Que saudades eu tinha de comer bolo de bolacha! Ó meu Deus, há quanto tempo não sentia o prazer de comer um bolo de bolacha, ainda por cima com creme de chocolate a rechear que eu tanto gosto.
Os meus filhos também adoram e também eles andavam desejosos que eu fizesse esta sobremesa.
O mais velho veio passar uns dias a Portugal. Não está de ferias, obvio, as aulas ainda começaram á pouco tempo, também não é fim de semana prolongado, isso só para a próxima semana, mas ele precisa de vir trocar algumas roupas de verão por roupas quentes e, como na próxima semana as viagens estão mais caras, precisamente por ser fim de semana prolongado, veio esta.
Eu é que aproveitei que ele estava e fiz duas das sobremesas que ele mais gosta e nós também não dizemos que não.
Na realidade esta não é a primeira experiencia, fiz um outro que, apesar de estar uma autentica perdição, "bom demais" como dizem os brasileiros, a bolacha esfarelou um bocadinho e eu entendi não o publicar. No entanto, repeti não só o bolo, como a decoração de forma a estar tudo bem e a receita corretíssima. Fica aqui uma foto dessa primeira experiência.
Foto do primeiro bolo. Bolacha mais alta e apenas 3 camadas; Bolacha não foi molhada com café. |
Falando agora da confeção deste bolo, há varias alterações que podem fazer aí em casa. Em primeiro lugar podem fazer qualquer receita de bolacha que gostem. Aqui o ideal é uma receita simples, ou seja, a mais simples das receitas de bolacha de aveia é o ideal para esta receita. A manteiga de amendoim que coloquei é prescindível, sim, mas dá um sabor incrível e aconselho mesmo a usarem se tiverem em casa. Caso não tenham, podem usar mais azeite ou óleo de coco ou outra manteiga.
No recheio qualquer iogurte natural pode aqui ser usado. Eu usei iogurte de soja, podem usar grego, grego light, natural simples, skyr, enfim, o que for da vossa preferência. O que convém é usarem um chocolate com boa percentagem de cacau. Hoje em dia já existe no mercado bons chocolate de culinária que se adaptam bem a este tipo de receitas.
A primeira vez que fiz usei um "molde" (forma de silicone) para fazer os retângulos (bolacha) todos iguais. Fiz apenas 3 retângulos, logo, a bolacha ficou mais alta. Por outro lado, comecei por uma camada de chocolate, o que perfez quatro camadas do mesmo. Desta vez fiz um único retângulo que cortei em vários, todos iguais. Acho que poupei em tempo de confeção e também me facilitou a montagem. Uma dica que vos dou, eu fiz 4 retângulos e cortei cada um ao meio, logo, 8 pedaços de bolacha. Para facilitar a montagem, cortem cada retângulo em três, logo 12 bolachas.
Outra diferença é não ter molhado a bolacha com café. Isso fez com que ela tenha esfarelado um bocadinho ao partir, principalmente na primeira e última fatia. A verdade é que foi mau calculo meu. Eu achei que o creme iria dar a humidade necessária á bolacha, mas não deu.
Sei que a foto não faz justiça ao que vamos comer. Quando mostrei as fotografias aos meus filhos eles acharam que era um bolo recheado de chocolate, não se aperceberam logo que se tratava de uma bolacha entre o recheio. É normal, a bolacha de aveia feita com flocos nunca fica fina, não se parece com a tradicional bolacha maria do também tradicional bolo de bolacha. Ainda assim, garanto-vos que se vão surpreender com este bolo, é realmente fantástico!
Fantástica também ficou a minha decoração. Não é mérito meu, todos os louvores vão para as maravilhosas framboesas da Quinta Santo Antão. As estufas ainda estão a produzir e espera-se que continuem por mais uns meses. Eu espero que sim!!!!!
Vão precisar de:
Camada de bolacha
- 3 chávenas de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
- 1 chávena de coco ralado ou farinha de amêndoa
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 5 colheres de sopa do ingrediente adoçante que prefiram (usei metade stevia em pó e metade agave)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim*
- 120ml de água
*É opcional, no entanto, dá um sabor muito bom á bolacha. Podem trocar por igual quantidade de azeite, outra manteiga ou óleo de coco.
- 200g de chocolate preto (usei 70% cacau)
- 2 iogurtes naturais (250g) (usei de soja)
- 1 colher de sopa de manteiga de amendoim (opcional)
- 50g de chocolate preto (usei 75% cacau)
- café ou descafeinado ou água q.b. (cerca de 20ml)
(fotos de confeção no fim)
Bolacha
- Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos e triturei em farinha. Juntei o coco, o sal e o bicarbonato e voltei a triturar, agora apenas para misturar. Adicionei os restantes ingredientes, água aos poucos, e triturei até a massa fazer uma bola mole (Nota: é importante que a massa esteja mole, não seca, mesmo que esteja a colar ás mãos nesta altura. A aveia irá absorver liquido e a massa vai ter tendência a secar quando estivermos a esticar.)
- Pus o forno a aquecer a 180ºC.
- Passei para uma folha de papel vegetal e estiquei a massa num retângulo grande, cerca de 85cm por 35cm (podem usar as mãos ou o rolo da massa; se estiver a colar, molhem as vossas mãos com água ou um fio de azeite, nunca mais farinha). Dividi em 4 retângulos iguais (cerca de 21 por 8,5cm) e depois cada retângulo ao meio, fazendo assim 8 grandes bolachas (Nota: para facilitar a montagem podem cortar cada retângulo em 3 fazendo 12 bolachas).
- Levei ao forno 8 minutos. Deixei arrefecer por completo.
Recheio de chocolate
- Enquanto a bolacha esteve no forno e arrefeceu preparei o creme. Pus o chocolate a derreter em banho maria. Quando cremoso, adicionei o iogurte, aos poucos e misturando energeticamente com um batedor de varas manual, até estar bem cremoso.
- Juntei a manteiga de amendoim e voltei a misturar bem.
Montagem
- Fiz o café (descafeinado).
- Coloquei duas bolachas no fundo do prato. Com a ajuda duma colher de chá, molhei-as cuidadosamente com um pouco de café.
- Dividi o creme de chocolate em 4 partes e espalhei uma delas em cima da bolacha. Por cima coloquei mais 2 bolachas e outra camada de creme de de chocolate. Repeti o processo mais 2 vezes, espalhando a ultima camada de creme até aos lados. Reservei no frigorifico meia hora.
- Derreti o chocolate da cobertura em banho maria. Quando cremoso adicionei café (descafeinado) aos poucos, uma colher de sopa de cada vez e misturando bem com o batedor de varas a cada adição, até estar num creme fluido.
- Verti sobre o bolo e espalhei, deixando cair em vela para os lados.
- Decorei com framboesas frescas e bagos de romã.
Tão bom…
4 Comentários
Hmm, parece delicioso! A fazer qq dia! Bjinhos!
ResponderEliminarBoa noite! Uma delicia este bolo, vale mesmo a pena experimentar. E se o deixar 1 dia no frigorifico ainda fica melhor. Beijinhos
EliminarVou fazê-lo, parece-me muito bem e muito bom, além do mais muito bonito. Obrigada pela partilha
ResponderEliminarBoa noite! É realmente muito bom, vai gostar com certeza. Já recebi fotos dele nas redes sociais Facebook e Instagram, todos muito bonitos. Vai ver que o seu também vai ficar.
EliminarObrigada e bom fim de semana!