Tarte de maça (saudável; sem glúten; sem açucar; vegan)




Literalmente tarte de maça!
Esta não é a primeira tarte de maça que faço e há uma aqui no blogue que até já é bem conhecida. Foi á já muito tempo que a partilhei👉  aqui, posteriormente também partilhei uma galette de maça que podem ver👉 aqui, ambas com muito sucesso.
Como tartes de maça é daquelas sobremesas que ninguém se cansa, á que ir variando. Desta vez fiz com uma dose extra de maça, isto quer dizer que tem maça na base e todo o recheio é também de maça.
Ficou tão boa que no espaço de 2 dias fiz duas! Isso mesmo, a família devorou! Foi tamanho o sucesso cá em casa que no dia seguinte fiz outra para levar para o aniversario do meu cunhado. Não é que, entre uma série de sobremesas, todas elas deliciosas, a minha tarte de maça desapareceu em poucos minutos? É verdade, nem uma fatiinha para a fotografia.


Agora vem a parte melhor. É tão fácil de fazer que foi a minha filha Camila que fez. Ela viu a primeira a ser feita e para a segunda, enquanto eu estava de volta duma tarte de chocolate, pôs mãos à obra e tratou de a fazer. Melhor que isto só mesmo o seu valor nutricional. Para além de ser pouco calórica em relação ás suas pares, está apta a servir até ao pequeno almoço!
Para quem não sabe, a maça é um alimento chamado de "calorias negativas". Isto porque gastamos mais energia a digerir do que a que ela nos transmite. É certo que isto só é válido para a maça crua, no entanto é um fruto que devemos ter sempre em conta na nossa dieta. Podem achar estranho, mas eu como duas ou três maças por dia. Não é pela dieta, não senhor, é mesmo pela facilidade com que se come uma maça. Quando saio de casa de manhã uma maça vai sempre para a carteira. É que a maça come-se em qualquer lado, até mesmo no carro se for preciso. Deve ser de resto o sitio onde eu mais as como😉
Para esta tarte usei 3 tipos de maça. Foi por mero acaso e porque tinha em casa. Podem perfeitamente usar as que têm. Também privilegiei, como de resto faço sempre, maças pequenas e "feiotas", já que são quase sempre as mais doces e baratas.
Como vos disse em cima, não sobrou nenhuma fatia da segunda tarte, o que é uma pena pois gostava imenso de vos mostrar uma foto. É que deixei assar menos tempo e ficou ainda melhor com os gomos de maça mais defenidos, resultado de uma das qualidades de maça assar mais lentamente.

Vão precisar de:
Base
  • 1/2 caneca (120ml no copo medidor) de farinha de aveia (ou flocos de aveia sem glúten triturados em farinha)
  • 4 colheres de sopa de farinha de linhaça
  • 5 colheres de sopa de farinha de coco
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1 pitada de sal
  • 8 colheres de sopa de puré de maça (1 maça grande ou 2 pequenas - ver nota*)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (agave, mel, geleias/xaropes adoçantes, açucar de coco ou mascavado; usei stevia líquido)
Recheio
  • 4 maças pequenas de preferência de qualidades diferentes (usei Fugi, Jonagold e Granny Smith todas de Alcobaça)
  • sumo de meio limão
  • 3 colheres de sopa rasas de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1/4 de colher de chá de noz moscada
  • 1 colher de sopa de agave ou mel ou geleias/xaropes adoçantes que prefiram)
*Descasquei e parti as maças em pedaços. Coloquei num copo alto com algumas gotas de sumo de limão, tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 3 minutos. Retirei e triturei com a varinha mágica.

Confeção
(fotos no fim)
Base:
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei com papel vegetal e untei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro.
  2. Fiz o puré de maça conforme indiquei na nota*.
  3. Numa tigela misturei os ingredientes secos da base. Juntei o puré de maça, o azeite e o adoçante. Misturei bem até ter uma massa em forma de bola. Apesar de formar uma bola esta não é uma massa de esticar com o rolo.
  4. Coloquei a "bola" de massa na forma, estiquei-a com as minhas mãos no fundo e lado da forma para fazer a base, "piquei" toda a superfície com um garfo e levei ao forno 10 minutos.



Recheio:
  1. Enquanto a base esteve no forno fiz o recheio. Descasquei e cortei as maças em gomos finos e cada gomo ao meio. Reguei com sumo de limão.
  2. Adicionei os restantes ingredientes e envolvi tudo.
  3. Retirei a base do forno e coloquei a mistura de maça. Ajeitei de forma a ficarem o mínimo de espaços livres. O recheio de maça sobrepõe muito a base, ele vai baixar bastante quando estiver a assar.
  4. Tapei com folha de alumínio e levei ao forno novamente por 40 minutos. Retirei a folha de alumínio 10 minutos antes de terminar o tempo.







Tão bom...




11 Comentários

  1. Respostas
    1. Boa noite! Somos duas, também adoro esta tarte. Já experimentou?

      Eliminar
  2. Em que modo mete o forno quando coloca a maçã? Para não queimar a base...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Sem ventilador e a 180ºC. Para não queimar a base cubro com folha de alumínio. Está lá na descrição e nas fotos. Tenha só atenção ao forno porque o meu é lento. Algumas senhoras disseram-me que ficou pronta em 30 a 35 minutos. A minha ficou em 40.

      Eliminar
  3. Boa tarde posso substituir a farinha de linhaça por linhaça moída? É a farinha de coco pode ser substituída por farinha de espelta ou de aveia? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! A resposta é sim ás duas perguntas.
      No caso da farinha de coco por farinha de aveia ou espelta terá de usar cerca de 3 vezes mais.

      Eliminar
  4. Gosto da sugestão (para variar!) e vou passar para fazer em breve! Também eu levo sempre uma maçã e sim, por norma também a como no carro no regresso a casa ;) Bjinhos e bom resto de fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! É sempre tudo tão a correr, que comer no carro é o prato do dia. Não devia ser, mas é o que tem de ser.
      Vai gostar com certeza. Beijinhos!

      Eliminar
  5. Olá Sandra, parabéns pelo seu excelente trabalho e pela sua grande generosidade em partilhá-lo. Obrigada.
    Adorei o espeto da sua tarte de maçã e aventurei-me a experimentar... fiquei um pouco triste porque a minha ficou um pouco seca, sem aquele espeto "molhadinho" que se vê nas suas fotos. O que terá falhado? Respeitei os ingredientes e as quantidades. Só não coloquei a noz moscada.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Boa noite!sem nos moscada muda a receita? Obrigada

    ResponderEliminar