Com este calor tudo que apetece são saladas! Fugir ás tradicionais nem sempre é fácil, requer um bocadinho de imaginação, é certo, mas também é preciso que a família alinhe no que queremos fazer.
Tenho a sorte do meu marido não se queixar muito, principalmente quando a ideia mete queijo! Eu até diria que deve ser das poucas coisas que eu e o meu marido temos em comum em questões de gostos: queijo e requeijão é connosco (um bocadinho mais comigo que com ele😉😁). Não, não somos um casal desavindo, antes pelo contrário, as diferenças completam-nos já que nos respeitamos um ao outro.
Ora, o que eu hoje tenho para vos mostrar é uma fantástica salada que fiz hoje com as curgetes que a minha querida D. Idalina me trouxe. Estou sempre a falar-vos dela, não é? A D. Idalina é o meu braço direito cá em casa, é ela que me ajuda a tomar conta da casa desde á mais de 23 anos. Ajudou-me quando os meus filhos eram bebes, quando eram crianças, e continua a ser ela a pessoa em que eu confio plenamente a minha casa. Ela tem um belo dum quintal que produz um pouco de tudo e divide comigo. Desta vez vieram umas curgetes maravilhosas e já as consumi todas!
Para acompanhar a curgete grelhada usei queijo fresco skyr da Santiago. Conhecem este produto?
Eu sou fã!
Os queijos frescos Skyr da Santiago não têm qualquer matéria gorda, são por isso, 0% mat. gorda, elevado teor de proteína, são 100% naturais, ou seja, não têm quaisquer conservantes nem açucares adicionados.
Excelentes para quem pratica desporto ou quem está em processo de perda de peso, e claro, para quem como eu gosta de se manter na "linha", uma vida saudável e, acima de tudo equilibrada.
Graças á sua riqueza em proteína e 0% gordura, cada queijo de 80g tem apenas 64kcal!!! Sim, leu bem, cada queijinho destes tem apenas 64kcal. E o sabor?... É excelente, não vai notar qualquer diferença para o seu queijinho fresco habitual.
Ainda fiz molho pesto para que a minha salada ficasse realmente completa, não só de sabor, mas também nutricionalmente.
Tenho de confessar que fiz um bocadinho a olho o meu pesto e tem (obviamente!) noz a mais, mas não se preocupem que eu dou-vos os pesos certos para que os vossos ficam no ponto.
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas se acompanhada com quinoa cozida como eu fiz)
- 4 queijos frescos skyr da Santiago (4x80g)
- 2 curgetes médias/ grandes
- sal e azeite para temperar e grelhar as curgetes
- 20g de folhas de manjericão (2 chávenas)
- 30g de miolo de noz (2 mãos cheias)
- 2 dentes de alho
- sumo de meio limão
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal
- água q.b. para chegar à textura cremosa
Confeção:
- Para o molho, coloquei o miolo de noz no processador de ingredientes e triturei até estar em farinha, quase a chegar ao ponto de manteiga. Adicionei os restantes ingredientes, á exceção da água, e voltei a triturar. Para ficar numa textura cremosa adicionei água aos poucos.
- Cortei as curgetes em fatias finas, temperei com sal e grelhei numa frigideira antiaderente untada com azeite até dourarem.
- Cortei os queijos em cubos e servi em cima das curgete grelhada e o molho pesto pesto. Acompanhei com quinoa cozida.
0 Comentários