Peito de peru assado com mostarda, mel e lima




Quase tão tradicional como o bacalhau da consoada e o cabrito do dia natal, já é o peito de peru assado no forno para o almoço do dia de ano novo cá em casa!
O tempero que lhe faço varia, pouco, mas varia, o acompanhamento é pensado quase de véspera, o essencial é mesmo o peito de peru e nada mais.






E porque é que tanto gosto de assar o peito do peru, em especial em dias de festa?
A minha família adora, nunca fica mal, faça eu que tempero fizer, a carne fica sempre tenra, macia e suculenta, para além de ser pratico e muito saudável.
Não dá trabalho nenhum a preparar, qualquer tempero de assado lhe fica bem, por norma todas as pessoas gostam, e liberta-me o forno rapidamente para outros preparos.
Também acho que não fica caro, já que, e ao contrario de carnes como vitela e até porco, não diminui muito de tamanho depois de cozinhado.


Este ano ainda não sei se vou almoçar em minha casa, estamos a pensar em mudar e ir a Seia, minha terra natal, almoçar lá com o meu pai, tios e irmã. Se ficar vai ser este o tempero deste ano, de resto, um dos preferidos dos meus filhos. Têm razão em gostar, fica de facto incrível.


Outros temperos para o vosso peito de peru no forno:

Peito de peru assado no forno com passas

Peito de peru assado no forno com laranja e gengibre

Peito de peru assado no tacho com molho de laranja, passas e nozes

Vão precisar de:
(serve 10 a 12 pessoas)
  • 1,5kg de peito de peru inteiro
  • 3 colheres de sopa de mostarda Dijon
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 4 dentes de alho picados ou 2 colheres de chá de massa de alho (uso da Flor das Hortas)
  • salsa seca q.b.
  • sumo de 2 limas + 1 lima em rodelas (ou laranja)
  • 1 colher de sopa de molho de soja (ou vinagre balsâmico)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • alecrim (opcional)
Confeção:
  1. Coloquei o carne inteira na assadeira.
  2. Numa tigela misturei bem todos os restantes ingredientes (sumo de apenas 1 das limas), à exceção do alecrim. Verti esta mistura sobre a carne e esfreguei bem.
  3. Só sobre o molho juntei o sumo da segunda lima, espalhei rodelas da terceira em cima da carne e 2 hastes de alecrim.
  4. Tapei com folha de alumínio e reservei no frigorifico durante a noite (mínimo 2 horas).
  5. Pus o forno a aquecer a 220ºC. Quando quente coloquei o peru a assar por cerca de 40 minutos. Desliguei o forno e mantive lá dentro mais meia hora, regando com o molho ocasionalmente.
 

 






Bom apetite!

0 Comentários