Crepes vegan de 3 ingredientes recheados de esparregado com cogumelos salteados (sem glúten; sem lactose; vegan; saudável)




Foi mais uma segunda sem carne e mais um dia a surpreender-me  e surpreender a família. Tão simples refeição, tanto sabor!
Não sou pessoa de ter fãs, acho que é a idade que nos faz ser mais ponderados quando se trata de admiração incondicional por uma determinada pessoa. No entanto, das muitas blogueres que sigo um pouco por todo o mundo, há uma jovem que me encanta, a Bianca Zapatka, uma lindíssima alemã, super talentosa, vegana e que para além de "food bloguer" ainda trabalha em fotografia, o que faz as fotos dela conquistarem qualquer um.


E falei-vos da Bianca porque foi nela que me inspirei para fazer esta receita. Ela fez uns crepes, também vegan mas uma receita completamente diferente da minha, recheou com pesto de abacate e também fez um salteado de cogumelos. Quando vi a foto fiquei de imediato conquistada, tinha de fazer aquilo. Fui ver a receita e, não é que fosse desinteressante, mas achei que podia fazer outra combinação mais apetecível, mais portuguesa e mais "invernosa". Ficou a ideia, a grande ideia da Bianca, o resto foi comigo.
Esta é uma receita de muito fácil execução. Infelizmente não tive tempo para fazer um esparregado caseiro, à hora do almoço é muito difícil fazer esse tipo de coisas, só deixando preparadas de véspera e não foi o caso. Tudo o resto é básico e os crepes é uma receita já antiga aqui no blogue.

Vão precisar de:
(serve 5 a 6 crepes/ 3 pessoas)
Para os crepes (ver receita completa carregando👉 AQUI )
  • 1 caneca de flocos de aveia (100g) (sem glúten se necessário)
  • 1 e 1/2 caneca de leite (375ml) (o que preferirem) + 60ml a partir do 3º crepe 
  • 1/2 colher de sopa de farinha de linhaça
Para o recheio de esparregado
  • 1 embalagem de esparregado congelado
  • 2 dentes de alho ou 1 colher de chá de massa de alho (uso da Incopil)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
Para os cogumelos salteados
  • 300g de cogumelos laminados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho ou 1 colher de sopa de massa de alho
  • 1 colher de chá de orégãos secos (uso da Chaparral)
Confeção:
  1. Comecei por fazer os crepes. A receita passo a passo com fotos podem ver carregando👉AQUI.
  2. Ao mesmo tempo fiz o esparregado. Pus ao lume (medio/ baixo) um tachinho com o azeite e o alho. Juntei o esparregado ainda congelado e deixei cozinhar lentamente. Primeiro ele começa por descongelar e depois por ferver muito lentamente por 4 a 5 minutos. Acrescento o vinagre quando fica descongelado.
  3. Logo que os crepes ficaram prontos e com o esparregado em fim de execução, salteei os cogumelos em lume alto no azeite e alho. Polvilhei com os orégãos.
  4. Para a montagem dos crepes, dividi o esparregado e coloquei ao meio. Fechei, coloquei na travessa e servi com cobertura de cogumelos.







Bom apetite!

2 Comentários

  1. Posso usar farinha linhaça,com inyolintoler ao glúten? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de experimentar Não nunca usei Não a consigo ajudar Peço desculpa. Boa noite

      Eliminar