Esta receita é ideal para fazermos em dia de cozer abobora para qualquer outra. É isso que eu faço. Só precisamos duma pequena quantidade de puré de abobora, pelo que, na minha opinião, não se justifica faze-lo só para as madalenas. Neste momento vocês perguntam se podem faze-las sem a abobora? Poder até podem, mas não será a mesma coisa. É a abobora que lhe dá a "essência", a alma.
O meu marido adora-as! Eu tenho de confessar que também me sabem bem a acompanhar o meu cafezinho da tarde.
Os ingredientes que a compõe fazem com que sejam ótimas para qualquer ocasião, mas é para o lanche a manhã que eu as faço. Uma peça de fruta e 2 madalenas na lancheira afastam a fome para bem longe até á hora do almoço.
A confeção é muito simples e, mais uma vez, recorri a uma receita tradicional para elaborar esta mais saudável, limitando-me apenas a fazer pequenas trocas de ingredientes. Não crescem tanto como as originais, normal já que estamos a falar de trocar farinha de trigo refinada para bolos por farinha de aveia integral, logo mais "densa". Em muitas circunstâncias como esta, e com o objetivo de obter o mesmo resultado, eu acrescento uma colher de sopa de amido de milho (maisena). Essa adição vai dar a tal "leveza" à massa, no entanto, acho que aqui não seria necessário, prefiro esta consistência de massa, um pouco mais húmida.
Também retirei a muita manteiga que têm as receitas tradicionais destes bolinhos. Para quem não sabe, a manteiga (gordura), assim como o açucar, na confeção de pastelaria, serve para dar fofura. Eu não acho que seja completamente imprescindível, alguma gordura é sempre necessária, daí eu ter usado uma colher de sopa de azeite, no entanto, é possível retirar 90%. Eu fi-lo trocando por puré de maça que ainda vai ajudar a adoçar.
Muitas vezes temos dificuldade em saber que quantidade de abobora devemos cozer para obter uma determinada quantidade de pasta da mesma. Eu já fiz essas medidas e passo a dar-vos aqui.
1kg de abóbora menina pesada com casca e sementes rende 650 a 700g de abobora limpa. Após cozida ao vapor e sem escorrer rende 600g. Quando passamos para pasta, que é o mesmo que dizer depois de bem espremida num pano, passamos a ter somente 125g ou 1/2 chávena (8 colheres de sopa).
Eu cozo ao vapor por cerca de 30 minutos. Podem cozer normalmente em água ou até assar. Para assar, costumo faze-lo ainda com a casca. Coloco gomos grandes de abobora com casca virada para cima num tabuleiro forrado a papel vegetal e levo ao forno a 200ºC cerca de 20 minutos (ou menos dependendo do tamanho da abobora). Deixo arrefecer e a casca sai com um simples puxar.
Outra dica que vos dar é sobre a melhor forma de espremer a abobora. Eu costumava faze-lo numa fralda de pano de bebé, daquelas mais fraquinhas feitas de pano mais poroso ou malha mais aberta. Tinha umas guardadas de quando os meus filhos eram bebés e retirei uma para esse fim. Nem sei bem como, a determinada altura esse pano (fralda) desapareceu e eu resolvi cortar as costas duma t-shirt já muito usada do meu marido. Uma daquelas que têm publicidade de marcas na frente e que ele usava para dormir. Nunca mais quis outra coisa, funciona na perfeição. Só é mesmo necessário já estar gasta para que o algodão esteja poroso. Em menos de 1 minuto a abóbora está em pasta, sem stresses, sem complicações. No fim coloco o pano na maquina e sai perfeito para a próxima.
Não deixem de experimentar esta madalenas, vão-se surpreender. As vossas crianças vão adorar, os mais velhos vão-se lamber. Ninguém nota a diferença para umas tradicionais, nem mesmo se usarem como ingrediente adoçante apenas stevia em pó ou xilitol.
Vão precisar de:
(rende 28 madalenas)
- 2 ovos
- 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei metade agave e metade stevia em pó)
- 1/4 de chávena (4 colheres de sopa) de puré (pasta) de abóbora
- 1 pitada de sal
- 1 chávena de farinha de aveia
- 3/4 de colher de chá de fermento em pó (4g)
- 4 colheres de sopa de puré de maçã (1 maçã pequena)
- 1 colher de sopa de azeite
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
Nota previa: Como disse na introdução, faço estas madalenas quando tenho uma sobra de pasta de abobora doutra receita, pelo facto de precisar apenas uma pequena quantidade. Também na introdução dou-vos o rendimento em peso e medida da abobora depois de cozida, assim como dicas para o fazerem.
(fotos de confeção no fim)
Nota previa: Como disse na introdução, faço estas madalenas quando tenho uma sobra de pasta de abobora doutra receita, pelo facto de precisar apenas uma pequena quantidade. Também na introdução dou-vos o rendimento em peso e medida da abobora depois de cozida, assim como dicas para o fazerem.
- Comecei por fazer o puré de maça. Descasquei e cortei uma maça pequena em pedaços, coloquei num copo, tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 2 minutos. Retirei e triturei em puré.
- Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não precisei de untar as formas, já que usei de silicone. Se usarem regulares terão de untar as vossas formas.
- Numa tigela bati os ovos com ingrediente adoçante e o sal.
- Adicionei o puré de maçã, o puré de abóbora e misturei.
- Envolvi a farinha e o fermento. Juntei o azeite e voltei a envolver.
- Verti a massa para nas formas de madalena e levei ao forno por 8 minutos.
Tão boas...
0 Comentários