Rabanadas saudáveis (no forno; sem açucar; fit)





Tenho a mesma árvore de natal desde que me casei, já lá vão quase 25 anos. Todos os anos renovo a  decoração, seja na árvore, seja na casa. Não compro, ou compro muito pouco, aproveito o que a natureza tão gentilmente me dá. Galhos, bolotas, folhas secas, pinhas, tudo é pintado e serve para decoração. Tenho a sorte de viver num pequeno bosque, rodeada de enormes arvores, carvalhos, sobreiros, pinheiros, plátanos, castanheiro, nogueiras, oliveiras, há um pouco de tudo por aqui.
Nos últimos anos tenho pensado: "se mudo a decoração da casa, porque não mudo a decoração dos pratos que sirvo?"


A busca por fazer as receitas tradicionais de forma saudável estava a levar-me a mudar as receitas e manter a apresentação. No fundo o que interessava era que parecesse o mesmo, não que soubesse ao mesmo. Foi o que fiz durante algum tempo. Não sei se estava errada, dizem que os olhos também comem. O que é certo é que funcionava. Eu fazia algumas alterações ás receitas tradicionais, mais exatamente ás receitas que a minha mãe fazia, terminava-as tal e qual como ela fazia e ninguém reclamava.




Nos três últimos anos tentei mudar isto. Passei a preocupar-me mais com o facto de os pratos saberem ao mesmo que os de antigamente e inovar na apresentação. Tenho de vos ser sincera, à parte da família cá de casa, já habituada a esta minha maneira de cozinhar, os outros olham para as coisas e não vêm lá o que querem, muitas vezes nem se servem, não percebendo que é apenas uma nova decoração, tal como fazemos com a casa.


As rabanadas são facílimas de mudar. Fazer no forno já é comum em praticamente todas as casas, regar com apenas um fio de mel em vez do tradicional açúcar e canela também me parece já muito vulgar, pelo que inovar representa arrojar!

Este ano irei arrojar mais que nos anos anteriores, têm aqui o que vão ser as minhas rabanadas este ano: com praliné de amêndoa e com mel, framboesas e romã.
Há três anos fiz com ovo moles e creme de chocolate, há dois anos com calda de laranja e no ano passado fiz um crocante de amêndoa.

Não é habitual fazer o pão para as rabanadas. É uma altura do ano com muito trabalho, muitas coisas para fazer, não só na cozinha e em casa, como também fora. São os almoços e jantares de natal, as idas ao cabeleireiro para as festas, as compras, o próprio trabalho, fazer pão parece uma tarefa impossível de realizar.
Não sei se o farei este ano, ainda está longe para decidir isso, fiz para mostrar esta decoração aqui no blogue.


A receita das próprias rabanadas mantem-se igual á que já foi publicada. Faz-se sempre pequenas alterações, por exemplo, este ano não usei mel, não tinha em casa e optei pelo agave e pelo xarope de ácer. Não traz qualquer alteração em termos de confeção, nem tão pouco em termos de sabor. Também experimentei com xilitol, funciona igual.


Voltando ao assunto do pão, que é de facto o que mais preocupação nos dá, eu habitualmente compro um cacete de centeio, o pão que eu mais gosto. Ficam um bocadinho escuras, não muito bonitas, mas saborosas.

Para estas que aqui vêm fiz um pão de farinha de espelta. Apenas espelta, sem qualquer mistura. Um pão simples, nada de complicações nem adições.

Compro a farinha no supermercado Lidl. Para este fim escolho a espelta 1050. Tem 82% farinha integral e o restante branca. A proporção é boa para rabanadas.
Podem escolher outra, não faz diferença. Podem fazer uma mistura de 50% de branca com 50% integral que fica ótimo para rabanadas e é um pão muito fofo.
Numa tigela misturo 350g de farinha, 7 g (2 colheres de chá) de fermento padeiro seco e 1 colher de chá de sal. Aqueço 250ml de água a 43°/45°c. (Tenham atenção à temperatura da água, é essencial. Água demasiado quente mata o fermento, água fria não ativa. Eu meço a temperatura com um termómetro vulgar que era dos meus filhos bebés.) Verto a água sobre a farinha e amasso bem com as mãos. Se for necessário mais água, coloco aos poucos. Com o amassar vai começar a ficar mais "peganhento", por isso, não aconselho precipitarem-se a colocar logo mais água.
Eu amasso sobre a regra das 100 vezes. Dá mais ou menos 2 minutos.
Unto uma tigela com azeite, ponho lá a bola de massa, tapo com pano e deixo fermentar em local quente. Dependendo da temperatura ambiente a que esteja, pode demorar 1 hora ou mais. Deve dobrar de volume. Passo a massa levedada para superfície enfarinhada e volto a amassar para tirar o ar. Depois coloco numa forma do tipo bolo inglês perfeitamente untada com azeite. Volto a tapar e deixar crescer novamente (cerca de 1 hora). Asso a 190 ° com ventilação e 30/35 minutos
E pronto, é este pão simples que faz deliciosas rabanadas.

Têm-me perguntado sobre rabanadas sem glúten e também sobre rabanadas lowcarb. Sobre as rabanadas sem glúten, basta fazerem ou comprarem um pão sem glúten. Hoje em dia existem inúmeras receitas na internet e também muita variedade nos supermercados.
Quanto ao pão lowcarb, eu tenho visto fazer com farinha de amêndoa e farinha de coco, uma mistura das duas, acrescido de ovo e leite. Se entretanto eu experimentar, publicarei logo.

Vão precisar de:
  • 1 pão cacete de 300g (pode ser qualquer tipo de pão; para estas da foto fiz um pão de farinha de espelta, a receita está descrita na introdução)
  • 400ml de leite ou bebida vegetal
  • 3 ovos
  • 4 colheres  de sopa de ingrediente adoçante que prefiram ( usei metade agave e metade xilitol)
  • canela a gosto
Para a receita do Praliné de amêndoa carregar👉AQUI (substitui a amêndoa inteira por amêndoa laminada).

Para fazer com romã e framboesas executar toda a receita das rabanadas e servir com um fio de mel ou agave e as frutas.

Para fazer com calda de laranja carregar👉AQUI

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Deixei o pão ao ar durante toda a noite para que seque. Cortei em fatias grossas, cerca de 1,5cm, e coloquei num tabuleiro.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  3. Aqueci o leite, sem ferver. Misturei-lhe o ingrediente adoçante.
  4. Numa tigela bati bem os ovos. Juntei o leite e misturei bem. Aromatizei com canela.
  5. Verti a mistura de leite sobre as fatias de pão. Esperei 3 minutos e virei-as. Esperei mais 3 minutos e voltei a virar. Repeti o processo (vão ver que a mistura de leite e ovos desaparece do tabuleiro e é absorvida pelo pão por igual, ou seja, não ficam umas fatias mais molhadas que outras, cada uma absorve o que "precisa").
  6. Levei ao forno até dourarem, cerca de 35 minutos.
  7. Podem servir com as sugestões que vos dei ou apenas com canela ou ainda com um fio de mel ou agave.
Nota: Se colocarem as fatias muito juntas umas ás outras elas "colam-se" ao assar. Não é preocupante, facilmente se separam, apenas devem evitar para ficar mais bonito.
 

 Boas festas!


2 Comentários

  1. Porque será que as minhas rabanadas agarraram no tabuleiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Provavelmente porque o tabuleiro não é anti aderente. Pode untar ou então colocar papel vegetal por baixo.

      Eliminar