Salada de queijo fresco com courgette grelhada e molho pesto (low carb; paleo; fit)






Com este calor tudo que apetece são saladas! Fugir ás tradicionais nem sempre é fácil, requer um bocadinho de imaginação, é certo, mas também é preciso que a família alinhe no que queremos fazer.
Tenho a sorte do meu marido não se queixar muito, principalmente quando a ideia mete queijo! Eu até diria que deve ser das poucas coisas que eu e o meu marido temos em comum em questões de gostos: queijo e requeijão é connosco (um bocadinho mais comigo que com ele😉😁). Não, não somos um casal desavindo, antes pelo contrário, as diferenças completam-nos já que nos respeitamos um ao outro.


Ora, o que eu hoje tenho para vos mostrar é uma fantástica salada que fiz hoje com as curgetes que a minha querida D. Idalina me trouxe. Estou sempre a falar-vos dela, não é? A D. Idalina é o meu braço direito cá em casa, é ela que me ajuda a tomar conta da casa desde á mais de 23 anos. Ajudou-me quando os meus filhos eram bebes, quando eram crianças, e continua a ser ela a pessoa em que eu confio plenamente a minha casa.  Ela tem um belo dum quintal que produz um pouco de tudo e divide comigo. Desta vez vieram umas curgetes maravilhosas e já as consumi todas!


Para acompanhar a curgete grelhada usei  queijo fresco skyr da Santiago. Conhecem este produto?
Eu sou fã!

Os queijos frescos Skyr da Santiago não têm qualquer matéria gorda, são por isso, 0% mat. gorda, elevado teor de proteína, são 100% naturais, ou seja, não têm quaisquer conservantes nem açucares adicionados.


Excelentes para quem pratica desporto ou quem está em processo de perda de peso, e claro, para quem como eu gosta de se manter na "linha", uma vida saudável e, acima de tudo equilibrada.

Graças á sua riqueza em proteína e 0% gordura, cada queijo de 80g tem apenas 64kcal!!! Sim, leu bem, cada queijinho destes tem apenas 64kcal.  E o sabor?... É excelente, não vai notar qualquer diferença para o seu queijinho fresco habitual.



Ainda fiz molho pesto para que a minha salada ficasse realmente completa, não só de sabor, mas também nutricionalmente.
Tenho de confessar que fiz um bocadinho a olho o meu pesto e tem (obviamente!) noz a mais, mas não se preocupem que eu dou-vos os pesos certos para que os vossos ficam no ponto.


Vão precisar de:
(serve 4 pessoas se acompanhada com quinoa cozida como eu fiz)
Molho pesto de noz:
  • 20g de folhas de manjericão (2 chávenas)
  • 30g de miolo de noz (2 mãos cheias)
  • 2 dentes de alho
  • sumo de meio limão
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • sal
  • água q.b. para chegar à textura cremosa
Acompanhei com quinoa cozida.

Confeção:
  1. Para o molho, coloquei o miolo de noz no processador de ingredientes e triturei até estar em farinha, quase a chegar ao ponto de manteiga. Adicionei os restantes ingredientes, á exceção da água, e voltei a triturar. Para ficar numa textura cremosa adicionei água aos poucos.
  2. Cortei as curgetes em fatias finas, temperei com sal e grelhei numa frigideira antiaderente untada com azeite até dourarem.
  3. Cortei os queijos em cubos e servi em cima das curgete grelhada e o molho pesto pesto. Acompanhei com quinoa cozida.
 Bom apetite!








0 Comentários