Favada de cogumelos (Favas com cogumelos) (vegan)




Eu tenho a sorte de ser sobrinha do melhor cozinheiro do mundo!!! Não estou a exagerar, não senhor, o meu tio António não é chefe, não o posso chamar de chefe já que não fez formação académica para isso, mas é um grande cozinheiro que trabalha á muitos anos num grande hotel em Seia. Ele faz a melhor favada de sempre. Bom, não é só a favada dele que é muitíssimo boa, na realidade nunca comi nada feito por ele que não estivesse excelente, mas a favada é a minha perdição. Há tanto a aprender com ele, meu Deus, aquele homem é um poço de conhecimento de todo o tipo de confeção, incluindo a saudável.


Foi com ele que apreendi a fazer a favada, que tem um único segredo: o molho de tomate! Eu vou passar-vos a receita aqui, no entanto não vou escrever literalmente o segredo, terão de ser vocês a percebe-lo. Não é que eu me importasse de revelar, apenas acho que não tenho esse direito.
O que é certo é que com este método não há acidez no molho de tomate, mesmo sem a adição de qualquer tipo de açúcar, e ainda fica com textura mais densa.


Quando era pequena, e até há muito pouco tempo atrás, a favada era sempre de entrecosto com morcela da serra da Estrela. Também fazia a versão simples para entrada com pedacinhos de bacon e chouriço, muito pouco, só para dar sabor. Hoje mostro-vos a versão vegan, com cogumelos. Fica deliciosa e é super fácil de fazer. Todas as variedades de cogumelos aqui ficam bem, embora seja os Shitake que dão sabor mais intenso. Eu usei Portobello pequenos.


As favas são leguminosas, á semelhança do feijão, grão e ervilhas, que no geral têm uma composição nutricional muito semelhante a qualquer um deste grupo de alimentos. Têm elevado teor de proteína vegetal, são ricas em amido, um tipo de hidrato de carbono complexo, o que faz deles um alimento muito saciante. São também ricas em ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, zinco e fósforo.

Fiz uma quantidade grande de favada, o suficiente para seis pessoas. Estamos só três em casa, pelo que dividi ao meio, metade juntei os cogumelos, conforme irão ver lá em baixo nas fotos de confeção, a outra metade foi congelada e posteriormente irei juntar tofu.

Vão precisar de:
(serve 6 pessoas)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 + 1 colher de sopa de azeite
  • 600 a 700g de tomate (pode ser fresco ou enlatado)
  • 1 colher de chá de: manjericão seco, tomilho seco, orégãos secos (uso Chaparral)
  • 1 colher de sopa de massa de pimento (uso da Flor das Hortas)
  • 1/4 de colher de café de malaguetas trituradas (uso da Flor das Hortas)
  • 1 cenoura media/ grande
  • 800g de favas (usei congeladas)
  • 1 colher de chá de cominhos secos (uso Chaparral)
  • 1 colher de chá de pimentão doce ou paprika (uso Chaparral)
  • sal
  • 500g de cogumelos fatiados
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Pus ao lume um tacho largo com a cebola, o alho e 1 colher de sopa de azeite. Quando a cebola e alho amoleceram, juntei o tomate, as ervas aromáticas e um pouco de sal. Deixei cozinhar 5 minutos. Passei 3/4 para um copo alto, juntei a cenoura partida em cubos e triturei com a varinha mágica até estar cremoso. Voltei a colocar no tacho e misturei bem no 1/4 que lá deixei.
  2. Juntei as favas, misturei e deixei cozinhar por cerca de10 minutos, acrescentando água á medida que é necessário. Retifiquei os temperos com cominhos, pimentão doce e sal.
  3. Enquanto as favas cozeram salteei os cogumelos na outra colher de sopa de azeite, lume alto para evitar que percam água.
  4. Com tudo pronto, juntei as favas aos cogumelos e servi.
Nota: Conforme disse na introdução, fiz a favada para 6, embora só estivéssemos 3 a almoçar. Dividi a favada ao meio. Uma parte congelei, a outra parte juntei apenas 250g de cogumelos.
 

 

Bom apetite!



0 Comentários