Eis uma refeição de consolo, de encher a alma, de nos confortar.
Apesar do tempo ainda estar quente, bastante quente até, eu ando com saudades duma refeição destas.
A quantidade de ingredientes é grande, no entanto é super rápido de fazer para o almoço.
Cada vez se come menos carne cá em casa. Se eu e minha filha Camila já só comíamos duas vezes por semana, agora tenho conseguido que o meu marido alinhe de bom grado. Também ele começou a perceber que se sente melhor com a redução da proteína animal. Fico feliz que assim seja. Sei que fui muitas vezes chata e até inconveniente, forçando muitas e muitas vezes a que ele comesse apenas o que eu queria. Nos últimos tempos eu passei a ceder cada vez menos. " Quase só se come o que tu queres e gostas cá em casa" era frase habitual nas nossas conversas. Agora acho que valeu a pena, o meu marido e até o meu filho mais velho estão a ficar "desmamados" de carne.
No caso do peixe não faço questão que assim seja. Infelizmente já não se come muito, duas vezes por semana é o mais habitual, e acho que assim vai continuar.
A busca da proteína que precisamos nos legumes e leguminosas já não é novidade para mim, no entanto, é no queijo e no requeijão que está a solução mais apetitosa. Sem duvida que sou doida por queijo e requeijão, não dispenso nas refeições e ainda beneficio da proteína que dele vem.
Vão precisar de:
(serve 3 a 4 pessoas)
- 1/2 caneca de quinoa crua
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 lata (390g) de tomate em pedaços
- Algumas gotas de piripiri (uso da Incopil)
- 1 colher de chá de cominhos seco
- sal
- 1 colher de chá de orégãos secos
- 1 curgete pequena
- 1 lata (260g peso escorrido) de feijão preto
- 1 lata pequena de milho (140g de peso escorrido)
- 120g de queijo ralado (usei mozarela)
(fotos no fim)
- Comecei por pôr a quinoa a cozer. Cozo em água temperada com sal na proporção de 2:1 (2 água para 1 de quinoa).
- Pus ao lume uma frigideira alta e larga com a cebola picada, o alho picado e o azeite. Quando a cebola ficou transparente acrescentei o tomate e os temperos: sal, cominhos, orégãos e piripiri. Deixei cozinhar por 5 minutos.
- Liguei a resistência de cima do forno a 220ºC.
- Parti a curgete em pequenos cubos e juntei-a na frigideira. Deixei ferver 2 minutos e adicionei o feijão e o milho. Deixei ferver mais 2 minutos e envolvi a quinoa.
- Desliguei o lume e polvilhei com metade do queijo. Envolvi e polvilhei com o restante. Levei ao forno a gratinar queijo. (Nota: A minha frigideira pode ir ao forno; se não tiverem é só passar para uma assadeira antes de polvilhar o queijo final.)
Bom apetite!
0 Comentários