Base pizza fit, saudável e proteica (feita com iogurte)




Esta é a minha base de pizza de férias! Tenho outra receita idêntica aqui no blogue, um pequeno pormenor muda: não usei o ovo e fiz apenas com iogurte grego.
Porque é que é a minha base de pizza de ferias? Porque se faz em 5 minutos mais outros 5 no forno! O melhor de tudo é que é exatamente igual a uma tradicional, fica como qualquer base de pizzaria ou comprada.
Conta com a riqueza proteica do iogurte, que usei magro, 0% mat. gorda, e naturalmente natural. Conta com a farinha de espelta que usei integral e biológica. Esta é uma farinha com comportamento idêntico à de trigo, no entanto com valor nutricional muito interessente: 2g de fibra por 100g; 5g de proteína por 100g. A salientar é o seu índice glicémico, que é baixo, as vitaminas do complexo B e vitamina E, ainda podemos encontrar nela cálcio, magnésio, zinco, ferro, manganês, selênio.


Para a confeção desta base apenas têm de amassar os ingredientes. Vão obter uma "bola" de massa maleável e que não cola ás mãos. Acreditem que até uma criança faz esta base e em 5 minutos.
Gostava apenas de chamar à atenção que, como usei farinha integral e biológica, as quantidades podem sofrer pequenas alterações se usarem farinha branqueada. O mesmo se passa com o iogurte. Se usarem normal, ou seja, não magro, e porque o magro contém mais água, também estas quantidades são alteradas.



Fiz duas pizzas diferentes, uma para nós, as senhoras, e outra para "eles", os homens da casa. O que mudou? Não, não foi só as fatias de presunto que vêm nas fotos, também foi o queijo que usei. Parecem iguais, mas não são! Para mim e para a minha filha Camila usei um queijo de intensidade menor do que o que usei para eles. Passo a explicar.
A Saloio, uma grande produtora  de queijo nacional, "derreteu" alguns dos seus melhores queijos! É isso mesmo que acabaram de ler, ela derreteu os melhores queijos para nós os podermos saborear em pleno e como tanto gostamos, derretidos, pois está claro!



São 4 intensidades diferentes, o que é normal já que temos queijo de mistura derretido, queijo de cabra derretido e até de ovelha, cada um deles com as suas características próprias. Todos eles feitos com leite português, com os sabores de Portugal, que muito é de louvar já que somos mestres neste fabrico. De facto, hoje em dia temos uma certa tendência para escolher e achar que são melhores os queijos estrangeiros, mas não há nenhum que se compare aos nossos.

Nestas pizzas usei o "Alavão" e o "Três Igrejas". O primeiro é um queijo de leite de vaca, de intensidade média. O segundo é um queijo de mistura de leites, sabor e intensidade mais forte.

 A razão de os colocar nesta pizza, é mais que obvia: conseguir ter o sabor de um excelente queijo português barrado, ou seja, na quantidade ideal. Se tivesse feito com o queijo fatiado ou ralado, teria uma "sobrecarga", um excesso de queijo. Também teria mais dificuldades em "uniformizar".





Usar o queijo no estado cremoso, em vez de ralado ou fatiado, tem a enorme vantagem de ficar espalhado de forma uniforme, na quantidade certa, e também de a seguir ser muito mais fácil colocar os legumes que pretendemos, já que o queijo vai ser uma espécie de "cola". Tudo se torna mais fácil. 
Uma chamada de atenção, queijo cremoso não é queijo creme!! Por favor, não confundam. São produtos diferentes que não se substituem. Este queijo cremoso é queijo normal no estado cremoso, tem o mesmo sabor que o sólido que lhe deu origem.

Esta é a grande vantagem de usar os queijo cremosos nas tartes ou pizzas, sem perder sabor, sem trabalho, tudo certo, no ponto certo!


Vão precisar de:
(serve duas pizzas pequenas)
Base
  • 2 canecas (500ml no copo medidor) de farinha de espelta integral (usei bio, foto abaixo)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 e 1/2 colher de sopa de azeite
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de iogurte grego natural light 
Recheio
  • 2 embalagens de Alavão ou Três Igrejas Cremoso (125g cada) 
  • 400g de tomate cereja multicor
  • ervas aromáticas a gosto (usei orégãos, manjericão e salsa secos)
  • 3 fatias de presunto magro (opcional)
Confeção:
(fotos de execução no fim)
  1. Pus o forno a aquecer a 220ºC.
  2. Para a base misturei os ingredientes secos. Juntei os restantes, azeite e iogurte, e amassei, primeiro com uma colher, depois com as mãos, até formar uma bola de massa muito maleável.
  3. Dividi a massa ao meio e estiquei cada uma das metades em cima de papel vegetal dando a forma redonda. (Podem fazer com as mãos ou polvilhar com um pouco de farinha e fazer com o rolo da massa.)
  4. Levei ao forno por 5 minutos cada uma das bases.
  5. Para o recheio, comecei por partir o tomate ao meio.
  6. Espalhei o queijo cremoso, temperei com ervas aromáticas e espalhei o tomate em cima.
  7. Levei novamente ao forno, agora a 200ºC, apenas resistência de cima ligada, até o queijo dourar ligeiramente.




Bom apetite!



0 Comentários