Peito de peru assado no tacho com molho de laranja, passas e nozes




É receita que faz as delicias dos meus filhos, não fosse ela de peru, que eles adoram com ou sem molho. Na realidade não era para fazer nenhum molho, até porque fiz para o almoço de sábado de Páscoa e era suposto fazer sandes da carne restante para levar de viagem. Há ultima da hora mudámos de planos e a carne a mais ficou para o meu filho comer durante a semana em Lisboa, daí ter decidido fazer o molho. Afinal de contas, era sábado de Pascoa!
Esta é uma forma de cozinhar o peito de peru que sabe bem de qualquer forma, com ou sem molho, com qualquer tipo de acompanhamento, em nada é exigente, nem no tempo de cozedura, que é muito rápido.
Para 8 pessoas vão precisar de:
  • 1,800Kg de peito de peru inteiro
  • Tempero do peru: 1 colher de sopa rasa de massa de pimentão,1 colher de sopa rasa massa de alho, 1 colher de sobremesa de tempero completo- tudo da Flor das Hortas, 1 colher de sobremesa de mostarda, 3 pés de salsa picada e regado com sumo de 1 limão. Este foi o tempero que usei mas podem usar outro mais simples se fizerem molho. Como disse em cima, quando temperei não tinha intensão de fazer molho, se tivesse, não teria posto a mostarda nem a salsa.
Molho:
  • sumo de 2 laranjas (eram grandes e sumarentas)
  • 50g de passas
  • 50g de nozes picadas
  • 1 colher de sobremesa de mel ou açucar mascavado
  • 80g de queijo quark
Acompanhei com brócolos e couve flor cozidos.

Coloquei a carne num tacho bem largo e temperei-a com os ingredientes que mencionei em cima, esfregando bem por toda ela. Deixei no frigorifico durante a noite ( se fizerem molho não é necessário marinar muito tempo).

Escorri a marinada que se formou (é pouco) e pus o tacho ao lume bem alto. Deixei que alourasse em ambos os lados, acrescentei a marinada, um pouco de agua, pus o lume médio e deixei cozinhar até estar tenra (uns 40 minutos para um bocado grande como este). Retirei para uma tabua e deixei arrefecer para não se desfazer a fatiar.

Eu fiz o molho e cozi os legumes já depois da carne terminada, ou seja, enquanto arrefeceu para conseguir partir porque é rápido.
Coloquei o sumo de laranja ao lume, deixei ferver e acrescentei as passas, as nozes picadas e o mel. Deixei ferver até reduzir um pouco (á volta de 5 minutos). Retirei do lume, juntei o queijo, misturei bem até estar uma mistura homogénea e levei novamente ao lume a engrossar, tendo atenção que ao arrefecer solidifica bastante, logo, não podemos deixar muito espesso..


Está pronto a servir. Fatiei a carne, passei para uma travessa, coloquei os brócolos de lado e reguei com o molho, também um pouco sobre os legumes porque os meus filhos adoram os legumes com este molho.


Uma delicia saudável!