Torta de claras, requeijão, rúcula e presunto (minimalista; lowcarb; lowfat; fit; proteico; sem glúten)




Na torta de requeijão e salmão eu disse-vos que vinha esta a seguir e cá está ela. Tal como também vos disse nesse post, em breve farei o mesmo "esquema" numa torta doce, já está em andamento.


Eu estou em fase de preparação do aniversario do meu marido. Todos os anos nesta altura é a mesma coisa, eu começo a fazer pequenas experiencias para surpreender na festa dele.  Tenho um gosto especial em fazer coisas diferentes para as festas da família. Apesar de nem todos aceitarem bem a alimentação que faço, eu insisto em não mudar nada quando tenho convidados, apenas tento fazer um bocadinho de tudo de forma a ninguém ficar descontente.
Este ano o meu marido faz 61 anos. Bonita idade, não acham? Não é um numero redondo, também vai calhar a meio da semana, mas como é no fim de julho, grande parte da família e amigos já está de ferias.


As tortas, as minhas já conhecidas dos meus workshops chamuças saudáveis, os meus cogumelos à bolhão pato, são algumas das entradas. Todas novidades para os convidados, não repito receitas nas festas que dou. Prato principal não serei eu a fazer, vai ser leitão assado. O meu marido adora e é dos poucos dias do ano em que come sem restrições. As sobremesas...ai as sobremesas...essas ainda estou muitíssimo indecisa, mas também será para surpreender.


Bom, esta a é história desta torta, mas a própria da torta tem muito mais para dizer. Uma autêntica bomba de proteína é a melhor descrição que lhe posso fazer! Não aqui ingredientes menos bons, menos aconselhados, todos foram escolhidos para fazerem a combinação perfeita, não só de sabor, mas também para eu poder comer um bocadinho mais que o habitual. Vocês já me conhecem, eu não gosto nada de passar a minha "medida", mesmo que seja num dia de festa como o dia do aniversario do meu marido.


Temos aqui uma receita minimalista, uma combinação de sabores soberba, um conjunto de alimentos  altamente proteicos e ainda contamos com a frescura, fibras, vitaminas e minerais da rúcula.

Quando falo em alimentos altamente proteicos refiro-me ás claras, que contam com 11g de proteína e 52 kcal por cada 100g; refiro-me ao requeijão, que podem usar de ovelha, cabra ou natural, cada 100g destes contam com, respetivamente, 12g de proteína e 204kcal, 14g de proteína e 230kcal, 8,20g de proteína e 100kal; e ainda o presunto, que convém ser magro e de cura natural. Este conta com cerca de 30g de proteína e cerca de 220kcal por 100g.

Posto isto, já deu para perceber que esta torta está preparadíssima para a mesa de qualquer desportista e também de quem está de dieta. Posso garantir-vos que uma única fatia desta torta, mesmo que pequena, nos trás uma enorme sensação de satisfação.




E está na hora de passar á receita, não sem antes vos deixar aqui uma foto e o link de acesso à receita que fiz antes desta, muito idêntica e igualmente deliciosa.

Vão precisar de:
Confeção:
(fotos de execução no fim)
  1. Pus o forno a aquecer a 200ºC. Forrei com papel vegetal e untei um tabuleiro de 35 por 23cm.
  2. Bati as claras em castelo firme, adicionando o sumo de limão a meio do tempo.
  3. Espalhei as claras em castelo no tabuleiro e levei ao forno 8 minutos, até estar ligeiramente dourado. Retirei do forno (vai baixar muito e ficar uma camada fina).
  4. Espalhei os requeijões em cima da fina camada de claras e pressionei para ficar homogéneo, depois a rúcula e finalmente fatias de presunto. 
  5. Com a ajuda do papel vegetal, enrolei no sentido do comprimentos. 
  6. Passei para uma travessa e servi acompanhado de mais rúcula.


Bom apetite!



0 Comentários