Broas de abóbora com passas e noz sem glúten (saudáveis) (Broinhas dos santos de abobora e noz saudáveis)



Domingo de muito frio e ainda não chegamos a novembro! Eu tinha andado de volta das abóboras já desde sexta feira, afinal de contas o Halloween está aí a espreitar. É certo que no nosso país não há grandes tradições desta data, mas também é certo que hoje em dia vivemos num mundo globalizado e a influência de algumas comunidades é de facto incontornável.


Estas broas que fiz são normalmente feitas por nós portugueses no natal, no entanto, há zonas em que também se fazem pelos santos. São muitas as variantes das chamadas "Broinhas dos santos", torna-se difícil saber quais são as tradicionais, se bem que a mim parece-me que depende de região para região. Eu já partilhei aqui a minha versão saudável das que conhecia como "broas dos santos", estas conhecia-as por "broas de abobora e noz" e eram feitas no natal. Ainda assim, as iguarias de abobora são servidas dos santos ao natal, época forte em abobora.




Esta é uma receita muito fácil e sem glúten. Escolhi o trigo sarraceno para a elaborar já que presumo que haja inúmeras pessoas alérgicas ao glúten que nunca tiveram oportunidade de comer uma destas. Compro a farinha de trigo sarraceno no intermarché e esta é uma das farinha mais proteicas no mercado corrente português a um preço relativamente acessível. Podem fazer com farinha de amêndoa, mais proteica mas também muito mais dispendiosa. Estou convencida que conseguiram igual resultado com uma farinha comum, nomeadamente a farinha de aveia.



Falta-me falar do puré de abobora. Esta era uma abobora mais "pálida" que a abobora menina. Nada que tenha impedido esta receita de ficar fantástica e as broas lindíssimas. Não se prendam á abobora menina para fazer as vossas receitas doces, qualquer abobora serve, incluindo a conhecida por abobora porqueira.
Não é necessário usar pasta de abobora, apenas puré. Isto quer dizer que não é preciso espremer num pano, apenas passar num passador de rede fina para tirar o excesso de água. Quando tiver a consistência de puré (que é diferente de ser uma pasta), está pronto.


Fiz um pouco de puré de abobora a mais para fazer uns fantásticos bombons de abobora e coco. São muito simples, não demoram mais de 5 minutos a ficar prontos e levam apenas 4 ingredientes. Podem ver tudo carregando👉AQUI


Vão precisar de:
  • 2 e 1/4 de caneca (560ml no copo medidor) de farinha sem glúten (usei trigo sarraceno; podem usar a farinha sem glúten que quiserem; a farinha de aveia também pode ser usada)
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó 
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de canela
  • 1/2 colher de chá de gengibre (opcional)
  • 1/4 de colher de chá de noz moscada (opcional)
  • 1/2 caneca (120ml no copo medidor) de açucar de cana ou mascavado ou de coco (Brown sugar)
  • 10 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (podem usar mais açucar ou mel ou agave ou stevia, … ; usei stevia liquido)
  • 1 caneca de puré de abobora (800g a 1kg de abóbora pesada com casca; ver a receita fácil e rápida  de fazer o puré no microondas carregando AQUI )
  • 1/2 caneca (120ml no copo medidor) de iogurte grego natural* ou puré de maça**
  • 2 ovos
  • 4 colheres de sopa de azeite*
  • 3 mãos cheias de passas
  • 2 mãos cheias de noz picada
  • farinha de coco para polvilhar (ou outra que prefiram)
*Podem trocar o azeite + iogurte grego (ou puré de maça) por 220g de manteiga amolecida.
**Para fazer 1/2 caneca de puré de maça precisam de 2 maças pequenas. Descasquei, parti em pedaços para um copo alto, tapei com pelicula aderente, fiz 2 furos na pelicula e levei ao micro-ondas 5 minutos. Triturei com a varinha mágica até estar num puré fino.


Confeção:
(fotos no fim)
  1. Comecei por fazer o puré de abobora. Podem usar qualquer tipo de abobora. Usei o método rápido do microondas que podem ver carregando aqui.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC e forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
  3. Numa tigela misturei bem os ingredientes secos: farinha, fermento, sal. especiarias e açúcar de cana. Noutra tigela bati os ingredientes líquidos: puré de abóbora, azeite, iogurte grego, ovos e stevia. Juntei as passas e a noz picada.
  4. Verti a mistura dos secos, aos poucos e misturando bem a cada adição, na tigela dos líquidos. Obtive uma massa muito densa, idêntica a qualquer massa de broas.
  5. Com a ajuda dum dispensador de bolas de gelado (ou simplesmente uma colher de sopa), fiz bolas grandes de massa que coloquei em cima do papel vegetal. Ajeitei-as ligeiramente (arredondei), polvilhei com um pouco de farinha de coco e levei ao forno 15 a 18 minutos ( as minhas tiveram 18 pois estavam bem grandinhas).

 
 
 
 
 
 







Tão bom!!!!






0 Comentários