"Enchilada" de quinoa e feijão preto com curgete na frigideira (vegetariano)



Eis uma refeição de consolo, de encher a alma, de nos confortar.
 Apesar do tempo ainda estar quente, bastante quente até, eu ando com saudades duma refeição destas.

A quantidade de ingredientes é grande, no entanto é super rápido de fazer para o almoço.

Cada vez se come menos carne cá em casa. Se eu e minha filha Camila já só comíamos duas vezes por semana, agora tenho conseguido que o meu marido alinhe de bom grado. Também ele começou a perceber que se sente melhor com a redução da proteína animal. Fico feliz que assim seja. Sei que fui muitas vezes chata e até inconveniente, forçando muitas e muitas vezes a que ele comesse apenas o que eu queria. Nos últimos tempos eu passei a ceder cada vez menos. " Quase só se come o que tu queres e gostas cá em casa" era frase habitual nas nossas conversas. Agora acho que valeu a pena, o meu marido e até o meu filho mais velho estão a ficar "desmamados" de carne.
No caso do peixe não faço questão que assim seja. Infelizmente já não se come muito, duas vezes por semana é o mais habitual, e acho que assim vai continuar.
A busca da proteína que precisamos nos legumes e leguminosas já não é novidade para mim, no entanto, é no queijo e no requeijão que está a solução mais apetitosa. Sem duvida que sou doida por queijo e requeijão, não dispenso nas refeições e ainda beneficio da proteína que dele vem.


Vão precisar de:
(serve 3 a 4 pessoas)
  • 1/2 caneca de quinoa crua
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 lata (390g) de tomate em pedaços
  • Algumas gotas de piripiri (uso da Incopil)
  • 1 colher de chá de cominhos seco
  • sal
  • 1 colher de chá de orégãos secos
  • 1 curgete pequena
  • 1 lata (260g peso escorrido) de feijão preto
  • 1 lata pequena de milho (140g de peso escorrido)
  • 120g de queijo ralado (usei mozarela)
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Comecei por pôr a quinoa a cozer. Cozo em água temperada com sal na proporção de 2:1 (2 água para 1 de quinoa).
  2. Pus ao lume uma frigideira alta e larga com a cebola picada, o alho picado e o azeite. Quando a cebola ficou transparente acrescentei o tomate e os temperos: sal, cominhos, orégãos e piripiri. Deixei cozinhar por 5 minutos.
  3. Liguei a resistência de cima do forno a 220ºC.
  4. Parti a curgete em pequenos cubos e juntei-a na frigideira. Deixei ferver 2 minutos e adicionei o feijão e o milho. Deixei ferver mais 2 minutos e envolvi a quinoa.
  5. Desliguei o lume e polvilhei com metade do queijo. Envolvi e polvilhei com o restante. Levei ao forno a gratinar  queijo. (Nota: A minha frigideira pode ir ao forno; se não tiverem é só passar para uma assadeira antes de polvilhar o queijo final.)



Bom apetite!




0 Comentários