"Croissants" saudáveis (com opção vegan)





Já há algum tempo que eu e a minha filha Camila queríamos fazer croissants. Nem eu nem ela somos grandes fãs, já o meu filho mais velho, o J. Pedro, adora-os. A Camila contou-me que o Hugo, o namorado, também adora croissants, talvez por isso estivesse tão motivada.

Não tinha nenhuma referência de receita saudável, não tinha sequer uma receita tradicional que alguma vez tivesse feito para me guiar, pelo que fiz uma pesquisa no youtube e escolhi uma receita de "croissants brioche" tradicional que me pareceu muito bem conseguida e modifiquei-a.




Como de costume, comecei por trocar a farinha, depois substituir a enorme quantidade de manteiga que tinha, o óleo e por fim o ingrediente adoçante. Seguiram-se as contas do costume para que tudo desse certo. Comecei por tentar acertar as quantidades para 500g de farinha, mas não estava a dar certo. Sei que muitos que me vão ler não entendem o que estou a dizer, mas nem sempre as coisas são como nós queremos. Não posso dividir um ovo em 3/4; não devo usar 10g de fermento quando a saqueta tem 11g. Acabei por deixar ficar a receita com 600g de farinha.

Feita e dividida a massa, foi a vez de voltar ás contas. Deu-me 18 pequenos croissants, ainda que não os considere "mini", pelo que cada um iria ter cerca de 33g de farinha. Achei bastante razoável e, atendendo aos restantes ingredientes que usei, não iriam ficar muito calóricos.



A farinha que escolhi foi a de espelta. Esta é uma farinha com características semelhantes á de trigo no ponto de vista da confeção e do resultado final das receitas, no entanto, do ponto de vista nutricional, é bem diferente.

A espelta é uma farinha com índice glicémico médio. Comparativamente com a de trigo, a espelta tem o valor de 45 e a de trigo 80 (considerado alto). Isto significa que os seus hidratos de carbono são absorvidos lentamente, o que evita a subida rápida dos níveis de açúcar no sangue, permitindo assim uma manutenção constante da glicemia durante o tempo. A reconhecimento mais fácil deste fator é a sensação de saciedade prolongada.
É uma farinha rica em fibra, em especial a versão integral, e também é proteica. Conta com 15g de proteína por cada 100, mais 5g que a de trigo.
Antes de passar à receita, deixo-vos o link da nutella saudável e vegan que recheia um dos croissants da foto. Quanto ao doce de framboesa, é uma versão sem açúcar que irá sair num outro post em breve.
Creme de avelã nutella) saudável e vegan  


Vão precisar de:
(serve 18 croissants pequenos)
  • 11g de fermento de padeiro seco 
  • 200ml de bebida vegetal ou leite
  • 5 colheres de sopa de puré de maça (1 maça pequena) ou 1/2 banana triturada
  • 5 a 6 colheres de ingrediente adoçante (usei metade stevia em pó e metade açúcar de coco)
  • 600g de farinha de espelta integral
  • 1 colher de café de sal
  • 1 ovo (ou ovo de linhaça para opção vegan) (+ 1 ovo para pincelar no fim)
  • 1 colher de sopa de azeite

Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Amornei o leite no micro-ondas por 20 segundos. Misturei o fermento no leite morno. Reservei 10 minutos para que fique ativo. (Nota: tenham atenção á temperatura do leite, pois muito quente "mata" o fermento e frio não o ativa. A temperatura ideal é entre os 37 e os 45ºC.)
  2. Descasquei a maça, cortei em pedaços, coloquei num copo alto, tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 2 minutos. Retirei e triturei em puré com a varinha mágica.
  3. Numa tigela misturei a farinha com o sal e o ingrediente adoçante. Adicionei o leite, o ovo, o puré de maçã e o azeite. Amassei durante 15 minutos até fazer uma massa que forma uma bola macia (não deve ser muito seca nem dura).
  4. Untei a tigela com 1 fio de azeite, coloquei a bola de massa, tapei com um pano e reservei em local quente durante 30 minutos (ou até dobrar de volume). 
  5. Transferi a massa para uma folha de papel de vegetal e estiquei-a em forma de retângulo com uma altura de 0,5cm.
  6. Parti a massa quadrados e depois em triângulos. Enrolei cada triângulo começando pela base e terminado no vértice (ver fotos abaixo). 
  7. Voltei a tapar com um pano e deixei levedar mais 30 minutos. 
  8. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Pincelei os croissants com ovo batido..
  9. Levei ao forno por 20min.





1 Comentários

  1. Óptima receita! Será q ficam bons se forem congelados para ir consumindo? Obrigada! Bjinhos.

    ResponderEliminar