Chili de quinoa (vegan)





Chili é um tipo de pimenta mexicana. A culinária mexicana é muito famosa em todo o mundo e caracteriza-se, precisamente, pelos sabores picantes, temperados com alho e pimenta, em especial a pimenta chili. Entre nós a mais famosa é o chili com carne moída, que, para além da carne moída, leva feijão, molho de tomate, condimentos variados e, claro, a pimenta chili. É, portanto, um clássico da cozinha internacional picante!




 Eu não gosto de comida picante e nem tenho esta pimenta em casa, mas não foi isso que me impediu de fazer este delicioso prato e, sim, acrescentei um pouco de picante, só um bocadinho, porque senão não era chili nenhum!
O que não pode faltar nos meus chili, sejam eles de que forem, é o aipo. Se faltar já não é a mesma coisa, parece que nem me sabe a chili.


Este é um chili vegano, idêntico a outros que tenho feito com lentilhas, com a única diferença de ter trocado as ditas lentilhas por quinoa. Tenho de vos ser sincera, prefiro o de lentilhas. Não é que não tenha gostado, eu e o resto da família, mas acho que as lentilhas combinam melhor, têm mais sabor e isso faz alguma diferença neste tipo de pratos que nos habituamos a comer de carne.


Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados ou 1 colher de chá de massa de alho (uso da Flor das Hortas)
  • 1/2 pimento vermelho partido em cubos
  • 1/2 pimento verde partido em cubos
  • 2 talos de aipo partidos em pedaços
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de pimentão doce ou paprika
  • 1 colher de chá de cominhos em pó
  • 1 colher de sopa de massa de pimento (opcional; uso da Flor das Hortas)
  • 1/2 colher de café de piripiri ou massa de malagueta (ou chilli; uso da Flor das Hortas)
  • 1 lata pequena de feijão branco
  • 1 lata pequena de feijão preto
  • 1 lata pequena de tomate em pedaços
  • 1 chávena de quinoa crua
  • 1 lata pequena de milho
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Coloquei ao lume um tacho largo com a cebola, os pimentos, o aipo, o alho e o azeite. Salteei alguns minutos e juntei os temperos: pimentão doce, cominhos, piripiri, massa de pimento. Misturei bem.
  2. Adicionei os feijões bem escorridos, o tomate também escorrido no passador e quinoa. Reguei com 2 chávenas de água e deixei cozinhar tudo em lume medio e tapado até a quinoa apresentar estar cozida (tem a "risquinha" ao meio).
  3. Juntei o milho, misturei, deixei que voltasse a ferver bem e desliguei o lume.
  4. Servi em 5 minutos.


Bom apetite!



0 Comentários