Salada de queijo fresco e ovo cozido com vinagrete de coentros e salsa (low carb; paleo)




Dias quentes pedem saladas frescas e nutritivas. Esta ultima característica é sempre a mais difícil de conseguir numa salada. Encontrar o equilíbrio nutricional no meio de legumes frescos nem sempre é fácil. Ninguém gosta de comer uma refeição e estar com fome na meia hora seguinte, mas é o que acontece muitas das vezes que o almoço é uma salada. O "pecado" que nem a seguir é qua se sempre maior.


Uma das estratégias que uso para este "mal" é melhorar o tempero. O molho ou tempero duma salada é muito, mesmo muito importante para a sensação de satisfação. Não é preciso arranjar produtos complicados, é preciso dar aromas, sabores, que preencham os sentidos.
Neste caso usei uma mistura simples de salsa, coentros, alho e apenas 2 nozes (4 metades), trituradas com um fio de azeite, vinagre e água. O que realmente fez a diferença neste vinagrete é a combinação entre o alho e as ervas aromáticas com o vinagre. Usei a noz para dar textura, ela pouco contribui para o sabor.





A escolha deste vinagrete prendeu-se com um dos ingredientes que escolhi para esta salada: queijo fresco de cabra! Sou doida por queijo fresco de cabra!!! Uma adoração! Queijo fresco de cabra e requeijão de ovelha são, provavelmente, os produtos lácteos que mais prazer me dão comer.
O sabor que conferem a uma salada é simplesmente incrível!
A minha escolha é o queijo fresco de cabra da Santiago. Este é um queijo com textura suave, consistente, apto para executar inúmeras receitas.



Vão precisar de:
(serve 3 pessoas)
Vinagrete de coentros e salsa
  • 1 chávena de coentros frescos (15g)
  • 1 chávena de salsa fresca (15g)
  • 2 dentes de alho pequenos ou 1 médio
  • 4 metades de noz (opcional)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco
  • 1 pitada de sal
  • água q.b.

Confeção:
  1. Para o vinagrete, coloquei todos os ingredientes num copo, à exceção da água, e triturei com a varinha mágica. Aos poucos adicionei água até estar numa textura fluida.
  2. Para a salada, cortei a alface em juliana, o tomate cereja ao meio, os ovos, o queijo e os rabanetes em rodelas. 
  3. Numa travessa dispus a alface, as rodelas de queijo e ovo. Terminei com o tomate, os rabanetes e reguei com molho, reservando algum para temperar nos pratos.
Bom apetite!



0 Comentários