Tarte de requeijão e espinafres saudável (fit; proteica; vegetariano)


Uma deliciosa e simples tarte que tanto dá para uma refeição em casa, como para levar nas marmitas ou ainda para aquele brunch de domingo bem rico.
Não tem segredos, pelo que eu vou limitar-me nesta introdução a dar algumas sugestões de troca de ingredientes.



Para a base, podem fazer num processador de alimentos como eu fiz ou amassar tudo á mão. Apenas devem colocar a água aos poucos no fim para ficar na textura certa, ou seja, uma massa muito maleável e que não cola ás mãos. Colocar a água aos poucos, porque esta é dependente da farinha que usarem, se integral, se branca ou de mistura.




Caso não queiram fazer a base, sugiro o uso de massa filo. Já fiz e fica lindamente. Outra opção para o caso de precisarem de fazer sem glúten, é usarem massa quebrada sem glúten á venda nos hipermercados. Também podem fazer a minha receita que encontram carregando👉 aqui ,retirando o ingrediente adoçante.




Para fazer o recheio desta tarte usei requeijão de cabra. Adoro requeijão de cabra e ovelha, ficam mesmo bem nesta combinação. No entanto, para quem prefira um requeijão mais "leve", sugiro o Requeijão Natural Saloio rico em proteína, com apenas 100kcal por 100g.
Ainda sobre o recheio, caso queiram colocar cogumelos no interior e não apenas como decoração, devem salteá-los primeiro num fio de azeite.




Qual a grande vantagem desta tarte em relação ás muitas que vemos nesta blogosfera? Não é preciso cozinhar os espinafres antes de colocar a assar, nem saltear, nem cozer nem sequer escaldar. Eles vão assim crus, picados com uma faca se forem folhas grandes e cozinham com os restantes ingredientes no forno.
Caso usem espinafres congelados, aí já é diferente. Aconselho a escaldarem em água quente e depois apertar bem para sair o máximo de água possível. Muito sinceramente, não compensa monetariamente o uso de espinafres congelados.

Vão precisar de:
Base
  • 2 chávenas de farinha de espelta integral
  • 1 pitada de sal
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 ovo
  • 4 a 5 colheres de sopa de água
Recheio
  • Requeijões Saloio de Cabra (ou ovelha ou natural rico em proteína)
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de alho granulado 
  • 1 colher de chá de salsa seca
  • 50 + 50g de queijo ralado
  • 150g de espinafres baby
  • 2 cogumelos frescos laminados para decoração

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Base
  1. Untei uma forma de fundo amovível de 23cm de diâmetro. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  2. Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos, á exceção da água, e pulsei para misturar bem. Aos poucos, uma colher de sopa de cada vez, fui juntando a água até formar uma massa. (Podem amassar tudo numa tigela com as vossas mãos.)
  3. Passei a massa obtida para a forma untada e estiquei sobre a base e lados.
  4. Piquei toda a superfície com um garfo e levei ao forno 10 minutos (opcionalmente podem tapar a base com papel vegetal e cobri-lo com feijão, massa ou arroz-ver fotos abaixo)
Recheio
  1. Enquanto a base esteve no forno preparei o recheio. Passei o forno para os 220ºC.
  2. Numa tigela coloquei os requeijões, o alho, a salsa e os ovos. Triturei tudo com a varinha mágica até obter um creme.
  3. Adicionei os espinafres picados grosseiramente com uma faca e envolvi tudo. Acrescentei 50g de queijo ralado e voltei a envolver.
  4. Passei a pasta obtida para a base pré assada, espalhei o restante queijo ralado, decorei com os cogumelos e levei ao forno 30 minutos.

 
 
 


Bom apetite!


3 Comentários

  1. Olá ☺️Só uma questão? Os cogumelos n libertaram água ??! Normalmente as mhs ficam sempre ensopadas por causa de certos alimentos libertarem água ?!

    ResponderEliminar
  2. Olá ☺️Só uma questão? Os cogumelos n libertaram água ??! Normalmente as mhs ficam sempre ensopadas por causa de certos alimentos libertarem água ?!

    ResponderEliminar
  3. Olá ☺️Só uma questão? Os cogumelos n libertaram água ??! Normalmente as mhs ficam sempre ensopadas por causa de certos alimentos libertarem água ?!

    ResponderEliminar