Mini "Scones" de canela saudáveis (vegan; opção sem gluten; opção lowcarb)




Ainda de férias, estou a tentar aproveitar ao máximo o tempo com os meus filhos. O blogue tem estado "parado", não perco tempo a escrever no computador, todos os minutos são neste momento preciosos para estar junto dos meus filhos, conversar, rir, trocar ideias. Faltam poucos dias para o J. Pedro ir para Itália e a Camila para Lisboa, a meio de setembro a casa vai ficar vazia e, desta vez, contará apenas com a "visita" ao fim de semana da Camila, o J. Pedro só virá cá em Novembro (é o que eu espero).


Entre os bons momentos juntos, os passados na cozinha são de grande cumplicidade.
 Nas semanas passadas no algarve esteve connosco um amigo do filho mais velho, também ele chamado José Pedro, que nos disse estar a adorar a nossa família, a adorar a forma como nos relacionamos. Achei curioso a expressão que ele usou quando se referiu ás "conversas na cozinha". Também ele, apesar de ser um jovem de 22 anos, é da opinião que é na cozinha que se têm as melhores conversas.




Já pelo norte desde dia 21 de forma a preparar a festa de aniversario e despedida do J. Pedro, eu e a Camila temo-nos aventurado em algumas receitas que até aqui nunca tinha feito. Não é o caso dos scones, por acaso até fizemos uma receita de scones de alfarroba no algarve, refiro-me aos croissants que irão ver num outro post brevemente.


Estes scones que hoje vos deixo são realmente fabulosos e muito fáceis de fazer. A principal característica é mesmo a versatilidade, ou seja, podem facilmente trocar as farinhas, podem usar ovo de galinha se não tiverem linhaça e ainda podem trocar a banana por puré de maça. Qualquer uma das hipóteses que vos dou em baixo já foi testada por mim, funcionam bem, apenas têm de fazer pequenos ajustes na massa.

O que gostava de acrescentar a esta introdução, e porque a receita não tem qualquer segredo, é a forma como cheguei a ela. Tal como acontece em muitas publicações, o que fiz foi pegar numa receita tradicional e básica e trocar alguns dos ingredientes que dispenso na minha dieta. Comecei por trocar a farinha de trigo por outra mais nutritiva e proteica. Neste ponto, e como já disse em cima, já fiz varias misturas. A banana que vêm lá em baixo na lista de ingredientes está a substituir a manteiga na receita original e ainda ajuda a adoçar. Troquei o ovo de galinha por ovo de linhaça.


Vão precisar de:
(serve 8 scones)
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de farinha de aveia (115g)*
  • 1/2 caneca (250ml no copo medidor) de farinha de amêndoa (65g)*
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 1 banana madura**
  • 1 colher de sopa de ingrediente adoçante (opcional; usei stevia em pó)
  • 1 ovo de linhaça (1 colher de sopa de farinha de linhaça)***
  • canela para polvilhar
*Podem usar apenas uma destas farinhas, ou só aveia ou só amêndoa, devendo para isso medir pela vossa caneca (copo medidor) e não pesar. No caso de optarem por usar só farinha de aveia aconselho acrescentarem 1 colher de sopa de azeite para "amaciar" a massa.
**Podem trocar por puré de maça na quantidade de 1/2 caneca ( 1 maça grande).
***Podem trocar por 1 ovo de galinha.
Nota: Dependendo do tamanho e estado de maturação da vossa banana pode ser necessário acertar a quantidade de farinha e também de ingrediente adoçante.

Confeção:

  • Pus o forno a aquecer a 180ºC. 
  • Fiz o ovo de linhaça. Misturei bem 1 colher de sopa de farinha de linhaça com 3 de água e reservei 5 minutos até gelificar.
  • Numa tigelinha esmaguei a banana e adicionei o vinagre.
  • Noutra tigela misturei os ingredientes secos (farinhas e bicarbonato de sódio).
  • Adicionei o ovo de linhaça e o puré de banana aos secos e misturei até formar uma bola de massa (não deve ser demasiado "seca" ou dura).
  • Dividi a massa, formei bolinhas, coloquei no tabuleiro forrado a papel vegetal e polvilhei com canela. (Nota: podem fazer um único circulo e cortar em triângulos).
  • Levei ao forno 15minutos e servi com doce de framboesas.








Tão simples, tão bom!


0 Comentários