Folar da Páscoa saudável (sem açucar; sem manteiga; feito com farinha de espelta)






Nunca fui muito apreciadora do Folar da Pascoa tradicional. Praticamente não comia, se eventualmente o fizesse era numa torrada ou com uma fatia de queijo, bem disfarçado. Por outro lado, adoro o Folar de Rosas do Algarve, receita que fiz questão de partilhar aqui no ano passado.
Também no ano passado, e até à dois anos atrás, várias foram as pessoas que me pediram para fazer uma receita saudável desta tradicional iguaria que está á mesa dos portugueses um pouco por todo o país. Não fiz, não me motivou fazê-lo. Para completar o facto de não apreciar, nunca passo a Pascoa em casa, aproveito sempre para viajar, pelo que não havia mesmo vontade para me dedicar a esta receita.




Este ano, e ainda a três semanas da Pascoa, mais desafios começaram a chegar para fazer esta receita. Cedi. Cedi pelos seguidores que me merecem toda a dedicação e respeito, e cedi por mim. Pensei: "ora, se eu não aprecio o folar tradicional, é logica fazer uma versão que eu vá gostar". E pronto, cá está ele.




O estudo começou por ver vídeos na net da versão tradicional. Vão-me desculpar, mas fiquei muito confusa, nenhum era igual ao outro. "Afinal, há ou não há uma versão tradicional?", foi o que me questionei.
Passei em frente e comecei a estudar uma possível receita, uma mistura de tudo que vi. O primeiro estudo foi para uma versão vegan, que espero conseguir realizar com sucesso e aqui partilhar, só depois veio esta com ovos.


O que vos gostava de dizer à cerca da confeção é muito simples. O segredo está na ativação do fermento. Ele quer tempo, não tenham pressa por favor quando estiverem a ativar o vosso fermento.
No que diz respeito ao amassar, não usei as mãos, usei a batedeira elétrica com as hastes em hélice. As mãos apenas serviram para "retirar" o ar no fim da massa levedada.

Há truques para acelerar as fermentações, claro que há. O calor é um deles. Mas não só. Muitos de vocês não sabem com certeza e fazem esse processo naturalmente, mas quando juntamos ao processo de ativação do fermento seco um ingrediente adoçante, seja ele que açucar for, estamos a "alimentar" o fermento. Até o facto de fazermos com leite em vez de água é um processo de aceleramento  já que a lactose do leite também alimenta os fungos de que fermento é feito.

Eu usei 1 colher de sopa rasinha de açucar de coco neste processo, podem usar mais. Se acrescentarem farinha, uma colher de sopa, também ajuda a apressar este processo. O calor, esse, é essencial. O sal, tal como o calor excessivo é a morte do fermento.


Para acompanhar este folar escolhi o fantástico queijo de mistura Três igrejas da Saloio. Este é um queijo premiado várias vezes e acreditem que irão perceber a razão desses prémios quando o provarem. O seu sabor é intenso, perfumado, a textura é macia, o aroma característico e sabor genuíno proveniente de 2 meses de cura.

Vão precisar de:
  • 1 colher de sopa rasa de açucar de coco ou mascavado
  • 2 e 1/4 colher de chá (7,3g) de fermento de padeiro seco (ex: fermipan)
  • 300ml de leite (ou bebida vegetal)
  • 2 ovos
  • 80ml de mel ou agave ou 5 colheres de sopa de qualquer ingrediente adoçante da vossa preferência*
  • 60ml de azeite
  • 1 colher de sobremesa de canela
  • 1 colher de chá de erva doce (opcional; podem trocar por raspas de laranja ou limão)
  • 1 pitada de sal
  • 560g de farinha de espelta**+ para polvilhar a bancada
  • 1 gema de ovo batida com 1 colher de café de mel e 2 ovos cozidos na decoração

*Eu fiz o meu folar pouco doce. Como vêm na foto, este enorme bolo levou apenas esta pequena quantidade de ingrediente adoçante. Apesar de não ter tido reclamações das várias pessoas que o provaram, eu acho que não será demais usarem 7 a 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante.
**Podem substituir uma parte desta farinha por outra que prefiram, por exemplo, aveia ou amêndoa, até à quantidade de 200g. Na 3ª repetição da receita substituí 160g de espelta por farinha de amêndoa e ficou fantástico.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Coloquei o leite numa tigela grande e levei ao microondas 20 segundos para que amornasse. (A temperatura ideal é de 40ºC; se não tiverem termómetro, eu não tenho, coloquem o dedo, deve estar à temperatura de banho).
  2. Retirei e juntei-lhe o açucar de coco e o fermento de padeiro seco. Misturei bem com o batedor de varas manual, tapei com um pano e deixei descansar em lugar quente por cerca de 15 minutos para que o fermento ativasse. (Terá de formar uma espécie de espuma e o cheiro é intenso a fermento. Por favor, não tenham pressa nesta parte, ela é essencial e a mais importante).
  3. Com o fermento ativo, juntei a este preparado os ovos, o mel, o azeite e o sal. Liguei a batedeira com as hastes em hélice montadas e bati para misturar bem.
  4. Aos poucos, uma chávena de cada vez, fui juntando a farinha, a canela e a erva doce, sempre com a batedeira ligada até formar uma bola. São cerca de 10 minutos a bater. Vão ver a massa a começar de descolar da tigela com o continuar de bater. Caso seja necessário, e só depois de insistirem a bater, acrescentem mais um pouco de farinha.
  5. Untei uma outra tigela com azeite, virei a massa para lá, tapei muito bem com pelicula aderente e reservei em lugar quente por cerca de 1 hora (um lugar aquecido da cozinha, junto ao fogão, por exemplo, é o ideal. A massa vai aumentar muito de volume).
  6. Polvilhei a bancada com um pouco de farinha. Virei a massa para lá e, um lado de cada vez, fui dobrando (amassar) a massa. Repeti várias vezes este processo de dobragem da massa.
  7.  Retirei um pouco de massa para as decorações e com a restante fiz uma bola que coloquei em cima do tabuleiro forrado a papel vegetal.
  8. Inseri ovos cozidos na bola de massa. Com a massa reservada para decoração fiz rolos finos. Coloquei-os em cima dos ovos prendendo na parte de baixo.
  9. Tapei com um pano e deixei descansar mais 15 minutos, novamente em lugar quente, para que volte a aumentar de volume (para este passo costumo aquecer o forno a 50ºC, desligo e ponho o tabuleiro lá dentro).
  10. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  11. Bati uma gema de ovo com 1 fio de mel. Pincelei todo o bolo com esta mistura.
  12. Levei ao forno a assar 35 a 40 minutos.
 











Bom apetite!






2 Comentários

  1. Mais uma receita alternativa, mas igualmente saborosa :) Há q encontrar novas formas de confeccionar os 'nossos' doces favoritos de modo a fazer-nos menos mal, mas sem deixar de os consumir de todo :) Bjinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora em mais!!! Concordo plenamente!!! Agora disse tudo!
      Ontem fizemos a versão vegan cá em casa. Estamos ainda mais fãs. Eu que nunca comia folar, até ando "empanturrada" dele, ahaha.
      Obrigada, boa noite!!

      Eliminar