Feitas pela minha filha Camila, há uma semana atrás, que esteve imparável no que diz respeito à confeção das nossas refeições, estas deliciosas cookies em formato de argola fizeram parte das lancheiras da semana de quem já foi trabalhar. Da semana não, do inicio da semana, porque na quarta feira já não havia😉.
É uma massa habitual nas minhas bolachas, ou seja, feitas com farinhas proteicas, evitando gorduras saturadas e açúcar. A banana é para isto um precioso aliado, já que faz as vezes da manteiga e ajuda a adoçar. Só mesmo o formato mudou, fizemos estas atraentes argolas que fazem lembrar donuts.
A massa é muito fácil de trabalhar, não cola ás mãos, pelo que podem chamar as crianças daí de casa para ajudar na confeção, elas vão gostar com certeza.
Vão precisar de:
- 2 chávenas de farinha de aveia
- 1/2 chávena de farinha de amêndoa*
- 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba**
- 2 ovos***
- 1 banana pequena****
- 5 a 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei metade stevia em pó e metade agave)
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de fermento
*Podem trocar por mais farinha de aveia
**Podem trocar por cacau em pó
***Podem usar ovos de linhaça para opção vegan
****Podem trocar por 1/2 chávena de puré de maça
Confeção:
- Pus o forno a aquecer a 180ºC.
- Numa tigelinha esmaguei a banana.
- Noutra tigela misturei os ingredientes secos (farinhas e fermento).
- Adicionei os ovos, o puré de banana e o ingrediente adoçante aos secos e misturei até formar uma bola de massa (não deve ser demasiado "seca" ou dura; caso esteja, juntar apenas água, 1 colher de sopa de cada vez). Deixei repousar por 5 minutos.
- Dividi a massa formando bolas, perfurei as mesmas para dar a forma de argola e coloquei no tabuleiro forrado a papel vegetal.
- Levei ao forno 15minutos.
- Decorei com 20g de chocolate derretido.
1 Comentários
Olá querida Sandra gosto muito das suas receitas as medidas em chávenas é que me deixa muito confusa uma vez que à chávenas de várias medidas será que me podia ajudar.?
ResponderEliminar