse, acertar a textura no fim usando leite ou bebida vegetal.
Fiz estes cupcakes a pensar no Dia dos Namorados que se aproxima. Não só de morangos e framboesas se celebra o amor á mesa, o chocolate é quase obrigatório, esta versão sabor a Snickers veio porque, na minha modesta opinião, não há homem que lhes resista😜
Ora, se é uma versão Snickers tem de ter amendoim e/ou manteiga dos mesmos. Optámos por fazer um recheio de manteiga de amendoim que, no fundo, é a alma deste bolinho. Não é ideia minha, nem tão pouco fui eu que descobri esta forma de fazer o recheio nos cupcakes. É muito banal na blogosfera, também encontram facilmente vídeos no youtube. É muito simples de fazer. Depois dos cupcakes feitos e arrefecidos, com a ajuda dum descaroçador de maças, abrimos uma cavidade no centro do bolo e colocamos lá uma colher de chá de manteiga de amendoim cremosa. Podem optar por qualquer outra manteiga de oleaginosas ou por um ganache de chocolate que também fica muito bom.
O molho de chocolate que usei na decoração destes bolinhos também é antigo aqui no blogue. Já à algum tempo que não fazia, no entanto, continua a ser o meu preferido para estas situações. Aproveito a água que fica nas latas de leite de coco depois de retirar a parte sólida e com ela faço o melhor dos molhos de chocolate.
A receita é muito simples. Numa tigelinha misturam 100ml de água da lata de leite de coco, 3 colheres de sopa de cacau em pó puro e 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante não granulado. Tudo muito bem misturado e está um molho de chocolate delicioso! Se usarem xilitol ou stevia nem precisam de se preocupar com as calorias, pois são muito baixas.
Para esta decoração só vão precisar de uma pequena parte deste molho, por isso entendi não colocar a receita na descrição da mesma. Podem guardar no frigorifico uns dias que não se estraga.
Eu não estarei por casa neste dia, vou com o meu marido para um fim de semana romântico. Ao fim de tantos anos de casados e com os dois filhos já maiores de idade, chegou a altura de voltarmos a namorar e aproveitar melhor a vida a dois que voltamos a ter. A lei da vida! Os filhos crescem, têm as suas vidas mais independentes dos pais, e nós voltamos a ficar sozinhos.
Antes de passar á receita, fica um pedido de desculpas e uma promessa. Hoje não tenho as habituais fotos de confeção, apenas vídeos da montagem do cupcake. Foi a minha filha Camila que fez toda a confeção e ela esqueceu-se de fotografar. Eu só fui ajudar no momento da montagem e só aí é que documentamos em vídeo os passos.
A promessa é que vão parecer em breve outros cupcakes com outros sabores. A Camila ficou muito entusiasmada com esta confeção e já está cheia de ideias e vontade para fazer mais. Eu até já elaborei a próxima recita, já está no papel, falta só concretizar. Será sabor a Tiramisu, vegan, com cupcake de café, recheio de creme de chocolate e cobertura de baunilha feita com cajus. Estou super entusiasmada e muitíssimo ansiosa por concretizar esta receita!!!!
Vão precisar de:
(serve 8 cupcakes)
Cupcakes
- 120g (250ml no copo medidor) de farinha de espelta
- 4 colheres de sopa de cacau em pó puro
- 1 colher de chá de fermento
- 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/4 de colher de chá de sal
- 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante seco que prefiram (usei 4 colheres de sopa de açúcar de coco e o restante de xilitol)
- 200ml de bebida vegetal a gosto (ou leite)
- 1 colher de sopa de vinagre branco ou sumo de limão
- 50ml de café ou descafeinado (ou mais leite/ bebida vegetal)
- 5 colheres de sopa de azeite
- 8 colheres de chá de manteiga de amendoim cremosa
- 200g de queijo creme magro
- 4 a 5 colheres de sopa de manteiga de amendoim**
- 2 colheres de sopa de cacau em pó puro
- 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei 2 de agave e 6 de xilitol)
- 1 a 2 colheres de sopa de bebida vegetal ou leite
**Esta quantidade é dependente do gosto pessoal, se querem mais ou menos sabor a amendoim.
Confeção:
Cupcakes
- Pôr o forno a aquecer a 180ºC. Forrar formas de cupcake com formas de papel.
- Numa tigela misturar bem todos os ingredientes secos (farinha, fermento, bicarbonato, sal, cacau, ingrediente adoçante escolhido).
- Noutra tigela misturar os ingredientes líquidos (leite, café, azeite, vinagre, café).
- Verter a mistura de líquidos sobre a dos secos e misturar bem até ter uma massa/creme macio e homogéneo (nesta altura devem provar a vossa massa e acertar a doçura ao vosso gosto).
- Dividir pelas formas e levar ao forno 15 a 18 minutos. Deixar arrefecer.
- Com a ajuda dum descaroçador de maça, abrir uma pequena cavidade no centro de cada bolinho. Colocar 1 colher de chá de manteiga de amendoim cremosa nessa cavidade (ver vídeo na introdução).
- Numa tigela bater bem com a batedeira elétrica todos os ingredientes á exceção do leite (ou bebida vegetal) (nesta altura devem provar o vosso creme e acertar a doçura ao vosso gosto).
- Aos poucos, meia colher de sopa de cada vez, juntar o leite e misturar até ter um creme macio mas firme.
- Colocar o creme obtido na seringa ou saco de pasteleiro e distribuir por cima de cada bolo, começando de fora para dentro.
- Reservar no frigorifico.
Nota: a receita do molho de chocolate que usei na decoração está na introdução.
1 Comentários
Que gulosos! Não faço cupcakes há uns tempos, mas fiquei c imensa vontade d experimentar estes :P Bjinhos!
ResponderEliminar