Donuts saudáveis (fit; vegan; sem açúcar; poucos e simples ingredientes)



Minimalistas, fiz esta receita de donuts a pensar nas crianças. Não que as haja cá em casa, mas porque me lembro dos meus filhos em pequenos querem comer donuts e eu não deixar. Aquela textura fofa seduzia-os. O que eles não percebiam era que era frito, mesmo quando eu lhes mostrava como ficavam as mãos deles quando lhes pegavam. Também lhes tentava mostrar, exatamente da mesma forma, a quantidade de açúcar que tinham, mas eram pequenos e queriam comer o mesmo que os outros meninos.




Hoje vejo esta receita de duas formas, por um lado, e como já vos disse, todos a podem comer, crianças incluídas, por outro lado, em vez de ser um alimento para comer muito de vez em quando, pode ser para todos os dias, para qualquer hora e ainda ideal para quem pratica desporto. São poucos e bons ingredientes, a banana tem aqui um papel importante, não só na textura, como também serve para adoçar, reduzindo para quantidade muito pequena de ingrediente adoçante a usar.




Penso que o puré de maça fará o mesmo efeito, não experimentei. Deixo ao vosso critério essa experiência, será na quantidade de 1/2 chávena (120ml) de puré de maça (1 maça grande ou 2 pequenas).






Onde comprar as formas de donuts? Em qualquer loja de artigos para casa, por exemplo, "De borla", "Espaço casa" ou nas lojas chinesas (quase todas têm).

Outra receita de donuts saudáveis, esta de chocolate, podem ver carregando👉AQUI.

Vão precisar de:
(serve 4 grandes ou 5 médios)
  • 120g (1 caneca) de farinha de espelta (branca ou integral) ou farinha de aveia
  • 2 a 3 colheres de sopa* de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia com erythritol)
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 120ml de bebida vegetal a gosto (ou leite)
  • 1 banana
*quantidade dependente da doçura da banana

Cobertura:
  • 40g de chocolate preto (mínimo 70% cacau)
  • café tipo bica ou descafeinado q.b.
Confeção:
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não precisei de untar formas, usei de silicone. Se usarem regulares terão que untar.
  2. Numa tigela misturei os ingredientes secos. Adicionei a banana, a bebida vegetal e triturei tudo com a varinha magica (ou num processador de alimentos/ liquidificador). Obtive uma massa macia e fluida.
  3. Dividi a massa obtida pelas formas e levei ao forno 15 minutos.
  4. Derreti o chocolate em banho maria. Fiz 50ml de descafeinado instantâneo. Aos poucos, 1 colher de sobremesa de cada vez e misturando vigorosamente com batedor de varas, fui juntando o café ao chocolate derretido até ter um creme macio de fluido.
  5. Peguei em cada donuts e mergulhei-os no chocolate. Pousei em cima de papel vegetal do lado que não tem chocolate. Levei 15 minutos ao frigorifico para o chocolate enrijecer.
 




Tão simples, tão bom!

2 Comentários