"Bagels" saudáveis simples, com pepitas de chocolate ou com passas (opção vegan)




Simples, com passas ou com pepitas de chocolate, eu passo já a dizer-vos como é que gosto mais deles: torrados!!!😅😅😅
É isso mesmo, são bons com compota, são bons com queijo creme, são bons com guacamole, enfim, há para todos os gostos, mas eu gosto de os torrar e comer assim, simples. Afinal de contas, "bagels" são pão!


Para quem não sabe, e aviso já que a informação que vos vou dar é a que consta na Wikipédia, um "bagel" é um pão tradicionalmente feito de farinha de trigo. É uma massa fermentada, na forma de anel, feito à mão e que antes de ir ao forno é cozido em água. O resultado é um interior denso, elástico e "meio-cru" com o exterior acastanhado e, ás vezes, dependendo do que usarmos para pincelar, fica estaladiço. Por norma são cobertos com sementes de sésamo ou papoila e podem ser salpicados com sal.


São muito populares nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, quase sempre consumidos ao pequeno almoço, partidos ao meio e barrados com queijo creme. Ou, lá está, torrados com manteiga (eu dispenso a manteiga, salvo se tiver em casa manteiga de cabra que adoro😉😁).
O que difere os bagels dos donuts? Pouco, só mesmo o facto de não serem fritos o que lhes confere uma textura diferente quando prontos.


Já os "bubliks" russos são muito semelhantes aos bagels. São um pouco maiores, o buraco interior é mais largo e são mais secos. Os "pretzels" de formato grande também são muito idênticos aos bagels, mas são cozinhados em água alcalina que faz com que externamente fiquem escuros e brilhantes.
Eu posso dizer-vos que já vi quem fizesse os bagels na água alcalina. Nunca experimentei, mas será em breve com certeza.


Para vos apresentar esta receita entendi fazer os meus "bagels" com passas e com pepitas de chocolate. Estou apenas a dar ideias, eles ficam muito bons simples.
Para fazer com pepitas de chocolate é preciso ter uma atenção. Quando estamos a coze-los em água não deve haver pepitas visíveis. Não é nada difícil, acreditem, se não exageraram na quantidade não vão ter qualquer problema.


Em termos de preparação não há qualquer segredo, é tal e qual como fazer pão. De facto, apenas a confeção tem o pormenor de serem "cozidos" em água antes de ir ao forno.
Eu coloquei duas colheres de sopa de agave na água de os cozer. Ficam mais macios e com um paladar (aroma) mais atrativo, no entanto, é completamente opcional.


Não devem ficar muito preocupados em fazer anéis perfeitos antes de ir fermentar. A melhor altura para aperfeiçoar os bagels é depois de passados na água. Nesta altura eles estão com a massa firme, no entanto, ainda não estão cozidos. Isso quer dizer que a massa está bastante maleável. Basta deixarem arrefecer um pouco, o suficiente para não se queimarem ao pegar-lhes, e nessa altura aperfeiçoam cada anel rolando entre os vossos dedos e mão.

Também entendi cobrir alguns deles com coco ralado em vez das tradicionais sementes, apenas para vos mostrar mais uma possibilidade de fazerem os vossos bagels.


Em relação à compota que usei para barrar os primeiros a serem comidos e que vêm na foto, trata-se de compota caseira de maça, pera, canela e gengibre. É muito fácil de fazer, podem usar o micro-ondas e faze-la de forma rápida, ou num tachinho mais lentamente.
Para fazer 2 potes pequenos descasquei e cortei em pedaços 2 maças e 2 peras. coloquei num copo alto com 100g de tâmaras descaroçadas, 1 colher de sobremesa de canela e outra de gengibre seco. Reguei com sumo de meio limão, tapei com pelicula aderente e levei ao micro-ondas 5 minutos. Retirei, deixei arrefecer um pouco e triturei com a varinha mágica.
Para fazerem num tachinho é tudo igual, só têm de levar a lume brando e deixar cozinhar até a fruta estar mole.

É uma excelente alternativa aos croissants nas festas de aniversario das nossas crianças, porque é diferente, elas gostam de arrojar, de experimentar e também é uma forma divertida de comer pão.

