"Ovos mexidos" de tofu enrolados em folha de arroz ("spring roll wraffers") (vegan; low carb)




Foi a primeira vez que fiz "ovos mexidos" de tofu. Não fiquei de todo desiludida, gostei até muito. A questão é: "porque é que eu fiz "ovos mexidos" de tofu se habitualmente consumo ovos e não somos alérgicos cá em casa?". A resposta é simples. Por uma questão de proteção ambiental, por uma questão de poupar o planeta, casa de todos nós, entendo que devemos diminuir o consumo de produtos de origem animal. Cá em casa adotei uma espécie de "racionamento" de ovos, leite e carne. Após ter consumido aquele numero de ovos que estipulei por semana, só excecionalmente volto a comprar, faço a sua substituição conforme for necessário.


Tinha programado fazer as folhas de arroz com ovos mexidos. Já tinha explicado á minha filha Camila como íamos fazer, já que, como ela está de férias, gosta de me dar uma mãozinha na cozinha. Os ovos da semana tinham acabado, não totalmente, mas não seria quantidade suficiente para fazer esta refeição. Optamos pelos ovos de tofu. Ela pesquisou na net como fazer, demos o nosso toque, já que não vimos nenhuma receita que de facto me convencesse, e eis que ficaram uns ovos espetaculares.


Já as folhas de arroz não posso dizer o mesmo. Também foi a primeira vez que usei e, muito sinceramente, não me convenceram. Se não vou voltar a fazer? Não digo que não, mas com certeza terei de arranjar outra forma de as cozinhar, já que seguindo apenas as indicações da embalagem pareceu-me estar a comer plástico.



Vão precisar de:
  • 300g de tofu firme
  • 125g de iogurte natural vegetal (exemplo: Alpro soja)
  • 2 mãos cheias de ervilhas escaldadas em água fervente 
  • 1/4 de pimento vermelho (cortado em cubos)
  • 2 e 1/2 colheres de chá de mostarda Dijon
  • 1 colher de chá de açafrão ou curcuma 
  • sal
  • 1/2 colher de café de cominhos (opcional)
  • 8 folhas de arroz- Blue Dragon
  • 1 colher de sopa de azeite
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Abri a embalagem do tofu, escorri a água e enxuguei em folhas de rolo de papel de cozinha. Esfarelei-o até estar numa espécie de crumble. Adicionei o iogurte, a mostarda Dijon, o sal, o açafrão/curcuma e cominhos.
  2. Coloquei uma frigideira antiaderente ao lume untada com o azeite e adicionei a mistura anterior. Salteei em lume médio durante 10 minutos. A meio do tempo acrescentei o pimento picado e no fim as ervilhas.
  3. Preparei as folhas de arroz conforme as instruções da embalagem e, em cada uma, coloquei 2 colheres de sopa da mistura, dobrei dois lados da folha sobre a mistura sem a cobrir, e enrolei sobre os outros lados.

  4. Servi polvilhado com sementes de sésamo e salada.
 
 






Bom apetite!



0 Comentários