Puré de abóbora rápido no microondas


Não há quem não goste das receitinhas de abobora, mas também não há quem não se aborreça com a trabalheira e tempo perdido de fazer o puré necessário. Eu estou no topo desta lista! Não gosto mesmo nada de fazer o puré de abóbora, montes de loiça suja antes de sequer começar o bolo em si.
Como, infelizmente, no nosso pais é difícil encontrar á venda o puré de abobora já feito, pior ainda é isso acontecer sem conservantes, eu arranjei uma forma prática de o fazer.
É claro que o ideal é fazer no forno, ou seja, assar a abóbora e depois reduzir a polpa a puré. Até dá para temperar a abobora ao nosso gosto e de acordo com a finalidade que lhe vamos dar antes de ir a assar. O problema é que gasta muita energia e tempo. A energia, para além de cara, é um bem que necessita de ser poupado, tal como a água. Se temos outra alternativa, porque não usa-la?
O que faço é "cozer" no microondas sem qualquer água, tal e qual como faço com a maça. É só mesmo colocar a abobora num copo ou tigela, tapar com pelicula aderente e levar ao microondas. Também é possível fazer com abobora congelada, a única diferença é mais tempo de microondas.

Quantidade:
  • 1 kg de abobora pesada com casca (de qualquer espécie) vai render aproximadamente 1 e 1/4 de caneca (310ml no copo medidor) de puré de abobora e aproximadamente 1 caneca de pasta de abóbora* (250ml no copo medidor)
* Considero pasta de abobora quando é espremida no pano e fica liberta de quase toda a água.

Nota: Podem usar abóbora congelada.

Método:
(fotos no fim)
  1. Começo por colocar o pedaço de abóbora tal como está (com casca) 3 a 4 minutos no microondas. Este passo é opcional e serve apenas para facilitar o descasque da abobora. Fica facílimo de retirar a casca.
  2. Parto a polpa em cubos e coloco num copo alto (ou tigela). Tapo com pelicula aderente e levo ao microondas 8 minutos. Se fizer em tigela são 6 minutos. Se usar abobora congelada são 12 minutos.
  3. Retiro, trituro com a varinha mágica ou esmago com um gafo, passo para um passador de rede fina com uma tigela por baixo e mexo para que vá libertando a água em excesso. Está pronto quando tenho um puré consistente.
  4. Se pretendo fazer pasta de abobora, necessária em muitas receitas tradicionais portuguesas, troco o passador por um pano e aperto até já não sair água.
Nota: As fotos de puré pronto não correspondem ás de execução. Como já disse na introdução, podem fazer com qualquer tipo de abobora. As fotos correspondem a diferentes tipos de abobora.

 

 





0 Comentários