Fica a promessa que em breve farei a mesma receita com massa não fermentada, ou seja, uma receita mais rápida e fácil, embora, é sempre bom lembrar, que é menos saudável.

Não posso deixar de vos lembrar aqui a minha receita de croissants e também a dos scones saudáveis, ambas ótimas para pequeno almoço, lanche e festinhas de aniversario das nossas crianças.

"Croissants" saudáveis (com opção vegan) 

Mini "Scones" de canela saudáveis (vegan; opção sem gluten; opção lowcarb)

Vão precisar de:
(serve 8 a 10 bagels- cada bagels não deve ter mais de 60g de farinha)
  • 5,5g de fermento padeiro seco Royal (levedura) (2 colheres de chá)
  • 300ml de água morna (37 a 40ºC)
  • 1 colher de sopa de açúcar de coco (ou outro que prefiram)
  • 480g de farinha de espelta (usei a 1050*)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 ovo ou 1 clara de ovo ou 1 colher de sopa de azeite + 1 colher de sopa de água para pincelar
Opcional:
  • 1 mão cheia de pepitas de chocolate
  • 1 mão cheia de passas de uva
  • 2 colheres de sopa de agave ou mel ou xarope de acér
Cobertura:
  • sementes de sésamo, sementes de papoila ou coco ralado

*A farinha de espelta 1050 tem 83% de farinha integral e o restante de branca, é, por isso, uma farinha de mistura.

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Num pequeno recipiente misturei o açúcar e o fermento em metade da água (150ml) aquecida a 40ºC. Cobri e deixei descansar 5 minutos para o fermento ativar (vai formar espuma).
  2. Numa tigela grande misturei a farinha com o sal. Abri um "buraco" na farinha e verti o fermento ativo. Amassei um pouco e, aos poucos, fui acrescentando a restante água aquecida até formar uma bola de massa maleável, elástica e que não cola ás mãos (devem amassar por cerca de 5 minutos) (caso a massa esteja muito seca, acrescentem mais água).
  3. Untei a tigela com azeite, coloquei a bola de massa lá dentro, tapei com um pano e reservei em local quente por 1 hora para fermentar (vai crescer, dobrar de volume).
 


Para fazer com pepitas de chocolate e passas:
  1. Antes de colocar a fermentar, dividi a bola de massa ao meio. A uma das metades juntei as pepitas de chocolate e amassei para que se misturem. Na outra metade juntei as passas e também amassei para que se misturem. 

  1. Retirei a(s) bola(s) de massa para uma superfície enfarinhada e amassei um pouco para retirar o ar. Dividi o total de massa em 8 pedaços. Fiz pequenas bolas com cada pedaço e, com a ajuda do meu dedo polegar, abri um buraco ao centro. Rodei o anel que formei sobre os meus dedos para aperfeiçoar. (nota: se fizerem com pepitas de chocolate tenham o cuidado de não estarem visíveis, devem estar "entranhadas" na massa)
  2.  Coloquei num tabuleiro forrado a papel vegetal, tapei novamente com um pano e coloquei em local quente por mais 10 minutos. Nesse tempo preparei a água da cozedura e pus o forno a aquecer a 200ºC.
  3. Pus ao lume um tacho largo com água até 3/4 da capacidade. Quando a água ferveu, adicionei 2 colheres de sopa de agave (é opcional, podem não colocar nada ou usar mel ou xarope de ácer). Baixei um pouco o lume e coloquei os bagels a cozer 2 minutos. Com uma escumadeira, virei-os e deixei cozer mais 1 minuto do lado contrário. Retirei-os novamente para o papel vegetal com a escumadeira.
  4. Pincelei cada bagel com ovo batido, pressionei a parte pincelada sobre um prato coberto com sementes (ou coco ralado) e coloquei novamente no papel vegetal.
  5. Levei ao forno a assar por 20 minutos.





Tão bom…


2 Comentários

  1. Muito bom! Nunca fiz, mas tb nunca é tarde p experimentar :) Bjinho.

    ResponderEliminar
  2. Conhece alguma receita para fazer bagels nas formas de donuts?

    ResponderEliminar