Foi uma refeição para nós cá em casa e serviu como treino para entradas que irei fazer nas festas de natal e ano novo que se aproximam. Por norma tenho a casa cheia nessa altura do ano, preciso de inventar muito e, principalmente, fazer coisas novas, fáceis e rápidas.
É mesmo isso que esta receita é: fácil, rápida, com estilo e muito deliciosa!
Também a caracterizo por ter muito poucos ingredientes, minimalista portanto, já que o queijo que usei dispensa temperos ou ingredientes adicionais.
Para o recheio dos meus rolos usei uma embalagem de legumes para saltear já pronta. A ideia é ter alguma variedade de legumes partidos em pequenos pedaços, por isso podem usar alguns que tenham aí em casa ou até uma macedónia de legumes. Para ficar cremoso e bem apetitoso envolvi-o em Queijo cremoso Alavão da Saloio.
Eu diria que o segredo do sucesso desta receita está mesmo no queijo. Ou seja, não fiz nenhum dos habituais molhos feitos á base de natas ou amidos, apenas e somente queijo.
Para isto nasceram os fabulosos queijos cremosos da Saloio. É verdade, eu sou da opinião que estes queijos nasceram para nós fazermos facilmente um molho sem preocupação, sem complicações, e até sem nos estragarmos. Ficam perfeitos porque já vêm derretidos, são fáceis de dosear porque já vêm derretidos; ficam absolutamente deliciosos, dispensam temperos, tudo está bem e certo na medida certa.
Tal como vos disse nas receitas das Lasanha vegetariana de requeijão e Lasanha vegetariana de requeijão e cogumelos , e porque muitos de vocês manifestaram não conhecer esta massa, a massa filo é carinhosamente chamada por "prima saudável" das massas embaladas, já que, apesar de ser feita de trigo, não contém quantidades exorbitantes de gorduras saturadas. Como é muito fina, a quantidade de farinha de trigo é pouco significativa e em termos calóricos até ficamos a ganhar.
Simples e faz um brilharete!
Um pormenor de confeção que vos vou alertar aqui na introdução e repetir lá em baixo na descrição. Podem fazer os vossos rolos mais volumosos ou mais finos. Se observarem bem as fotos reparam que um dos rolos que aparece é mais fino que os outros dois. Para fazerem mais volumosos têm de usar mais quantidade de recheio e, consequentemente, mais uma folha de massa filo, que serão 3 neste caso. Se os quiserem mais finos, usem menos quantidade de recheio e apenas 2 folhas de massa. As quantidades que vos vou indicar estão ajustadas a estas duas situações. Eu fiz metade de cada para testar este aspeto.
Antes de passar á receita, e voltando á massa filo, a que usei, marca Pingo Doce, cada folha tem 80kcal. Como vos disse, esta receita foi uma refeição cá em casa e cada um de nós comeu um rolo espiral. Eu comi um dos mais pequenos e digo-vos que era incapaz de comer mais o que quer que fosse a seguir, fiquei cheiíssima!!!!
Vão precisar de:
(serve 4 rolos volumosos ou 6 mais finos)
- 1 embalagem de massa filo (250g)
- 1 embalagem de 400g de preparado para salteado de legumes (usei salteado mediterrâneo do Lidl - foto abaixo)
- 1 cebola picada
- 1 + 2 colheres de sopa de azeite
- 1 caixa de Queijo cremoso Alavão Saloio (125g)
Nota: podem acrescentar uma sobra de salmão, atum, uma sobra de frango assado, etc.
(fotos no fim)
- Comecei por fazer o recheio. Numa frigideira larga coloquei a cebola e 1 colher de sopa de azeite. Levei ao lume até a cebola amolecer. Adicionei o salteado de legumes e, em lume medio, seteei-os até murcharem e estarem tenros. Demora cerca 8 a 10 minutos.
- Retirei do lume e envolvi o queijo cremoso.
- Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei um tabuleiro com papel vegetal.
- Numa tigelinha misturei 2 colheres de sopa de azeite com 2 de água.
- Estendi 1 folha de massa filo e pincelei-a com a mistura de azeite e água (não é necessário ser toda a superfície) Sobrepus outra folha por cima. Voltei e pincelar e sobrepus mais outra folha. (Nota importante: conforme expliquei na introdução, podem fazer mais finos ou mais volumosos. Se quiserem mais finos, exemplo do rolo mais acima na foto, usem só 2 folhas de massa filo e diminuam a quantidade de recheio. Em ambas as situações não devem exagerar na quantidade de recheio, pois vai abrir ao enrolar).
- Espalhei um pouco de recheio no fundo do comprimento das folhas sobrepostas, em fila e deixando alguma margem do lado da largura e comprimento (ver foto abaixo). Enrolei sobre o comprimento, pincelei a borda para que cole, e enrolei cuidadosamente. Coloquei no tabuleiro e repeti o processo com a restante massa filo e recheio.
- Voltei a pincelar os rolos com a mistura de azeite e água e polvilhei com sementes de sésamo.
- Levei ao forno 20 minutos.
Bom apetite!
0 Comentários