"Galette de Rois" ou Bolo de Reis francês (saudável; sem açúcar; opção sem glúten)





Desafiada por um seguidor, desenvolvi uma receita saudável do Bolo de Reis francês, "Galette de Rois".
Se não foi nada difícil mudar o recheio, apenas tive de trocar o ingrediente adoçante e retirar a manteiga, o mesmo já não se passou para a massa folhada. Acho mesmo que é impossível fazer massa folhada de forma saudável. A farinha, a quantidade de manteiga exageradíssima, é mesmo muito difícil de substituir. Optei por uma massa mais idêntica a massa quebrada, essa sim, um bocadinho mais fácil de "trabalhar".
Mas tive um problema. Não estava a conseguir arranjar tempo para a fazer, para executar a receita, experimentá-la. Nem sempre se consegue à primeira, este período do Natal há muito trabalho e eu não via jeitos de a conseguir fazer.

Foi então que a minha amiga e seguidora Sílvia Figueiredo se propôs a faze-lo por mim. Confio plenamente na Sílvia, sabia que ela iria estar á altura, iria saber o que fazer com os dados que lhe dei. Sabia que ela saberia ver quando a massa estava perfeita, quando é que o creme do recheio estava no ponto e assim fazer os devidos acertos aos dados que lhe enviei.
Não me desiludi! Claro que não, ela sabe mais disto que eu própria, tem muita experiência.
 Imaginem vocês que as fotos que me mandou foram tão "tentadoras", que acabei por não resistir a fazer uma bem grande e levar para oferecer num almoço de natal.

 Foi nesta minha experiência que testei a massa sem glúten. Não tenho fotos, não tiro fotos quando é para oferecer, mas também não há qualquer problema já que fica igualzinha à que a Sílvia fez.

Hoje, e pela primeira vez, as fotos não são minhas, a execução não é minha, apenas a receita e as dicas.


Vão precisar de:
Base e cobertura (opção de base sem glúten em baixo*)
  • 3 canecas (750ml no copo medidor) de farinha de espelta 
  • 8 colheres de sopa de iogurte grego natural
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, açucar de coco ou mascavado, stevia,...)
  • 1 pitada de sal
  • água fria q.b. (cerca de 80ml)
  • 1 ovo batido para pincelar no fim
Recheio:
  • 200g de tâmaras secas
  • 150ml de leite
  • 1 maça media descascada e cozida no microondas por 2 minutos sem água ou 1/2 banana
  • 200g de farinha de amêndoa (2 canecas)
  • 2 ovos
*Para uma base e cobertura sem glúten:
  • 3 canecas (750ml no copo medidor de farinha de trigo sarraceno)
  • 5 colheres de sopa de iogurte grego natural ou queijo quark
  • 1 ovo
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • água fria q.b. (cerca de 4 colheres de sopa)
Confeção:
Base e cobertura
Coloquei todos os ingredientes no processador de alimentos e processei até formar uma bola relativamente mole. Embrulhei em pelicula aderente e reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.

Recheio
Descarocei as tâmaras e pus a demolhar no leite quente por 10 minutos. Triturei em puré com a banana (ou maça cozida).
Passei para uma tigela e misturei, aos poucos e alternadamente, os ovos e a farinha.









Montagem
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Dividi a massa ao meio. Estiquei cada uma das partes com o rolo da massa entre duas folhas de papel vegetal até ter uma base fina idêntica á espessura de massa quebrada.
Coloquei o creme de amêndoa no centro, espalhei reservando cerca de 1 cm da borda. Pincelei a borda com água e coloquei em cima a outra metade de massa. Pressionei com os dedos (ou um grafo) para unir.
Pincelei com ovo batido e levei ao forno 35 minutos.




Tão bom!!!!






0 Comentários