Lasanha vegetariana de requeijão e espinafres com massa filo




Vi a ideia de fazer a lasanha com massa filo num post da minha amiga Sílvia Martins Figueiredo. Quando vi a lasanha dela de salmão feita com massa filo disse logo que ia fazer uma também. Achei maravilhoso e, digo-vos, na altura não pensei que fosse ser tão fácil quanto foi. Mais ainda, o que me surpreendeu foi a quantidade de massa que tive de usar, é que foi mesmo muito pouca. Tão pouca que amanhã vai sair outra lasanha com esta massa, desta vez com recheio de cogumelos!




A massa filo é carinhosamente chamada por "prima saudável" das massas embaladas, já que, apear de ser feita de trigo, não contém quantidades exorbitantes de gorduras saturadas. Como é muito fina, a quantidade de farinha de trigo é pouco significativa e em termos calóricos até ficamos a ganhar. 



O recheio que escolhi para esta lasanha é altamente proteico e fit. Eu adoro requeijão e fazer as minhas refeições com ele é uma opção sempre a ter em conta. O requeijão é um produto indicado para quem está em processo de perda de peso, ou quem como eu apenas se preocupa com a "linha", isto sem descartar os desportistas que precisam de doses extra de proteína. É que o requeijão é um produto com baixo teor de gordura quando comparado com queijo, níveis altos de proteína, o que lhe confere poucas caloiras e muito sabor.




Ora, requeijão português é mais ou menos o mesmo que a ricota italiana. Não entendo bem porquê, mas nós portugueses insistimos em comprar ricota em vez do nosso requeijão. Não só não estamos a  apoiar os produtores portugueses, como também estamos a contribuir para o aumento do dióxido de carbono na atmosfera. De quanto mais longe vierem os produtos que consumimos, mais poluímos o planeta. Tão simples quanto isto. Devemos sempre preferir o que é produzido em Portugal.
Este recheio de requeijão e espinafres na lasanha é bastante vulgar, no entanto, eu tenho uma forma de o fazer mais simples que o habitual. Quem já foi aos meus workshops já a conhece. Eu não salteio os espinafres antes de os misturar no creme de requeijão e ovos, apenas os parto em pedaços. Não é necessário saltear, só ficamos a perder, eles cozinham no calor e humidade do creme de requeijão. Menos uma frigideira suja, menos tempo perdido e até menos produto necessário, já que os espinafres vão reduzir imenso depois de salteados.


Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 3 folhas de massa filo (podem usar mais se quiserem)
  • 1 e 1/2 colheres de sopa de azeite
  • requeijões de cabra ou ovelha Saloio (340g) (ou outro que prefiram; sugiro o rico em proteína da Saloio)
  • 3 ovos
  • 120g de queijo mozarela ralado
  • 100g de espinafres
  • orégãos, manjericão secos e alho granulado a gosto para temperar (uso Chaparral)
  • molho de tomate (600g) (receita caseira e quantidades que usei para ver👉aqui
  • 100g de queijo ralado para gratinar (usei queijo Alavão Saloio)
Confeção:
(fotosde confeção no fim)
  1. Comecei por fazer o molho de tomate de forma estar morno na hora de montar a lasanha. A receita que faço sempre podem ver carregando👉AQUI.
  2. Pus ao lume uma frigideira larga. Dobrei cada folha de massa filo em 3, depois cortei ao meio de forma a fazer um quadrado de 3 folhas, pincelei com o azeite dos 2 lados e levei á frigideira a dourar. É muito rápido, as folhas ficam douradas e estaladiças. Reservei.
  3. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  4. Parti os espinafres em pequenos pedaços.
  5. Numa tigela misturei os requeijões com os ovos, o queijo mozarela e os temperos. Triturei com a varinha magica para que fique um creme homogéneo. Envolvi os espinafres cortados.
  6. Passei á montagem da lasanha. No fundo da assadeira espalhei cerca de 2 colheres de sopa de molho de tomate. Por cima pus 2 quadrados de massa filo, de seguida metade do creme de requeijão e de seguida 1/3 da quantidade de molho de tomate. Cobri com mais 2 quadrados de massa filo, o restante creme de requeijão, mais 1/3 de molho de tomate e cobri com os 2 últimos quadrados de massa filo. Terminei com o restante 1/3 de molho de tomate e queijo ralado por cima.
  7. Levei ao forno a assar cerca de 40 minutos, tapado com folha de alumínio nos primeiro 30 minutos.
 
 



Bom apetite!

0 Comentários